O universo da maquiagem é encantador e conta com muitas possibilidades para expressarmos nossa personalidade. A maquiagem artística é uma dessas áreas. Ela deve ser uma make blindada para durar muito, gerar muita curiosidade por ser uma verdadeira obra de arte no rosto e também, causar impacto por sua magia.
A maquiagem artística é muito utilizada no teatro e no cinema, em festas temáticas e na televisão. Embora pareça ser complicada, ela pode ser reproduzida utilizando algumas inspirações e produtos específicos. Então, se você quer aprender sobre a make artística e saber como fazer, continue com a gente e aproveite esse conteúdo!
Maquiagem artística: o que é?
A maquiagem artística é uma verdadeira forma de expressão! Diferente das makes casuais do dia a dia, ela é mais conceitual e permite liberdade para as produções. A intenção é proporcionar um visual autêntico e criativo. Para isso, deve-se explorar as texturas, as cores e os efeitos.
Além disso, elas são muito utilizadas na televisão para causar o efeito de envelhecimento ou ferimentos em personagens, por exemplo. As drag queens utilizam a maquiagem artística para elaborar suas feições e as makes circenses também são uma ótima referência dessa produção e ainda, existem outros casos que utilizam esse recurso criativo.
Nos últimos tempos, a tendência da make artística se popularizou ainda mais devido às redes sociais. Muitos vídeos das pessoas se transformando em personagens fictícios e artistas, ou, ainda, criando produções autênticas e baseadas em datas festivas, se tornaram trends. Isso proporcionou ainda mais curiosidade e reverência para essa área! Muito legal, né?
Como fazer uma maquiagem artística?
O primeiro passo para fazer uma make artística é entender o que você quer fazer e detalhar tudo para ter os produtos necessários. Em seguida, é importante que você faça um rascunho na pele com um lápis de olho. Isso dará a orientação para a pintura que será realizada e garante menos erros na produção.
Se você é iniciante, prefira técnicas mais simples que necessitem de menos cores e texturas. Assim, você não terá problemas com a combinação das cores e fica mais fácil de acertar, ok?
Por fim, pratique a maquiagem artística! Há muitos tutoriais na internet que possibilitam aprender e aprimorar-se. Essa é a melhor forma de garantir experiência e evoluir nas técnicas, conseguindo o resultado desejado. O importante é se jogar!
Lápis de Olho
Quais produtos são essenciais?
Os produtos de longa duração são essenciais para a make artística. Pois, eles fazem com que a produção tenha maior durabilidade e não seja transferida da pele. Os cosméticos cremosos, como blush em bastão e corretivos líquidos, são ótimas escolhas para construir camadas e não precisar de diversos retoques.
A base de alta cobertura também é recomendada para essa pintura facial, já que oferece maior acabamento para a produção. Outro produto muito importante é a caneta delineadora. Ela permite fazer traços precisos e bem marcados com alta pigmentação em toda a maquiagem.
Outro item indispensável para a make artística é a paleta de sombras. Através dela é possível construir produções com muitas opções de tons e texturas. Além disso, é a garantia de intensidade de cores e alta fixação. Tudo de bom!
4 inspirações de make artística
Para você se inspirar e entender as possibilidades de make artística, a Océane trouxe alguns exemplo sde produções. Então, continue a leitura e acompanhe com a gente!
1. Halloween
As makes artísticas são clássicas na época de Halloween. Seja para criar texturas, como sangramentos e cicatrizes ou para reproduzir um personagem.
Maquiagens de bruxas e caveiras são muito comuns e o melhor, existem muitas inspirações! Você pode apostar nos tons pretos da paleta de sombras e nos iluminadores líquidos para criar efeitos mais marcantes.
A caneta delineadora também é recomendada para fazer os detalhes, visto que ela permite uma maior precisão e firmeza para criar traços. Ah, e para criar diferentes tipos de textura, você pode optar pelas massinhas de caracterização. Elas são ideais para fazer a ponta do nariz e do queixo para reproduzir uma bruxa. Incrível, né?
2. Personagens favoritos
Os personagens são grandes inspirações para as makes artísticas. Seja para uma festa à fantasia ou para algum evento específico, elas ficam um arraso. Esse tipo de maquiagem também pode ser reproduzida em crianças, caracterizando-os com seus super-heróis preferidos — fica muito legal!
E, para quem gosta do universo geek, as makes de cosplay também são um ótimo exemplo dessa produção. A arte performática para representar um personagem específico, inclui as fantasias e acessórios, mas também a maquiagem artística, que faz toda a diferença na caracterização.
3. Colorida
A make artística colorida é a transformação de uma tela branca em obra de arte! A criatividade é o ponto-chave aqui e permite a criação de produções autênticas e únicas.
As maquiagens com pedrinhas dos festivais ao dia a dia ficam super lindas com essa proposta colorida. Ah, também dá para apostar em produtos neons e brincar com a mistura de diversos tons. Solte a sua imaginação!
4. Delineado gráfico
As maquiagens artísticas não se referem apenas às produções exorbitantes. Os delineados gráficos são um ótimo exemplo de reprodução e permitem várias propostas!
Dá para se jogar no universo das cores ou apostar em uma combinação do preto e branco. Esses detalhes entregam um visual divertido e gracioso para a produção! O delineado também pode ficar aberto ou cobrir toda a pálpebra, criando visuais minimalistas ou modernos.
Apostar no glitter ou nas pedrarias também são ótimas opções. Dá para se jogar na criatividade e combinar com sombras coloridas e vibrantes, ou em combinações mais cleans. Você é quem decide!
E aí, curtiu? Esperamos que você tenha entendido tudo sobre esse universo da maquiagem artística e se inspirado ainda mais! Aproveite para arrasar nas produções e curtir muito o seu visual único!
Leia também o post sobre os truques de maquiagem que ninguém te conta e continue acompanhando o nosso blog! Te espero lá, hein?