blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como passar sombra: 7 truques para quem não sabe se maquiar

Não sabe como usar sombra na maquiagem? Calma! A gente preparou um passo a passo completinho para te ensinar como passar sombra do zero. Confira!

Redação Océane

06/07/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

modelo com paleta de maquiagem pocket próxima ao rosto

Muitas vezes na correria do dia a dia não conseguimos nos maquiar tanto quanto gostaríamos. Nessa hora quem acaba ficando de lado, geralmente, é a sombra. No entanto, ela é ótima para iluminar ou dar profundidade ao olhar.

Existem várias cores, texturas e efeitos diferentes que a sombra de olho pode dar na maquiagem e a forma de aplicação é um dos fatores que influenciam (e muito) no resultado.

— “Ok, mas como passar sombra?”

Se você não tem nem ideia de por onde começar, fique tranquila. Criamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos e fazer makes lindas!

Quem não ama um truque, não é mesmo? Ao final dos passos também te contamos as dicas que podem facilitar ainda mais o seu aprendizado. Confira!

1. Salve referências

Quando queremos aprender algo novo, pesquisar referências para entender o que gostamos ajuda muito. Claro que, se você vai começar do zero, não dá para sair pesquisando aquelas makes super elaboradas e bem marcadas, né?

modelo segurando uma paleta de maquiagem sobre a cabeça

O que queremos dizer é que vale muito a pena pesquisar por “maquiagem simples” e salvar as fotos daquelas que têm sombras que você gostaria de tentar. Conforme o tempo passa aí, sim, é hora de testar sua experiência e buscar referências mais elaboradas.

2. Separe os pincéis

Existem várias formas de usar sombra na maquiagem e cada uma exige uma forma de aplicação diferente. Claro que a gente tem um truque ou outro para “driblar” a falta de alguns instrumentos, mas ter os pincéis de maquiagem certos faz toda a diferença!

pinceis de maquiagem com produtos pincelados em um fundo liso

Apesar dos vários modelos disponíveis no mercado para todo o tipo de aplicação, existem 3 pincéis essenciais para ter qualquer necessaire:

  • Pincel para aplicação: serve para depositar o produto em creme ou em pó nas pálpebras, distribuindo-o uniformemente;
  • Pincel de esfumar: vem logo em seguida para espalhar a sombra, unificar os tons usados e fazer aquele sombreado que a gente ama;
  • Pincel chanfrado: use para fazer aquela linha de sombra abaixo dos olhos, dando o acabamento à maquiagem.

3. Escolha a paleta de sombras

Depois que você já sabe qual maquiagem quer fazer e já garantiu seus pincéis é hora de escolher a paleta de sombras que vai te ajudar nessa missão.

paletas de maquiagem pocket abertas

Existem muitas paletas de sombra na Océane, mas uma delas é perfeita para quem está aprendendo: a Pocket Palette Nude Océane Edition. Ela tem 4 tons matte e 5 cintilantes em vários tons de nude para todas as peles. Super versátil!

Aproveite para conhecer a paleta de sombras pocket para deixar na bolsa!

modelo segurando uma paleta de maquiagem próxima ao rosto

4. Prepare a pele

Se tem uma coisa que faz diferença no resultado da maquiagem é quando fazemos a preparação da pele antes de aplicar os demais produtos.

Seguir a rotina de limpeza, tonificação, tratamento, hidratação, proteção e primer, melhora a textura, fecha os poros e cria uma barreira protetora na pele que a deixa preparada para os próximos passos.

kit de skincare com centella asiática

Outro benefício é que, quando fazemos esse passo da forma correta, a make dura muito mais! Ninguém merece ver os produtos craquelando ou escorrendo no meio do rolê, não é? Então já sabe, não pule o skincare!

5. Aplique a sombra base

Agora, sim, vamos começar a aplicar a sombra! A gente sabe que são vários passos antes de passar a maquiagem em si, mas eles são super importantes, ok? Não os deixe de lado!

A primeira coisa a ser feita para ter uma sombra muito bem aplicada e construída é criar uma camada base. Para isso, escolha uma sombra em um tom próximo ao da sua pele e espalhe por toda a sua pálpebra móvel.

Depois, vá esfumando o mesmo produto no côncavo, principalmente do meio para o canto exterior.

Em todos os passos daqui para frente, saiba que existe a opção tanto de sombras líquidas, cremosas ou em gel. Escolha a que melhor se adapta a você!

Use fita adesiva para uma a sombra bem marcada

Sabe aquele cantinho com traço muito bem definido de sombra, que dá efeito delineador e de olhar alongado? Para fazê-lo, use o truque da fita adesiva.

Para isso, peque um pedaço pequeno de fita e posicione-a na diagonal entre o canto exterior do olho e a ponta final da sobrancelha. Depois é só aplicar a sombra sem medo!

6. Construa camadas

Base feita, é hora de construir camadas e finalizar os olhos. Para uma maquiagem lindíssima e cada vez mais elaborada, o segredo é construir camadas aos poucos.

Aplique um pouco de produto com um pincel, esfume com o outro e veja como está ficando. Faça isso até que chegue ao efeito que gosta. Para uma sombra mais pigmentada, experimente umedecer o pincel e só então pegar o produto.

Misture tons diferentes da mesma cor para criar um efeito ainda mais bonito e elaborado. Para saber onde aplicar cada uma, é só seguir a regra: tons mais claros no canto interno do olho, e as sombras escuras, no externo.

Tenha a dobra da sua pálpebra como referência

Continua confusa sobre onde aplicar a sombra no olho? Use sua pálpebra móvel como referência! A dica aqui é aplicar o produto em toda sua extensão e depois ir esfumando pelo côncavo para criar o efeito pretendido.

7. Finalize com corretivo

Depois que sua sombra estiver finalizada, aplique um pouco de corretivo na debaixo dos olhos (na área das olheiras) e no canto externo do olho, onde não a sombra não foi aplicada, apenas para “limpar” e iluminar os locais.

Curtiu as dicas? É hora de colocá-las em práticas. Comece do primeiro passo, inspire-se com a sombra frosty.

compartilhe