Poucas pessoas sabem, mas aquela coloração rosa-avermelhada dos camarões, salmões e outros frutos-do-mar vem de apenas uma molécula chamada astaxantina. Essa propriedade natural tem uma poderosa ação antioxidante muito desejada por nós, meros humanos, para melhorar a aparência da pele e a saúde do organismo.
Outra ação poderosa desse carotenoide é a anti-inflamatória, ela atua como uma grande aliada na redução da inflamação crônica de baixo grau presente em várias condições de saúde, indo de diabetes a obesidade. Existem diferentes formas de levar ela até o seu corpo, as principais e mais seguras são através de alimentos, óleos e suplementos.
Ficou encantado com tantas vantagens do carotenoide? Spoiler: você ainda não viu nada, têm muitos outros benefícios e serventias dessa molécula para descobrir. No post de hoje, apresentaremos todas as principais informações para saber tudo o que precisa antes de incluir o antioxidante marinho na rotina de cuidados com o corpo, vamos lá!
Para que serve a astaxantina? Conheça os 5 benefícios do carotenoide!
Assim como a vitamina C, essa molécula vinda do mar é muito popular pela ação antioxidante que protege a pele dos radicais livres, geralmente, esses agentes químicos naturais são neutralizados pelo organismo, mas quando estão em excesso, geram prejuízos ao corpo, inclusive para a pele. Além desse fator, a astaxantina tem muitas vantagens que os olhos não veem. E nós vamos te contar quais são agora:
1. Aumenta a saúde ocular e cardiovascular
Os alimentos e os suplementos do carotenoide são excelentes para melhorar a saúde dos olhos porque auxiliam no estímulo à circulação sanguínea na retina. Além disso, contribui no alívio da pressão nessa região, fator importante para evitar o cansaço com o esforço prolongado da visão, em especial para quem trabalha horas a fio na frente do computador.
Outro ponto importante desse agente químico natural é a proteção do sistema cardiovascular, funciona assim: os nutrientes da molécula atuam para ajudar na proteção contra o acúmulo de placas de gordura nas artérias, ocasionando a doença conhecida como aterosclerose.
Se não tratada, essa aglomeração pode representar sérios riscos à saúde, afinal, existe a possibilidade de impedir a passagem do sangue para os órgãos. O resultado são doenças muito conhecidas: ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
2. Melhora o desempenho esportivo
Se você lê muitos conteúdos sobre a saúde da pele e do corpo, com certeza, já se deparou com algum artigo ressaltando a importância das atividades físicas para melhora da aparência e do funcionamento do organismo, certo? No caso da astaxantina, a estética é melhorada enquanto o desempenho nos exercícios aumentam.
Alguns estudos demonstraram que a molécula ajuda a reduzir a fadiga muscular, uma reação corporal que cria uma sensação de cansaço e de fraqueza os quais diminuem o rendimento durante os treinos. O carotenoide faz isso através da diminuição na aglomeração de um ácido bem popular no mundo do skincare: o ácido lático!
3. Fortalece o sistema imunológico
Não há dia ruim que não possa piorar com uma gripe ou resfriado, não é? E isso acontece muito quando o nosso sistema imunológico está enfraquecido. Além dessas populares doenças, outras infecções podem surpreender o nosso organismo quando estamos com a imunidade baixa, e a astaxantina pode te ajudar a melhorar essa situação.
O carotenoide amplia a quantidade de células de defesa do organismo, mais especificamente os linfócitos T e B, que diminuem o risco de infecções bacterianas, fúngicas, virais e parasitárias. Também auxiliam na recuperação mais rápida quando o corpo é exposto a esses patógenos — até parece um sonho!
4. Antioxidante poderoso para a pele
A astaxantina divide espaço com outras estrelas bem conhecidas pela ação antioxidante no skincare, como ácido ascórbico, vitamina E e ácido ferúlico. Agora, voltando o foco para nossa molécula do mar, ela ajuda na fotoproteção que resguarda a nossa epiderme dos efeitos nocivos da radiação solar, protegendo contra os raios UVA e UVB.
Outra ação poderosa do carotenoide é a neutralização dos radicais livres, esses são verdadeiros vilões quando o assunto são os sinais de envelhecimento precoce aparecendo no rosto, sem contar a hiperpigmentação e os danos celulares causados por eles. Os óleos faciais com a molécula ajudam a minimizar esses efeitos nocivos.
5. Promove a saúde do maior órgão do corpo humano
O antioxidante marinho é capaz de auxiliar na redução das linhas de expressão e no surgimento das rugas ao neutralizar a ação dos radicais livres, aumentar a proteção contra raios ultravioletas e aumentar a hidratação da pele. Esse nutriente é a escolha queridinha dos dermatologistas para o tratamento de doenças cutâneas, como o melasma.
Como incluir a astaxantina na rotina?
Se você ficou empolgado com todos os benefícios do antioxidante marinho, vamos te contar como incluí-la na rotina. Existem três formas principais: ingestão por meio de alimentos, consumo de suplementos e produtos tópicos de skincare, principalmente em textura líquida. Vamos começar detalhando quais são os alimentos ricos no ingrediente:
- Salmão;
- Camarão;
- Krill;
- Algas;
- Caranguejos;
- Algas marinhas;
- Lagosta;
- Microalgas.
Para as demais formulações, a recomendação geral é para consultar um dermatologista que te oriente da melhor forma de como realizar a suplementação do ingrediente em sua rotina.
Quais os efeitos colaterais do carotenoide?
Assim como qualquer ativo, é possível ter reações com o uso do carotenoide, algumas adversidades registradas são: descoloração da epiderme, mudanças na pigmentação dos olhos e inferência na absorção de outros nutrientes, principalmente minerais e lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.
Por isso, recomendamos o acompanhamento junto a um profissional para reavaliar os resultados e as reações ao utilizar continuamente quaisquer carotenoides, inclusive a astaxantina, viu?
Astaxantina para a pele: quais produtos combinar no skincare?
Esse antioxidante marinho pode ser combinado com outros ativos para potencializar a saúde e a beleza da pele, algumas indicações para uma rotina completa de skincare são:
- Limpeza: gel facial com extrato de ginseng;
- Área dos olhos: antissinais noturno com vitamina C e peptídeos;
- Tratamento específico: sérum de vitamina C;
- Produto especial: óleo com astaxantina;
- Hidratação: creme com ácido hialurônico ou ácido ascórbico;
- Proteção: protetor com fator acima de 50 FPS.
A etapa com o carotenoide pode ser modificada conforme a indicação do seu dermatologista. Todos esses produtos servem para potencializar os resultados com os sinais do envelhecimento, textura, pigmentação irregular e neutralizar os efeitos dos radicais livres na epiderme.
Chegamos ao fim deste conteúdo super completo sobre a astaxantina, uma molécula que atua como um poderoso antioxidante para a pele, fazendo verdadeiros milagres no rosto, no corpo e no organismo. Continue seu trajeto de aprendizagem ao conhecer quais são os passos da rotina de skincare matutina e noturna.
Nos vemos no próximo conteúdo, até logo!