Quem não gosta de uma make bem iluminada? E é claro que se falamos de luz e brilho na maquiagem, não podemos deixar de falar dele: o iluminador. Esse produto é o responsável por aquele efeito radiante que vai bem em diversos tipos de produção para o dia e para a noite, dependendo da aplicação.
Mas você sabia que existem diferentes pontos do rosto onde esse cosmético pode ser aplicado? E mais: sabia que em cada região da face o efeito na make muda totalmente?
Para te deixar por dentro de todas as utilidades desse cosmético, preparamos esse post completo ensinando onde passar iluminador, com 6 pontos faciais infalíveis para você aproveitar ao máximo o produto e deixar sua produção ainda mais incrível. Vem com a gente!
Sumário
Toggle1. Têmporas: contorno iluminado
A área mais queridinha para aplicar iluminador: nas têmporas! A região fica logo acima das bochechas e vai até a ponta de baixo das sobrancelhas. Essa aplicação pode ser feita para makes de dia ou de noite, e ajuda a harmonizar a face e valorizar as maçãs do rosto, principalmente quando feita junto ao contorno ou com um bronzer.
Escolha uma versão cremosa, iluminador em bastão: ele fixa por mais tempo na pele, ideal para essa área tão exposta. Aplique-o após o acabamento e o blush, formando um C. A melhor forma de espalhar o produto pela região é com os dedos, dando leve batidinhas por toda a região.
Só tenha cuidado com a quantidade: apenas algumas gotas já é o suficiente para deixar o rosto bem iluminado — o excesso de iluminador pode deixar a maquiagem com um aspecto artificial demais.
2. Nariz: centralizando a luz
Outro ponto facial onde passar o iluminador no rosto é no nariz. Por ficar no centro da face e ser uma das primeiras áreas a refletir a luz, iluminá-lo resulta em um look mais centralizado e simétrico. O iluminador em pó é a mais indicada para a região e você pode aplicar em dois pontos para efeitos diferentes:
Sobre o osso do nariz
Passar o iluminador no ossinho do nariz é perfeito para quem quer afiná-lo. A dica é usar um pincel próprio para iluminador, com cerdas menores, para conseguir passá-lo com precisão. Uma linha reta basta para trazer o efeito de nariz mais fininho e ela pode ser complementada por um leve contorno a sua volta, realçando o traço.
Na ponta do nariz
Na ponta do nariz, o iluminador vai dar a sensação de um nariz mais arrebitadinho. Para dar esse efeito, basta dar um leve tapinha do produto com o pincel e pronto! Nesse caso, os iluminadores de tons mais claros ou perolados são mais indicados, pois eles refletem melhor a luz.
Iluminador
3. Abaixo das sobrancelhas: olhar marcante
Passando para a região dos olhos, um dos melhores lugares onde você pode passar iluminador é abaixo do arco das sobrancelhas. O resultado é de um olhar mais levantado e sobrancelhas realçadas — perfeito para você deixá-la com aquele efeito de recém-penteada.
Os pincéis de sombra e os iluminadores em pó são mais indicados. Aplique-o bem no ponto da curvatura das sobrancelhas, como um pontinho de luz, logo após passar a sombra. Escolha uma tonalidade que combine com a paleta das sombras, para deixar o look bem harmonizado.
4. Canto interno dos olhos: olhar aberto
O canto interno também fica incrível ao ser valorizado, principalmente se você tem os olhos pequenos ou quer disfarçar as olheiras. Isso porque passar a maquiagem para olhos nessa área tira a aparência de cansaço.
Opte pela versão em pó, que você pode aplicar com um pincel de sombra ou com a ponta do dedo. Ah, e aqui também é importante escolher uma tonalidade de iluminador que combine com o sombreado, combinado?
5. Arco do cupido: lábios contornados
Para quem quer deixar os lábios marcantes, um ótimo ponto onde é no arco do cupido — a linha em V logo acima da boca. Ele ajuda a realçar a cor do batom e deixar os lábios naturalmente definidos, perfeito para makes de verão, diurnas ou as do tipo no makeup makeup.
Para deixar o traço mais natural, prefira um iluminador líquido com aplicador, ou use um pincel fino. Apenas uma linha fina já é o suficiente para destacar a boca e até dar a sensação de lábios mais volumosos.
6. Brilho sutil no rosto todo
O último ponto onde aplicar iluminador é uma ótima ideia é no rosto todo! Mas calma, não estamos falando de um rosto brilhoso como diamante, estilo Edward Cullen à luz do sol — é bem mais leve que isso. A ideia é aplicar uma camada fina do iluminador líquido antes da base, criando um acabamento naturalmente perolado na pele.
Além dessa dica incrível, nós temos um post com 6 passos para ter uma iluminada, que vão desde incluir dermocosméticos na rotina de skincare até práticas saudáveis que você pode transformar em hábitos. Corre lá para saber mais!
Curtiu o conteúdo sobre onde passar iluminador? Compartilhe o post com seus amigos e continue nos acompanhando para ficar por dentro das melhores dicas de maquiagem e beleza!