blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Checklist da queda de cabelo: tipos, causas e tratamento

É normal o cabelo cair, mas isso depende da quantidade! Vem cá entender mais sobre quando se preocupar, quais são as causas e como tratar os fios.

Redação Océane

09/02/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

mulher penteado o cabelo com uma escova océane

Será que é normal passar a mão no cabelo e ele cair? Depende da quantidade! A medicina explica que as nossas madeixas — assim como a pele — se renovam todos os dias, então é super normal perder de 50 até 200 fios por dia. [1]

Além disso, a gente também sabe que não dá pra contar todos os fiozinhos que ficam na escova ou que vão caindo ao longo do dia. Então, o truque é acompanhar quando a queda começa a fugir do “padrão” do seu cabelo, principalmente durante o banho. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, listamos as principais causas e formas de tratamento neste post. Confira!

Alopecia e queda de cabelo são a mesma coisa?

Sim! Alopecia é o nome técnico e científico para definir queda de cabelo, que pode ser dividida em três tipos: [2]

  • Alopecia androgênica: quando a queda é causada por alterações hormonais;
  • Alopecia areata: quando a queda tem relação com uma doença autoimune;
  • Alopecia por tração: quando a queda é causada pelo atrito de prendedores de cabelo e acessórios ou pelo mau hábito de ficar puxando o cabelo quando está ansioso.

Além disso, a queda pode acontecer somente num ponto específico do couro cabeludo ou, então, na cabeça toda. Entretanto, em boa parte dos casos, a queda é reversível e só acontece numa região.

três embalagens de shampoo, condicionador e protetor térmico em uma bancada de banheiro

Mas a boa notícia é que tudo isso tem solução, tratamento e produtos que podem ajudar! Vamos te apresentar as principais causas e, ao final do post, preparamos um checklist com várias dicas de cuidados e formas de atenuar o problema. 

O que causa queda de cabelo? Veja 9 principais motivos

Infelizmente os motivos são vários e, geralmente, relacionados a outros fatores da nossa rotina como estresse, falta de vitaminas e alimentação gordurosa. Ou seja, é aquela famosa história da alimentação saudável e prática de exercícios físicos que nem sempre a gente consegue colocar em prática.

1. Estresse

Anda muito estressada, amiga? Nada de arrancar os cabelos, hein? O estresse pode causar vários danos ao seu corpo e, incluindo queda de cabelo. Então, tente incluir novos hábitos na sua rotina para aliviar tudo isso, como meditação, exercício físico, hobbies e, claro, uma boa noite de sono. 

2. Gravidez

Lembra que a gente explicou que a queda de cabelo pode estar ligada a fatores hormonais? Então, é claro que a gravidez não poderia ficar de fora! Afinal, é tanto hormônio sendo produzido na gestação e no período pós-parto que não é de se esperar menos. 

O bom é que depois de um tempinho, tudo tende a voltar ao normal e a queda também diminui bastante. 

3. Anemia

Cansaço? Palidez? Pode colocar queda de cabelo como sintoma de anemia também! Isso acontece porque, devido à falta de ferro, o couro cabeludo recebe menos oxigenação de sangue, tornando-se mais fino, quebradiço e com tendência a queda.

Então, se estiver notando outros sintomas, vale a pena fazer alguns exames para analisar os níveis de ferro e vitamina B12 no seu corpo. 

4. Hipotireoidismo

Olha aí outra doença batendo por aqui! Desta vez, o hipotireoidismo, que é um problema na glândula tireoide, responsável por produzir diversos hormônios em nosso corpo. 

Além da queda de cabelo, há outros sintomas relacionados à doença que devem ser validados com um médico endocrinologista e, se necessário, iniciar um tratamento à base de iodo.

5. Falta de vitaminas

Meio óbvio, né? Mas não custa lembrar que a falta de vitaminas, principalmente as do complexo B, podem causar queda de cabelo. Só que, também não adianta tomar medicamentos para suplementar demais, viu? O excesso de vitaminas desse tipo também pode ocasionar queda. Mantenha o equilíbrio e faça exames regulares. 

6. Uso constante de secador e chapinha

Olha aí, nossas tão queridas fontes de calor! Na hora, o cabelo fica lindo! Mas, depois… pode trazer alguns prejuízos. Se você é daquelas que não consegue ficar sem secador, chapinha ou babyliss, não abra mão de um bom protetor térmico e, se possível, reveze os dias em que usa, talvez deixando o cabelo natural aos fins de semana. 

Além disso, capriche na hidratação, suas madeixas vão agradecer e se recuperar, aos poucos, consequentemente, diminuindo a queda. 

7. Troca e administração de medicamentos

Resolve uma coisa aqui, estraga outra ali. Infelizmente, alguns medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, anticoncepcionais e remédios para pressão alta podem ter a queda de cabelo como efeito colateral. 

Às vezes, isso acontece logo no início do tratamento, quando o corpo ainda está se acostumando e, depois, normaliza. Outras vezes, pode surgir depois de um período muito longo usando. Vale a pena ficar atento e, se necessário, trocar a medicação. 

8. Tabagismo

A queda de cabelo é um dos inúmeros malefícios que o hábito de fumar pode causar. Isso acontece porque o excesso de nicotina faz com que os fios fiquem mais quebradiços, opacos e, por consequência, tendem a cair. 

Experimente ficar alguns dias sem fumar ou consumindo menos e veja se nota alguma diferença no seu cabelo. 

9. Dermatite seborreica

A dermatite é a vilã na vida de muita gente, seja na pele ou no cabelo, ela sempre chega causando feridinhas, caspas e outros danos. Mas, a dermatite seborreica, em especial, que é aquela que causa caspas e acúmulo de sebo na região do couro cabeludo, pode, sim, contribuir com a queda. 

Neste caso, a dica é sempre manter a raiz bem limpa usando produtos específicos para, literalmente, tratar o problema pela raiz. 

Checklist: 10 passos para controlar a queda de cabelo

Agora que você já sabe quais são as principais causas, é hora de cuidar desses fios! Olha só o checklist que preparamos:

  1. Use um shampoo específico para queda de cabelo;
  2. Faça suplementação com vitamina B e multivitamínicos;
  3. Tenha uma alimentação balanceada;
  4. Evite o estresse e/ou crie alternativas para aliviar;
  5. Faça um cronograma capilar para fortalecer os fios;
  6. Invista em tratamentos com laser de baixa intensidade; 
  7. Faça exames e consultas regularmente;
  8. Não lave o cabelo com água muito quente;
  9. Diminua o uso de fontes de calor, como secador ou chapinha;
  10. Use escovas de cabelo específicas para quebrar menos fios; 

mulher penteando o cabelo com uma escova oceane

Gostou? Já tira um print desse checklist para incluir na sua rotina! E, enquanto os resultados não ficam tão visíveis, que tal conferir o post sobre maquiagem para cabelos? Assim você aprende a disfarçar a queda com make.

Até a próxima!

Referências

[1] Queda de cabelos. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2023.

[2] MATUSIAK, M. Alopecia: o que é a condição capilar que causou polêmica e agressão de Will Smith a apresentador na solenidade do Oscar 2022. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2023. 

compartilhe