blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Queratina: o que é, para que serve, benefícios e mais!

Redação Océane

24/09/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

cabelo com queratina

Quem não quer um cabelo forte e resistente com aspecto sedoso, maciez inigualável e um brilho de dar inveja a qualquer um? Esse é o sonho de toda mulher e homem que já se propôs a cuidar com mais carinho dos seus fios. Por isso, nós criamos esse post para você entender como a queratina, a grande responsável por manter a estrutura física do fio capilar, garante saúde aos seus fios.

Para dar um UP a mais, continue a leitura e veja como identificar se seu cabelo está com níveis baixos de queratina e quais são as melhores opções de reposição. Vem com a gente!

cabelo com fio de queratina

Queratina? O que é e por que está associada ao tratamento capilar?

Você sabia que a pele possui como principais proteínas estruturantes o colágeno e a elastina? Juntas, as duas dão firmeza e elasticidade na medida certa e garantem vitalidade ao órgão. A estrutura do cabelo é parecida, mas dentro dessa dupla quase que imbatível, entra em ação a queratina, a principal e mais abundante proteína de estruturação dos fios capilares.

Quando o cabelo está muito fraco a cauterização capilar é normalmente a primeira proposta de tratamento para tentar restabelecer a saúde do fio, e adivinha qual é o principal elemento de ação? Sim, a queratina! Por isso, saber quais as funções dessa proteína e como ajudar a preservar e repor esse elemento no cabelo é tão importante para que ele seja bonito e forte.

A associação direta dessa proteína ao tratamento capilar está na capacidade do fio de se proteger contra a ação de agentes químicos e resíduos externos, na capacidade de manter a hidratação interna do fio e, por fim, de garantir força e brilho. Deixar um cabelo com baixos índices de queratina é uma ação semelhante à aparência de uma pele com baixíssimo nível de colágeno.

Os efeitos da idade são visíveis, mas podem ser conduzidos gradualmente a fim de minimizar os efeitos do envelhecimento e também de restabelecer a saúde perdida por meio da ação de alguns produtos químicos.

Qual é a função da queratina para o cabelo?

Quanto menos queratina no seu fio capilar menor é a capacidade de retenção de umidade dentro do cabelo, o resultado disso é um cabelo seco e muito quebradiço, com aparência opaca e sem vida, se tornando este o principal cartão de visita dos seus fios.

A queratina, quando preservada, diminui o frizz do cabelo e define melhor a estrutura dos fios. Ou seja, cabelos lisos tendem a ficar mais lisos e com volume conforme o seu tipo de fio, e cabelos ondulados, cacheados e crespos tendem a definir melhor seu nível de ondulação e volume correspondente.

reconstrutor capilar

O que a falta de queratina faz no corpo?

Apesar de muito importante para os cabelos, a queratina não se restringe a estruturação dos nossos fios capilares, ela também está presente na última camada da pele, nomeada como córnea. Nesta camada se concentram células mortas da pele ligadas a estruturas lipídicas e recobertas pela queratina, garantindo, dessa forma, proteção a outras células.

Nas estruturas das unhas também se concentram grande quantidade dessa proteína. Ou seja, quando elas estiverem finas, não crescerem e parecerem quebrar toda hora: sinto-lhe informar que há grandes chances de ser baixa quantidade de queratina presente nesse tecido. Observar se a ingestão de alimentos com alto índice de proteína, vitaminas e minerais está ocorrendo é muito importante para alterar esse quadro.

Ah, mas não pense que essas são as únicas funções da queratina, temos ainda a presença dessa proteína em estruturas epiteliais que protegem áreas do nosso corpo de atritos causados internamente. Mucosas, glândulas endócrinas, sistema respiratório e digestivo estão entre os tecidos que também se beneficiam da função da queratina.

O que faz com que os níveis de queratina do cabelo diminuam?

Diversos fatores podem ser responsáveis pela diminuição dos níveis de queratina na estrutura do nosso cabelo. Um dos motivos, já mencionado aqui, é a inexistência de uma dieta balanceada, comprometendo assim a síntese de queratina pelas células do corpo.

O uso de produtos químicos nos cabelos é outro agravante que pode baixar muito a capacidade de proteção do fio. Alisamentos, tinturas, relaxamento e outros procedimentos possuem a capacidade de abrir a cutícula do fio e, ao penetrarem na parte interna do cabelo, modificarem sua composição. Porém, esse processo de abertura da cutícula, por vezes, retira as ligações de queratina e, por isso, retira a camada de proteção do fio.

É por isso que procedimentos como a reposição de elementos estruturantes do cabelo, hidratação e reparação dos fios são mencionados quando falamos sobre o cronograma capilar, é necessário restabelecer e minimizar os danos das modificações impostas aos fios e esse cuidado constante garante isso.

Do mesmo modo, a exposição ao sol e a agentes externos, como cloro de piscina, água salgada e outros resíduos, podem fragilizar o fio e diminuírem sua capacidade de reter umidade e preservar sua estrutura.

serum de queratina

Como sei que preciso de reposição de queratina no cabelo?

A combinação de algumas condições do cabelo determinam a necessidade de reposição de queratina aos fios. Por isso, fique atenta aos sinais que seus fios vão dando diariamente e garanta reposições de tempos em tempos para não deixá-los tão frágeis. Então, se você tem pelo menos 1 indicativo dos itens abaixo, vale a pena olhar com mais cuidado para os produtos que você tem utilizado e frear a progressão dos danos, olhe só:

  • Frizz excessivo;
  • Fios quebradiços;
  • Cabelo fraco;
  • Cabelo ressecado e opaco;
  • Alteração de textura do fio;
  • Presença frequente de pontas duplas no fio;
  • Elasticidade diferentes do saudável — não retorna a sua estrutura original.

Como repor a queratina no cabelo?

Existem muitas formas de cuidar dos cabelos danificados e garantir níveis bons de queratina na estrutura do fio, porém, tudo depende do quão degradado este se encontra. Quanto mais indicadores de ressecamento e quebra dos fios, maior deve ser a potência de tratamento e de reposição da queratina no cabelo.

Cabelos

A prevenção e o cuidado diário são as opções mais baratas e menos desgastantes para a reposição de queratina nos fios. Mas é um cuidado a longo prazo, onde os benefícios de hidratação, reestruturação e reparação possuem efeitos acumulativos e permanentes. Porém, existem situações em que uma intervenção mais rápida e potente é necessária. É o caso de procedimentos com nanoqueratinização, do qual utiliza queratina líquida e o calor para acelerar a absorção da proteína e selar as cutículas capilares para que a reposição seja efetiva.

Há ainda a Cauterização que também utiliza a queratina e o calor para a selagem do fio. No entanto, possui outras etapas preparatórias que compõem um ciclo de tratamento: limpeza e hidratação são processos importantes, assim como a aplicação de silicone para adicionar uma camada de proteção a mais aos fios, enquanto ele se recupera, legal né?

Pois bem, agora que você já sabe tudo sobre a importância da queratina nos nossos tecidos e, principalmente, qual é a sua função nos nossos fios capilares, que tal ver um pouco sobre cuidados haircare e conhecer máscaras que podem te auxiliar a ter um cabelo mais nutrido e forte? Te espero lá!😉

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos da linha cachos

haircare océane

crie sua rotina de cuidados capilares com a océane