blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

7 truques para fazer a maquiagem durar o dia todo

Maquiagem que dura o dia todo? Sim, é possível! Vem cá conferir os melhores truques da Océane para grudar a make no rosto e ficar plena o dia inteiro.

Redação Océane

19/06/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

7 truques para fazer a maquiagem durar o dia todo

Acha impossível sair de casa cedo e voltar à noite com a maquiagem intacta? Com as técnicas certas dá para fazer a make ficar na pele e durar o dia todo! São alguns fatores que contribuem para que isso aconteça, a escolha do produto certo é um exemplo.

Quer saber mais? Então continue a leitura do post que te mostramos sete deles!

1. Prepare a pele

Pode parecer que não, mas saiba que a preparação da pele é essencial para fazer a maquiagem durar o dia todo! Essa é a primeira etapa de qualquer make, seja ela casual ou mais elaborada.

Essencialmente, é preciso limpar, tonificar e hidratar a derme antes de receber o protetor solar ou primer. No entanto, os passos e produtos usados podem variar de pessoa para pessoa.

Tônico facial da oceane

De uma forma geral, quem tem pele oleosa deve usar fórmulas oil free, já as secas não precisam se preocupar tanto com isso. No entanto, todos os tipos de dermes precisam de hidratantes potentes, e disso você não pode se esquecer!

Procure um médico dermatologista para te orientar e definir a melhor rotina de skincare para você!

2. Mantenha a pele bem hidratada

Já deu para perceber que o hidratante é um produto essencial para todas as peles, não é mesmo? Sim, até mesmo as oleosas! Esse passo é tão importante porque é ele que vai segurar a oleosidade da derme. Ficou confusa? Calma que a gente explica.

Gel hidratante facial da oceane

Todas as peles precisam se manter hidratadas, esse é um processo do nosso organismo, ou seja, é involuntário. Caso a derme não tenha a ajuda de um produto e fique muito seca, ela tende a compensar essa falta, assim, ela produz sua própria fonte de hidratação: o sebo. E é dessa forma que surge a oleosidade do rosto!

Quando é aplicado um bom hidratante, a pele não precisa gerar esse excesso de óleo, consequentemente, a derme fica mais sequinha. Isso é bom para aumentar a durabilidade da make porque ela acaba não oxidando e evitando aquele efeito derretido, sabe? Legal, né?

Então, quando se perguntar o que passar antes da maquiagem, não se esqueça do hidratante!

3. Use um bom primer

O primer foi desenvolvido especialmente para aumentar a durabilidade da make. Por isso, ele é tão importante para quem quer passar o dia todo maquiada e sem se preocupar com o efeito “derretido” do rosto.

A função desse produto é fechar os poros da pele, assim ela fica com um efeito aveludado e parece até mais lisinha. Como isso acontece? Pense que o primer faz a função de tampar os buraquinhos e imperfeições naturais da derme. Ele nivela todo o rosto e até mesmo cicatrizes superficiais, vincos e rugas são mascaradas.

O primer deve ser aplicado antes de qualquer outro produto de maquiagem (e do protetor solar também!) e após o hidrante.

4. Faça a técnica de contorno “baking”

Você já ouviu falar da técnica de contorno baking? Vindo lá das gringas, essa é uma forma de selar a maquiagem, principalmente as que possuem fórmulas líquidas, como bases, contornos e blushes.

Para isso, você vai precisar de um pó solto translúcido fihinho e uma esponjinha mais molinha. A aplicação é feita com leves batidas no rosto — sem espalhar! — e em pontos estratégicos.

Passe primeiro na região T, testa e nariz, pois é a que mais fica oleosa. Depois debaixo dos olhos e mandíbula. Espere alguns segundos, assim o produto vai absorver qualquer umidade da maquiagem, na sequência “varra” ele do rosto com um pincel fofinho.

Essa técnica pode ser usada na maquiagem para o dia a dia ou as mais elaboradas.

5. Passe um fixador

Assim que aplicar todas essas técnicas e acabar a make, ainda existe mais um passo que você pode fazer para garantir maior durabilidade dos produtos: passar um fixador! Como o nome diz, ele foi desenvolvido para segurar a maquiagem no lugar por mais tempo.

Fixador de maquiagem da oceane

Por isso, aposte em uma boa formulação para se certificar que nada vai derreter durante o dia. As brumas também são ótimas opções, além de deixar tudo no lugar, ela vai unificar as texturas aplicadas na sua pele e garantir uma aparência mais natural e menos de “pó”, sabe?

Bruma hidratante da oceane

6. Opte por produtos duráveis ou à prova d’água

Outra dica importante para quem quer garantir que a maquiagem fique intacta por um longo tempo é optar por produtos de longa duração e à prova d’água. Isso é essencial porque eles já têm fórmulas específicas para garantir que haja uma melhor fixação.

Geralmente, essas opções são resistentes ao suor e ao excesso de oleosidade, dessa forma, derretem com menos facilidade. Essa também é uma boa sugestão para os dias mais quentes ou peles oleosas.

7. Não fique encostando no rosto

Por fim, se você quer que sua maquiagem dure bastante, não fique tocando no rosto! Você sabia que esse é um dos principais motivos que fazem uma make não aguentar o dia todo? Pois é! De nada adianta apostar em bons produtos se você —mesmo que de forma inconsciente — fica tirando tudo.

Entenda que, quando você mexe na pele faz que a oleosidade fique mais intensa. Além disso, acontece de remover a maquiagem aplicada com as mãos.

Então já sabe: nada de coçar os olhos, apoiar o rosto ou roer as unhas!

O que fazer para a maquiagem não derreter?

A maquiagem derrete quando a pele “suga” a hidratação dos produtos. Dessa forma, existem alguns truques fáceis de seguir para evitar que isso aconteça com você:

  • use produtos próprios para o seu tipo de pele, seja oleosa, mista ou seca;
  • aposte em um bom hidratante;
  • utilize primer;
  • não esqueça da bruma facial ou spray fixador de maquiagem;
  • tenha cuidado na hora de limpar o suor.

Além disso, mantenha-se hidratada tomando muitos líquidos e mantenha uma dieta equilibrada adicionando frutas e verduras na sua rotina.

O que faz a maquiagem não durar?

A preparação da pele é o principal motivo que faz a maquiagem não durar. É imprescindível limpar, tonificar e hidratar o rosto antes de aplicar qualquer outro produto.

Não abra mão de bons sabonetes, séruns e hidratantes para garantir um bom resultado. Além de prolongar a resistência da make, esses passos vão te auxiliar a melhorar a saúde da derme!

Viu só que com alguns truques é fácil aprender a como fazer a maquiagem durar mais? Com ótimos produtos e a técnica certa, com certeza você vai conseguir atingir o resultado esperado.

Como vimos, tratar a derme é o primeiro passo para um rosto saudável e bonito. Será que você está fazendo a sua de forma correta? Confira os principais erros que podem atrapalhar o efeito da sua skincare para você nunca mais esquecer!

compartilhe