Já conhece o poder do bakuchiol?
Vem entender tudo sobre esse ativo pouco conhecido, mas muito poderoso!
O que é o bakuchiol?
O Bakuchiol é uma substância natural encontrada em diferentes plantas, mais comumente nas sementes da Psoralea corylfolia. Essa planta é usada na medicina tradicional chinesa e indiana para tratar algumas doenças de pele.
O Bakuchiol demonstrou possuir propriedades antiproliferativas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele parece ter como alvo várias vias celulares semelhantes às dos retinoides tópicos e o estímulo de colágeno e de enzimas da matriz extracelular, componente que une e fixa as células para formarem o tecido.
+ Colágeno: conheça a importância e os benefícios
Quando utilizamos retinoides?
Os retinoides são bastante utilizados para o tratamento da acne, hiperpigmentação pós inflamatória e rugas.
Uma vantagem do bakuchiol seria a de não causar efeitos adversos como ardência e descamação podendo ser usado, em alguns casos, em pacientes com pele sensível.
Um estudo publicado no British Journal of Dermatology comparou o uso tópico de retinol aplicado 1x ao dia e do bakuchiol aplicado 2x ao dia em 44 pacientes, ao longo de 12 semanas.
Ele demonstrou que o bakuchiol é uma opção efetiva e mais bem tolerada no tratamento do fotoenvelhecimento e de manchas por inibir a produção de melanina.
Quem pode usar bakuchiol?
O bakuchiol pode ser utilizado no skincare por todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis, porém é sempre importante consultar seu dermatologista caso possua alguma condição de pele como rosácea.
Ele pode ser usado em veículos diferentes de acordo com a necessidade do paciente, como cremes para uma ação mais hidratante ou séruns, que são mais leves e fluidos.
Pode ser utilizado duas vezes ao dia, o que significa que é seguro para ser usado durante o dia.
Lembre-se sempre de usar proteção solar adequada pois ela faz parte do tratamento e prevenção do fotoenvelhecimento e manchas, além é claro, do câncer de pele.
Gostou desse post?