Muitas vezes na correria do dia a dia não conseguimos nos maquiar tanto quanto gostaríamos. Nessa hora quem acaba ficando de lado, geralmente, é a sombra. No entanto, ela é ótima para iluminar ou dar profundidade ao olhar.
Existem várias cores, texturas e efeitos diferentes que a sombra de olho pode dar na maquiagem e a forma de aplicação é um dos fatores que influenciam (e muito) no resultado.
— “Ok, mas como passar sombra?”
Se você não tem nem ideia de por onde começar, fique tranquila. Criamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos e fazer makes lindas!
Quem não ama um truque, não é mesmo? Ao final dos passos também te contamos as dicas que podem facilitar ainda mais o seu aprendizado. Confira!
1. Salve referências
Quando queremos aprender algo novo, pesquisar referências para entender o que gostamos ajuda muito. Claro que, se você vai começar do zero, não dá para sair pesquisando aquelas makes super elaboradas e bem marcadas, né?
O que queremos dizer é que vale muito a pena pesquisar por “maquiagem simples” e salvar as fotos daquelas que têm sombras que você gostaria de tentar. Conforme o tempo passa aí, sim, é hora de testar sua experiência e buscar referências mais elaboradas.
2. Separe os pincéis
Existem várias formas de usar sombra na maquiagem e cada uma exige uma forma de aplicação diferente. Claro que a gente tem um truque ou outro para “driblar” a falta de alguns instrumentos, mas ter os pincéis de maquiagem certos faz toda a diferença!
Apesar dos vários modelos disponíveis no mercado para todo o tipo de aplicação, existem 3 pincéis essenciais para ter qualquer necessaire:
- Pincel para aplicação: serve para depositar o produto em creme ou em pó nas pálpebras, distribuindo-o uniformemente;
- Pincel de esfumar: vem logo em seguida para espalhar a sombra, unificar os tons usados e fazer aquele sombreado que a gente ama;
- Pincel chanfrado: use para fazer aquela linha de sombra abaixo dos olhos, dando o acabamento à maquiagem.
3. Escolha a paleta de sombras
Depois que você já sabe qual maquiagem quer fazer e já garantiu seus pincéis é hora de escolher a paleta de sombras que vai te ajudar nessa missão.
Existem muitas paletas de sombra na Océane, mas uma delas é perfeita para quem está aprendendo: a Pocket Palette Nude Océane Edition. Ela tem 4 tons matte e 5 cintilantes em vários tons de nude para todas as peles. Super versátil!
Aproveite para conhecer a paleta de sombras pocket para deixar na bolsa!
Paleta de Sombra
4. Prepare a pele
Se tem uma coisa que faz diferença no resultado da maquiagem é quando fazemos a preparação da pele antes de aplicar os demais produtos.
Seguir a rotina de limpeza, tonificação, tratamento, hidratação, proteção e primer, melhora a textura, fecha os poros e cria uma barreira protetora na pele que a deixa preparada para os próximos passos.
Outro benefício é que, quando fazemos esse passo da forma correta, a make dura muito mais! Ninguém merece ver os produtos craquelando ou escorrendo no meio do rolê, não é? Então já sabe, não pule o skincare!
5. Aplique a sombra base
Agora, sim, vamos começar a aplicar a sombra! A gente sabe que são vários passos antes de passar a maquiagem em si, mas eles são super importantes, ok? Não os deixe de lado!
A primeira coisa a ser feita para ter uma sombra muito bem aplicada e construída é criar uma camada base. Para isso, escolha uma sombra em um tom próximo ao da sua pele e espalhe por toda a sua pálpebra móvel.
Depois, vá esfumando o mesmo produto no côncavo, principalmente do meio para o canto exterior.
Em todos os passos daqui para frente, saiba que existe a opção tanto de sombras líquidas, cremosas ou em gel. Escolha a que melhor se adapta a você!
Use fita adesiva para uma a sombra bem marcada
Sabe aquele cantinho com traço muito bem definido de sombra, que dá efeito delineador e de olhar alongado? Para fazê-lo, use o truque da fita adesiva.
Para isso, peque um pedaço pequeno de fita e posicione-a na diagonal entre o canto exterior do olho e a ponta final da sobrancelha. Depois é só aplicar a sombra sem medo!
6. Construa camadas
Base feita, é hora de construir camadas e finalizar os olhos. Para uma maquiagem lindíssima e cada vez mais elaborada, o segredo é construir camadas aos poucos.
Aplique um pouco de produto com um pincel, esfume com o outro e veja como está ficando. Faça isso até que chegue ao efeito que gosta. Para uma sombra mais pigmentada, experimente umedecer o pincel e só então pegar o produto.
Misture tons diferentes da mesma cor para criar um efeito ainda mais bonito e elaborado. Para saber onde aplicar cada uma, é só seguir a regra: tons mais claros no canto interno do olho, e as sombras escuras, no externo.
Tenha a dobra da sua pálpebra como referência
Continua confusa sobre onde aplicar a sombra no olho? Use sua pálpebra móvel como referência! A dica aqui é aplicar o produto em toda sua extensão e depois ir esfumando pelo côncavo para criar o efeito pretendido.
7. Finalize com corretivo
Depois que sua sombra estiver finalizada, aplique um pouco de corretivo na debaixo dos olhos (na área das olheiras) e no canto externo do olho, onde não a sombra não foi aplicada, apenas para “limpar” e iluminar os locais.
Curtiu as dicas? É hora de colocá-las em práticas. Comece do primeiro passo, inspire-se com a sombra frosty.