blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Veja 11 erros do cronograma capilar pouco conhecidos

Dormir de cabelo molhado, produtos incorretos, ser inconstante e uso excessivo de calor são alguns erros no cronograma capilar. Conheça outros!

Redação Océane

13/11/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

kit de tratamento capilar rosa em um banheiro de ladrilhos

Que atire a primeira pedra quem nunca dormiu de cabelo molhado ou deixou os madeixas suadas assim que chegou da rua. Talvez você não saiba, mas são algumas atitudes cotidianas que atrapalham a saúde do nosso couro cabelo e o sucesso no cronograma capilar. Ou seja, isso pode estar impedindo você de conquistar aqueles fios poderosos que sempre sonhou.

Para te ajudar, fizemos uma lista completa com 11 erros no cronograma capilar, muitos desses, você pode estar cometendo e nem sabia. Ficou curiosa? Então, continue a leitura para descobrir tudo o que não fazer no seu dia a dia para ter cabelos mais saudáveis!

11 erros no cronograma capilar que você pode estar cometendo

Que é essencial seguir todas as etapas do cronograma capilar — hidratação, nutrição e reconstrução —, você já sabe. Mas substituir essas etapas ou realizá-las de forma excessiva é prejudicial aos seus fios. Além disso, existem outros equívocos que você pode estar cometendo, conheça cada um deles!

1. Deixar para depois por falta de tempo

Aquela frase: “quem quer dá um jeito” se encaixa perfeitamente aqui, viu? Ter um cabelo saudável é questão de priorização na rotina, porque, querendo ou não, você terá que lavar o cabelo um dia. Então, que seja seguindo o tratamento capilar adequado de acordo com as necessidades dos seus fios. As nossas sugestões são:

  • Deixe um cronograma capilar impresso ou desenhado em algum lugar que você passe diariamente. Assim, sempre que vir, você sentirá vontade de fazê-lo;
  • Compartilhe os momentos com seus amigos nas redes sociais, principalmente no close friends. Isso vai te incentivar a cumprir o seu propósito.

2. Falta de recursos

A questão do dinheiro pega todo mundo, a gente sabe, principalmente, no final do mês. Para te ajudar com isso, enviamos todos os dias alguns cupons para os assinantes da newsletter da Océane. E são bem diversos, ok?

Temos descontos para produtos capilares, skincare, maquiagens e itens de bem-estar. É tudo de bom, pois disponibilizamos cosméticos de altíssima qualidade com um preço super bacana e, claro, exclusivo.

Assinar é super simples: basta acessar a página inicial do site da Océane e rolar a tela até a parte inferior, onde há um campo de preenchimento. Inclua seu nome, endereço eletrônico e data de nascimento, clique em “Enviar” e pronto! Agora, acesse sua caixa de e-mails para conferir as novidades da nossa marca.

3. Ser inconstante

Sabemos que pode ser difícil seguir uma rotina, muitas vezes, caímos na tentação de procrastinar. Entretanto, tudo está relacionado a tornar nossas ações um hábito quando repetidas várias vezes. Dá para testar uma rotina de cronograma capilar e, se não gostar, é só adaptá-la — bem tranquilo. O importante mesmo é nutrir, hidratar e reconstruir os fios com frequência.

4. Uso excessivo de calor

O protetor térmico é um herói para quem usa secadores, chapinhas e modeladores com frequência. Isso ocorre porque o calor excessivo dos aparelhos danifica o cabelo ao retirar a umidade natural dele. O resultado disso são fios frágeis, ásperos e secos.

Para evitar esses danos, sempre passe o protetor térmico corretamente e deixe o cabelo respirar pelo menos um dia por semana. Dessa forma, o calor não danifica o couro cabeludo, assim, você sentirá os resultados positivos a curto e longo prazo!

modelo escovando o cabelo com uma escova secadora

5. Usar produtos inadequados para os fios

Cada um dos quatro tipos de cabelo possui uma necessidade específica. Por exemplo, os lisos são naturalmente mais oleosos, enquanto os cacheados precisam de mais hidratação para ficarem saudáveis.

