A renovação celular para uma pele muito mais jovem e bem cuidada começa com o ácido lático e fica ainda melhor quando associado com o restante do grupo dos AHAs (alfa-hidroxiácidos).
Os ácidos desse grupo são conhecidos esfoliantes químicos que agem nas células mais superficiais da pele. Mas o que ele tem de tão especial? Te contamos tudo no post de hoje!
Ácido lático: o AHA da lactose
O ácido lático é um composto originado da lactose (também produzido naturalmente pelo nosso corpo durante os exercícios). Hoje, já é possível consegui-lo por meio da fermentação da uva, do açúcar de cana, do amido e de alguns vegetais.
Como um alfa-hidroxiácido, o ácido lático tem propriedades esfoliantes e rejuvenescedoras. No entanto, suas moléculas são maiores, o que o torna mais suave do que os demais ácidos do grupo: ácido glicólico, ácido cítrico e ácido tartárico.
Uma curiosidade é que o ácido lático é essencial para gerar energia para o nosso corpo, mas, quando está em excesso, ele produz dores musculares e as famosas câimbras.
Esfoliação, renovação celular e hidratação
Sem dúvidas, a esfoliação, a renovação celular e a hidratação são os três principais benefícios do ácido lático, mas não são os únicos! Algo muito legal dele é que, por ser um ativo mais leve, é super recomendado para quem tem pele sensível. O ácido lático tem função de:
- Deixar a pele uniforme, firme e macia;
- Estimular a produção de ceramidas (ou seja, barreira de proteção!);
- Limpar os poros (o que significa que pode ser usado no tratamento de acne);
- Clarear a pele e melhorar a textura dela;
- Estimular o colágeno;
- Suavizar rugas e linhas finas;
- Conferir um brilho natural à pele.
Mais um benefício super característico desse ácido é sua capacidade de retenção de água na pele. Suas propriedades umectantes — vindas a partir do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele — ajudam a manter a derme hidratada e macia.
Como inserir o ácido lático no skincare
O momento do seu skincare ficará muito mais potente quando você incluir o ácido lático nele! Inclusive, se você nunca usou nenhum ácido na pele, esse é ótimo para começar. Ele é mais suave e menos propenso a provocar irritações, ou seja, também pode ser usado todos os dias.
Além de ser uma ótima opção para começar incluindo os ácidos na sua rotina de skincare, também é indicado para os tratamentos a longo prazo como um antecessor de ácidos mais fortes, como o ácido tartárico.
Vale lembrar de uma dica super importante: o indicado é passar qualquer tipo de ácido apenas no skincare noturno. Isso porque eles podem dar alguma reação quando expostos ao sol. Agora vamos ao passo a passo em si:
- Limpe muito bem a pele. Esse é o fator primordial de qualquer skincare (e até da preparação para a maquiagem), já que deixa a pele livre de impurezas e pronta para receber os produtos de cuidado com a pele;
- Aposte em um bom tônico. Esse passo serve para terminar a limpeza da pele e equilibrar o pH dela;
- Aplique o ácido lático. Algumas gotas já são suficientes para espalhar o produto por todo o rosto. Espere secar um pouco antes de passar para os próximos passos;
- É a vez dos seus outros séruns de tratamento. Agora que o lático já foi passado, você está livre para passar os demais produtos de tratamento que usa (não esqueça de verificar com a sua dermato se eles podem ser usados durante o tratamento com o ácido lático);
- Não deixe de hidratar o rosto — mesmo se você tiver a pele oleosa. Esse passo é super importante para repor a umidade da pele e manter o brilho e o viço que a gente ama;
- E, claro, para o dia seguinte: o protetor solar é essencial! Então, aplique uma camada generosa do produto mesmo se estiver nublado ou for ficar em uma sala na frente do computador. ?
Ativos que combinam com o ácido lático
Assim como você já sabe, a rotina de skincare se baseia em um conjunto de ativos que trabalham para te deixar com a pele super saudável e radiante. Mas não dá para ir misturando aleatoriamente cada ativo, caso contrário muitas alergias podem surgir.
Como não queremos ninguém com o rosto vermelho e machucado por aí, fizemos uma listinha dos ativos que podem ser combinados sem problemas com o ácido lático, olha só:
- Ácido hialurônico;
- Vitamina C;
- Niacinamida (vitamina B3);
- Ácido salicílico;
- Peptídeos.
Invista nos produtos certos!
Essa é uma dica que faz total diferença na hora de montar a sua rotina de skincare, já que estamos falando do cuidado com a sua pele, não é mesmo? Portanto, dê uma atenção especial à escolha dos ativos e dos produtos que você investe para prevenir complicações posteriores.
Continue aqui no blog para conhecer mais da nossa linha de skincare com AHA e BHA e entender por que esses serão seus produtos queridinhos em um futuro muito próximo!
A última dica que damos é sempre observar a descrição de cada produto Océane que for comprar para ter certeza que ele será o que você procura. Lá, você encontra os benefícios, como usar, composição e todas as informações que precisa. ?