Por muito tempo, a maquiagem foi cercada de diversos mitos, sendo um deles que ela dá espinha. Mas diferentes estudos apontam que há várias causas para o surgimento de espinhas no rosto, o porquê pode ser compreendido no mapa da acne, que indica as possíveis causas da acne dependendo do local onde ela é encontrada.
Ou seja, características da própria pele, hábitos alimentares e balanço hormonal podem fazer com que essas marcas apareçam e a gente culpe a maquiagem.
Mas para entender certinho a relação entre make e espinhas, vamos ao nosso post — ah, a gente também te ensina a evitar o aparecimento de acne após usar maquiagem e como cuidar bem da pele quando fazemos o uso de produtos. Vamos lá?
É verdade que maquiagem dá espinha?
Essa é para quem tem o hábito de fazer aquela make, nem que seja bem levinha, todos os dias: não, a maquiagem por si só não é a grande vilã causadora de acne na pele, pode respirar! Na verdade, são outros fatores ligados a esse hábito que nos confundem e fazem com que liguemos a culpa da espinha à maquiagem.
Vamos entender tudo isso a seguir!
Como evitar o surgimento de acne depois de passar maquiagem?
As práticas do nosso dia a dia para evitarmos o aparecimento de espinhas fazem toda a diferença. Um dos mais importantes é o uso de produtos na pele antes e depois da maquiagem: os primeiros preparam a pele para receber os produtos; já os últimos, limpam bem os poros, deixando a pele respirar, sem deixá-la obstruída, sabe?
Além desses momentinhos, há outras questões para pensarmos. A escolha dos itens de maquiagem faz toda a diferença também, já que eles precisam conter ingredientes que não danificam a nossa pele, como aqueles livres de óleos e os mais leves. Outro cuidado é com as “ferramentas” que usamos diariamente: esponjas e pincéis.
Essas belezinhas não podem ser esquecidas e devem ter uma limpeza regular para retirar as sobras de produtos que ficam nelas. Afinal, são um ótimo ambiente para a proliferação de bactérias, que podem ser levadas diretamente ao seu rosto e ser a causa de espinhas.
Fique por dentro: Como lavar pincel de maquiagem? 4 passos indispensáveis
9 cuidados com a pele acneica antes e depois da make
Quem tem pele acneica sabe: o skincare é uma rotina que não pode ser quebrada, afinal, esse tipo de pele é bem sensível e demanda cuidados especiais, principalmente se você não quer tirar o hábito de se maquiar do seu dia a dia. Então, vamos aos cuidados que não podem faltar antes e também depois de arrasar naquela make.
Cuidados antes da maquiagem
Lembre-se sempre de adotar estes passos antes de fazer a make e perceba como ela acaba durando mais e até ficando mais uniforme e bem finalizada.
1. Limpeza da pele
Uma pele limpa é uma pele feliz! Assim, antes de começar a aplicar primer e base, limpe bem a pele. É aqui que tiramos as células mortas e resquícios de produtos que entopem nossos poros.
2. Uso de tônico facial
O tônico vem como o segundo item. Ele ajuda a hidratar a pele e a reequilibrar o seu pH, além de potencializar as ações dos demais produtos que aplicamos na sequência.
3. Hidrate bem
A hidratação é essencial para que a pele fique com um toque macio e gerar um melhor acabamento na sua maquiagem.
4. Se for de dia, não esqueça do protetor solar
Por fim, ainda precisamos passar mais uma camada de proteção: sim, o protetor solar. Esse produto é indispensável para o dia a dia, mesmo nos dias chuvosos e nublados. Afinal, ele nos protege dos raios solares que existem no ambiente independentemente do tempo.
Cuidados após a maquiagem
Aqui, o foco é conseguir retirar todo o resto de produtos e sujeiras que ficam sobre a nossa pele com o passar das horas:
5. Cleansing balm
Para uma limpeza completa, insira, primeiramente, o cleansing balm na sua rotina. Super prático, esse produto ajuda a remover aqueles ingredientes mais gordurosos da nossa pele, garantindo que nenhum poros fique obstruído.
Confira mais em: Cleasing balm: guia completo sobre o creme demaquilante
6. Gel de limpeza
Para garantir que nada de sujeira ficou nesse rostinho, a limpeza com um gel é bem importante. Double cleansing, não é mesmo?
7. Tônico facial
O tônico surge novamente na rotina da noite para acalmar a pele que já ficou muito tempo coberta com diferentes produtos.
8. Sérum de tratamento
Aí é hora de aplicar um sérum de tratamento da sua preferência, há aqueles que ajudam a hidratar a pele, cuidar de linhas de expressão, tratar acne… Enfim, há muitas opções, encontre a sua preferida!
9. Hidratante facial levinho
Por fim, mais uma camada de hidratante para fechar o dia com chave de ouro! Peles acneicas pedem hidratantes mais leves, por isso, a opção em gel é uma daquelas que você não vai sentir a pele grudenta após o uso, faça o teste!
Mitos esclarecidos!
Agora que você entendeu que a make não é a sua inimiga quando o assunto é espinha, mas sim os hábitos que cercam esse momento, que tal aprofundar e aprender mais sobre os tipos de maquiagem que existem? Se inspire em nosso post e bote em jogo suas habilidades. Até lá