blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Maquiagem para cada tipo de olho: dicas e inspirações

As maquiagens para cada tipo de olho são ideais para realçar a beleza de cada um. Conheça técnica que são usadas para ampliar ou diminuir o olhar

Redação Océane

20/03/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

mulher com maquiagem vermelha ao redor dos olhos

Agora que você já sabe quais são os tipos de olhos mais comuns e identificou o seu formato, chegou o momento de descobrir como fazer uma make que valorize o seu olhar. Neste post, traremos dicas e inspirações de maquiagem para cada tipo de olho, vamos lá!

delineador da oceane

Maquiagem para olhos pequenos

Os olhos pequenos são aqueles caracterizados pelas pálpebras menores, cílios curtos e sobrancelhas finas ou arqueadas. Alguns outros atributos desse formato interferem diretamente na make, como o canto interno próximo ao nariz, a parte externa das têmporas e a limitação de espaço entre as pálpebras e as sobrancelhas.

Existem alguns truques para a produção em olhos pequenos, o primeiro é a aplicação de lápis na linha d’água para gerar a ilusão de tamanho. O delineador e os cílios postiços também não podem ficar de fora, essas duas makes ajudam a destacar o olhar.

Nas pálpebras, prefira a aplicação de sombras mais claras, principalmente as cintilantes, porque são capazes de refletir a luz e criar a ilusão de espaço. Essa técnica faz com que os olhos pareçam maiores e mais abertos. A paleta de sombras da Océane Edition é perfeita para isso, já que traz nove tons com muita pigmentação e fixação impecável.

mulher com lápis no olho

Make para olhos amendoados

Os olhos amendoados são aqueles que têm uma forma mais alongada e pontiaguda nos cantos externos, lembrando a forma de uma amêndoa — daí o nome. Para fazer uma make deslumbrante, aposte em canetas delineadoras e sombras escuras na linha d’água e abaixo dos cílios inferiores.

Assim como nos tipos pequenos, os amendoados ficam incríveis com a inclusão de sombras cintilantes, máscaras de cílios e delineadores na pálpebra superior. E, aqui, você pode ousar e incluir diferentes tipos de delineados, indo muito além do tradicional gatinho. Aposte em linhas gráficas, duplas e invertido para arrasar na produção.

mulher com olhos separados

Maquiagem para olhos profundos

Quem ama uma make trabalhada em cores escuras, vai se apaixonar pelas inspirações de maquiagem para olhos fundos. Os esfumados marrons e pretos são os mais usados nesse formato, porque criam a ilusão de largura e abertura do olhar. Nesse formato, a cavidade ocular é menos profunda e os cílios mais volumosos e longos.

Aposte em tons mattes e cintilantes para compor sua produção. E a paleta pocket palette casual da Océane traz nove cores perfeitas para criar um olhar marcante para todas as ocasiões, de festividades formais a composições despojadas. Além de ser compacta, facilitando o transporte na nécessaire.

mulher com esfumado preto ao redor dos olhos

Produção para pálpebras caídas

Os olhos caídos são aqueles que as pálpebras são mais flácidas e direcionadas para baixo, isso gera um olhar com visual cansado. A make entra como uma aliada incrível na hora de suavizar essa aparência, para isso, você pode usar e abusar de três elementos: máscara de cílios, delineador e sombras escuras.

Aplique esses produtos nas pálpebras, na linha d’água e abaixo dos cílios inferiores. Aliás, uma técnica que é muito popular é fazer um esfumado preto, ideal para dar aquela levantada no olhar.

Maquiagem para olhos puxados

Dentre as maquiagens para cada tipo de olho, temos as produções especiais para realçar os populares formatos orientais, sendo aqueles menores com a presença do canto externo mais afastado, os cílios retos e a parte interior mais próxima ao nariz.

As makes para esse tipo devem priorizar a ilusão de olhos mais abertos e largos, para isso, você pode usar os delineadores ou lápis na parte superior e inferior. Aposte em curvador e máscaras de cílios para alongar e dar aquele volumão que a gente ama e levanta qualquer olhar!

mulher oriental segurando maquiagem da oceane

Make para olhos grandes

O formato grande é bem particular, sendo um tipo que se diferencia dos demais. Tem as pálpebras mais visíveis, característica que é uma vantagem e tanto para quem ama maquiagem, porque permite brincar na hora de fazer produções diferentonas sem limitação de espaço.

Esfumados, delineados diferenciados, cílios postiços, praticamente tudo fica bom nos olhos grandes. Aposte em cílios bem volumosos para realçar ainda mais o seu olhar. E não tenha medo de transitar entre paletas de sombras claras e escuras — é a própria definição de versatilidade.

mulher com maquiagem vermelha ao redor dos olhos

Produção para olhos separados

Os olhos separados caem muito bem com as makes naturais, aqueles modelos leves que trazem poucas camadas e detalhes mais sutis em tons claros. É possível investir também nas maquiagens glow, que tem um style clean, mas que dá esse aspecto natural, acrescenta luminosidade ao rosto e dá aquela aparência jovial que a gente ama.

Aposte em iluminadores que brilham de verdade, mas sem estragar a make ou acrescentar partículas de brilho no rosto. O iluminador Liquid glow outshine da collab Larissa Manoela com a Océane é perfeito para acrescentar antes da base e na finalização da produção — dá um brilho ímpar.

Como saber qual é o tipo do meu olho?

Nada de complicação na hora de descobrir qual o seu tipo de olho. Antes de tudo, fique em frente a um espelho e observe as características presentes nessa região.

  1. Grandes: têm pálpebras mais visíveis e cílios longos e curvados;
  2. Pequenos: as pálpebras são menos visíveis e os cílios curtos e retinhos;
  3. Fundos: apresenta uma cavidade ocular mais profunda;
  4. Caídos: traz uma flacidez na pele superior, resultando em uma aparência mais caída;
  5. Amendoados: têm uma forma mais alongada e pontiaguda nos cantos externos;
  6. Separados: são caracterizados por um espaço maior entre os olhos do que o normal;
  7. Puxados: traz o canto externo mais afastado, isso faz com que o olhar pareça mais afastado.

As maquiagens para cada tipo de olho são perfeitas para realçar a beleza de cada um e ajustar aquelas partezinhas que a gente menos gosta. Diversas técnicas podem ser usadas para ampliar ou diminuir o olhar, como aplicação de delineadores, máscaras de cílios e sombras cintilantes.

Aproveite para continuar desbravando as técnicas de make, agora, descubra formas diferentonas de usar o lápis de olho e arrasar na produção para qualquer ocasião. Nos vemos no próximo conteúdo, até logo!

compartilhe