Começar no mundo da skincare dá uma emoção, né? São tantos ativos, ácidos e cremes que a gente tem logo vontade de aplicar tudo de uma só vez para que os efeitos hidratantes, rejuvenescedores, antiacne sejam atingidos de uma só vez.
O que muita gente não sabe é que nem todos os ativos de skincare podem ser usados ao mesmo tempo, já que podem causar efeitos como ressecamento, sensibilidade ou mesmo inibir os efeitos positivos uns dos outros. Para te ajudar a entender melhor as misturas que podemos ou não fazer, acompanhe o post a seguir!
Quais ácidos podem ser usados juntos?
Primeiro vamos entender quais dos ativos de skincare que são parceiros, ou seja, podem ser usados juntos sem nenhum problema — e até melhoram os efeitos na sua pele:
Retinol + Niacinamida
Tá sentindo que a sua pele está precisando de uma rejuvenescida? Então, a combinação de retinol e niacinamida é potente! Se liga só: o retinol é o queridinho dos dermatos por aí para ajudar nesse quesito, e a niacinamida, por ser antioxidante, dá um boost na absorção e nos resultados prometidos pelo retinol.
O resultado? Colágeno sendo produzido a todo vapor e ações anti-inflamatórias na derme, garantindo aquela pele de pêssego, sabe?
Ácido ferúlico + Vitamina C
Esses dois ativos garantem ações antioxidantes na pele. Sabe o que isso significa? Uma pele com aparência mais lisinha e até com manchas amenizadas. T-U-D-O!
Confira também: Manchas no rosto: tipos, causas e tratamentos
Ácido hialurônico + Niacinamida
Sente a sua pele ressecada? Então, é hora de apostar no combo ácido hialurônico e niacinamida. Essa junção consegue devolver a hidratação da pele, garantindo mais viço e também a maciez que tanto gostamos.
Retinol + Ácido Hialurônico
Para quem quer uma pele mais firme, essa combinação dá o nome! O retinol ajuda no rejuvenescimento da pele e, junto do ácido hialurônico, gera um efeito de pele menos flácida e com mais colágeno, diminuindo sinais de expressão aparentes.
Posso usar dois séruns de uma vez?
Para uma melhor absorção da pele, o recomendado é utilizar apenas um sérum por vez. Dessa forma, o devido efeito de cada produto acontece sem a interferência de um segundo.
A nossa dica para quem quer usar dois séruns na rotina é inserir um no skincare matinal e outro no skincare noturno. Assim, você consegue aproveitar os efeitos de cada um sem nenhum problema!
Sérum
Pode misturar ácido hialurônico com ácido salicílico?
A resposta é positiva, pode confiar! Sabe por quê? Cada um faz uma ação que acaba complementando o outro. Ou seja, enquanto o ácido salicílico faz aquela esfoliação, o hialurônico surge para hidratar a pele que perdeu essa propriedade, um belo combo!
Atenção galera da pele oleosa e acneica, essa junção é perfeita para vocês. Além de o salicílico ter ativos anti-inflamatórios, a esfoliação também ajuda no controle da oleosidade. Já o hialurônico é bem levinho para hidratar, sem dar aquela sensação de pele grudenta, sabe? Aposte!
Tem problema usar ácido glicólico com retinol?
Já essa combinação não é a mais ideal, minha gente. A grande problemática é que os dois usados ao mesmo tempo, acabam ressecando muito a nossa pele, o que não é o que desejamos, certo? Você pode usar os dois no mesmo dia desde que sejam em momentos diferentes, como pela manhã e à noite.
A dica é esperar um intervalo de pelo menos seis horas entre os usos e também fazer a limpeza completa da pele quando for aplicar cada um — um gel de limpeza já é o suficiente!
Pode usar retinol e vitamina C juntos?
Atenção: outro combo que causa ressecamento é usar o retinol com vitamina C. Isso acontece porque essa mistura chega a alterar até o pH da nossa derme e causar a perda da hidratação.
Se essa junção ainda tiver a adição de peróxido de benzoíla — muito presente em produtos para acne — tem os efeitos de ambos os produtos anulados. Ou seja, sem o efeito antioxidante da vitamina C e nem o rejuvenescimento do retinol.
#DicaOceane: para quem usa os famosos Alfa-Hidroxiácidos (AHAs) não é indicado misturá-los com o retinol ou vitamina C, pois reações da pele podem acontecer.
O que não pode misturar com niacinamida?
Não é muito recomendado que se misture a vitamina C com a niacinamida, já que o primeiro ingrediente pode ser um pouco instável, não trazendo bons resultados com a niacinamida.
Outros antioxidantes também não são indicados de serem misturados com a niacinamida, afinal, acabam tendo a mesma função e fazendo o mesmo efeito.
Combinações anotadas?
Depois dessa, esperamos que a junção de diferentes compostos tenha ficado mais simples de se entender. Qualquer dúvida, sempre é válido checar o post para não ter nenhum resultado inesperado.
Se o uso de ácidos te interessou, conheça também uma técnica que vem bombando conhecida como skin cycling, que promete ajudar na renovação da barreira cutânea. Acesse e fique por dentro!