Compreender quais são as características dos fios ajuda a montarmos um cronograma capilar que realmente funcione para você, além de guiar as decisões de compra de produtos para o seu tipo de fio.

6. Manter uma rotina de estresse extremo

Mesmo que desejemos muito, ainda não há uma fórmula mágica para combater o estresse, mas podemos adotar hábitos saudáveis que contribuem para a diminuição desse mal.

Construa rotinas que priorizem uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e a realização de atividades que te dão prazer, como pintura e canto. Não deixe de buscar ajuda profissional quando se sentir à vontade com essa decisão, afinal, um psicólogo pode contribuir com a diminuição do estresse e da ansiedade.

7. Aplicar muitas formulações químicas

Quem não ama fazer uma mudança no cabelo, não é? Mas é importante destacarmos o que o uso excessivo de produtos químicos causa nos fios:

  • Ressecamento;
  • Irritação no couro cabeludo;
  • Acúmulo de resíduos;
  • Perda de brilho;
  • Quebra ou queda de cabelo;
  • Perda de elasticidade.

O impacto ambiental também é algo para se preocupar quando o assunto é uso excessivo de produtos químicos. Afinal, as formulações vão parar em rios e lagos, causando danos severos à fauna e à flora local, por vezes, prejuízos irreversíveis.

Mas se você ama essas mudanças, não se preocupe, existem formas de tratar o cabelo com química sem ocasionar problemas ao seu cabelo e ao meio ambiente.

8. Tomar banho em água muito quente

Já comentamos antes como a alta temperatura faz mal aos fios, lembra? Essa observação é válida para o banho quente também. Sabemos que, por vezes, aquela ducha muito quente é mega relaxante, mas quando ocorre sempre, não faz nada bem aos fios.

A água quente — e morna também — facilita a perda da hidratação natural do couro cabeludo. O resultado é um cabelo áspero, quebradiço, poroso, ressecado e com muito frizz. Por isso, sempre que possível, opte por lavar suas mechas com água gelada!

9. Não cuidar após banho de mar e piscina

Pode entrar no mar, nadar em piscinas e aproveitar os resorts ao máximo. Mas depois que acabar de se divertir, tome uma ducha para retirar todo o sal e o cloro residual das mechas. Em seguida, passe o protetor térmico e hidrate muito bem com máscaras capilares.

Não se esqueça: é muito importante continuar o cronograma capilar mesmo em viagens e em dias de descanso. Para facilitar, deixe todos os itens bem organizados, assim, você otimiza o tempo de cada etapa do processo.

modelo segurando uma embalagem de leave in

10. Dormir de cabelo molhado

Esse é um dos erros no cronograma capilar mais frequente. Os fios que são expostos a essa situação ficam mais frágeis, sendo assim, estão propensos a quebrarem e a terem pontas duplas.

A dica aqui é: se chegou tarde em casa ou cansada, deixe para lavar o cabelo no outro dia cedo. Você ainda pode optar por secar as mechas com o auxílio de um secador — simples e mega eficaz!

11. Fazer muitos tratamentos capilares

É hidratação, nutrição e reconstrução tudo de uma vez. As fibras capilares ficam até perdidas com tanto ativo para lidar. Por isso, organize por dias bem combinados para que uma fórmula não se sobreponha à outra.

linha de tratamento capilar para cabelos com química

Outra coisa que não deve ocorrer é o contrário: focar apenas em um tratamento, como a hidratação. Para termos fios saudáveis, é preciso cumprir todas as etapas do cronograma: hidratação, nutrição e reconstrução. Sendo assim, reserve um espaço na sua agenda para contemplar todos os processos, só assim você vai conseguir fios radiantes e poderosos.

Agora, você já sabe quais são os erros no cronograma capilar, aproveite para descobrir como definir o cabelo em poucos passos. Te esperamos no próximo post, até logo!

compartilhe