O ácido hialurônico é um dos ativos mais conhecidos no mundo do skincare e se tornou extremamente popular nas rotinas de pele das brasileiras.
É importante lembrar que nós possuímos o ácido hialurônico no nosso próprio organismo. Ele está presente na pele, nas cartilagens e até dentro dos nossos olhos, no humor vítreo. Suas principais funções são hidratação, lubrificação e a estabilização desses meios.
Com o passar dos anos a produção do ácido fica mais baixa, fazendo com que a pele perca elasticidade, promovendo o aparecimento de rugas e linhas de expressão, que são sinais comuns de qualquer pele madura.
A boa notícia é que, atualmente, existem vários tratamentos para atenuar as marcas do tempo e caminhar no sentido anti-horário do relógio biológico, e o ácido hialurônico é uma das alternativas.
Esse ativo, além de ser super hidratante, é uma opção de tratamento anti-envelhecimento.
Os benefícios do ácido hialurônico:
- Hidratar;
- Dar mais firmeza;
- Suavizar
- Iluminar;
- Contribuir para um efeito natural.
Você pode usar o ácido hialurônico de diversas formas, como em creme, gel, sérum ou até por via oral ou injetável.
Como adicionar o ácido hialurônico na sua rotina de skincare
Os cremes, géis ou séruns de ácido hialurônico atuam promovendo a hidratação da pele a partir da retenção de grandes quantidades de água, garantindo uma aparência mais firme e lisinha.
Sérum de ácido hialurônico
Os séruns são fluidos altamente concentrados em princípios ativos e, por ter uma textura leve, são rapidamente absorvidos pela pele.
Adicionar um sérum com ácido hialurônico na sua rotina vai garantir que sua pele fique mais iluminada e com um glow saudável.
Portanto, para que seu rosto tenha viço, aposte em ingredientes que sejam capazes de atrair e reter umidade, como o ácido hialurônico.
Você encaixa esse tipo de sérum em uma etapa intermediária entre a limpeza e a hidratação!
+ Confira 6 passos para ter uma pele iluminada.
Hidratante com ácido hialurônico
A hidratação é um passo fundamental para manter a beleza da pele, além de preservar a integridade da camada de proteção cutânea.
Os cremes com ácido hialurônico são ótimos para potencializar esse momento do skincare. E um fato importante é: todos precisam de hidratação na pele, até quem conta com a pele oleosa.
É importante não confundir com oleosidade. Hidratar é repor água na pele e não óleo.
+ Entenda a importância da hidratação aqui.
Preenchedores de ácido hialurônico
Todo o rosto pode ser tratado com preenchedores desse tipo de ácido.
O ácido hialurônico injetável é indicada para preenchimento de áreas da face como sulcos e linhas de expressão, podendo ser aplicado nas olheiras, cantos da boca, bigode chinês e lábios.
É também recomendado para o tratamento de cicatrizes de acne, definição de queixo e mandíbula, para atenuar olheiras e garantir hidratação da pele.
Este procedimento demora, em média, 30 minutos e os resultados surgem imediatamente após. Esses resultados podem persistir de 6 meses a 2 anos da data da aplicação. A absorção do produto depende de condições individuais do metabolismo de cada pessoa.
Suplementação com cápsulas de ácido hialurônico
As cápsulas e comprimidos de uso via oral contendo ácido hialurônico, garantem uma ação anti-envelhecimento, pois reparam os tecidos e colaboram para a manutenção da elasticidade da pele.
Em geral, sugere-se a ingestão de uma cápsula ao dia após uma das refeições.
Além disso, independentemente da finalidade, vale lembrar que o ácido hialurônico deve ser recomendado e orientado pelo médico dermatologista, uma vez que a forma de uso pode variar de acordo com o objetivo do tratamento e com a idade de cada paciente.
+ Entenda a suplementação de ácido hialurônico aqui.
Ácido hialurônico X ácido poliglutâmico
Algo que também está crescendo entre as rotinas de skincare é o uso do ácido poliglutâmico, que tem uma função similar ao ácido hialurônico.
O ácido poliglutâmico forma um filme umectante e com alto poder de retenção de água, até 4.000 vezes o seu peso, e é um forte aliado para o fortalecimento da barreira cutânea através da síntese de proteínas.
A diferença entre esses dois ácidos está na potência: o ácido poliglutâmico retém até 4 vezes mais a umidade cutânea do que o ácido hialurônico.
Mas vale entender qual produto é mais recomendado para o seu tipo de pele ou seu objetivo de tratamento em cada momento da sua rotina de skincare. Por isso, sempre converse com um dermatologista!
Gostou desse conteúdo? Entenda mais sobre ácido poliglutâmico e hidratação da pele aqui.