Qual foi a última ação de autocuidado que você fez? E, aqui, tudo conta: como a execução de uma rotina de skincare, boa alimentação, sair para correr e até se hidratar corretamente. Nem sempre a gente lembra, mas o nosso corpo precisa sair do automático para desfrutar de bons momentos sozinho ou acompanhado.
A massagem facial é uma dessas formas de relaxar o corpo e a mente e pode ser realizada como uma automassagem ou feita em alguém especial. Para isso, você precisa compreender direitinho sobre o assunto. Faremos isso neste post. Preparado? Então, vamos lá!
O que é massagem facial?
A massagem no rosto explora técnicas específicas para a face, e isso é feito de diferentes formas, por exemplo, aplicar pressão com os dedos e incluir pedras que intensificam o relaxamento. Existem diferentes tipos de técnicas para serem aplicadas, desde as simples até as mais avançadas, isso significa que todas as pessoas podem iniciar sua jornada de desestresse facial.
Os movimentos no rosto são perfeitos para pessoas que:
- Sofrem com a tensão muscular;
- Buscam relaxamento instantâneo;
- Desejam aliviar o estresse;
- Almejam melhorar o aspecto da pele;
- Têm bruxismo;
- Sofrem com a Disfunção da Articulação Temporomandibular (TMJ);
- Possuem dores de cabeça e enxaqueca.
É importante salientar que existem situações em que a massagem na face é contraindicada, é o caso de pessoas que passaram por tratamentos estéticos recentemente, como o peeling, botox e cirurgias no rosto. Fora essas situações, a massagem cai bem para qualquer idade e momento!
Como fazer massagem facial?
Antes de tudo, precisamos entender que a massagem no rosto vai além dos movimentos executados, pois tem relação com a experiência. Por isso, a primeira etapa é preparar o ambiente, e você pode fazer isso através de velas aromáticas ou óleos essenciais em aromatizadores. As melhores fragrâncias para isso são: lavanda, camomila e hortelã-pimenta.
Depois, faça a higienização do rosto para remover as impurezas e abrir caminho para os demais produtos usados durante a sessão de massagem. Use sabonetes ou géis de limpeza para realizar esta etapa. Já o próximo passo é escolher um hidratante facial para as mãos deslizarem com facilidade na face.
Com tudo preparado, é só seguir estes passos:
- Faça movimentos circulares por todas as regiões faciais, são 10 movimentos por localidade;
- Movimente as mãos de dentro para fora da face, sempre na direção superior do rosto;
- Leve as técnicas para a área do pescoço para ampliar o relaxamento.
Quais são os pontos relaxantes no rosto?
Investir nos pontos relaxantes do rosto deixa a massagem mais profissional e aumenta o alívio de estresse, para isso, é importante conhecer os pontos de relaxamento da face, são eles:
- Yintang ou terceiro olho: localizado entre as sobrancelhas. Aplicar uma pressão suave aqui ajuda a acalmar a mente e promover a clareza mental;
- Pontos Si Bai: estão nas maçãs do rosto, logo abaixo das têmporas. A massagem deste local ajuda a aliviar a tensão nas bochechas e promover o relaxamento facial;
- Yingxiang ou pontos de alívio nasal: posicionado na linha lateral do nariz. Quando massageados, amenizam a congestão nasal;
- Tian Zhu: situado na parte de trás da cabeça, onde o crânio encontra o pescoço. É ideal para aliviar o tensionamento no pescoço e nos ombros, sendo assim, proporciona uma sensação de relaxamento profundo.
O que usar para fazer a massagem no rosto?
A massagem relaxante no rosto precisa de alguns dois itens essenciais. O primeiro da lista são os géis de limpeza que contribuem com a retirada de impurezas do rosto, deixando a pele prontinha para receber o próximo passo: a hidratação.
O hidratante facial facilita o deslizamento das mãos durante a massagem facial, além de ter diversos benefícios para a pele, como melhorar a barreira cutânea, prevenir o envelhecimento da derme, melhorar a aparência do rosto e repor a água perdida naturalmente pelo corpo.
Além dessas etapas essenciais, você pode incluir massageadores faciais para otimizar ainda mais os resultados. Esses acessórios são perfeitos para reduzir o inchaço e amenizar a tensão muscular no rosto. Inclua essa etapa na sua rotina de skincare para colher ainda mais benefícios e deixar o rosto radiante.
Quais são os benefícios da massagem no rosto?
Imagine a seguinte situação: chegar em casa depois de um dia relaxante e se jogar em uma rotina de autocuidado! É prazeroso só de pensar, não é? Essa sensação maravilhosa que você pensa é um dos grandes benefícios da massagem facial. Além disso, existem outras vantagens, e falaremos de cada uma delas abaixo:
Ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação
Os movimentos suaves da massagem facial podem estimular a circulação sanguínea e linfática na área do rosto. Isso auxilia a aumentar o fluxo de sangue e a remover o excesso de fluidos e toxinas que contribuem na diminuição do inchaço e da inflamação.
Previne rugas
Quem não quer manter um aspecto jovem na pele por mais tempo? A massagem facial ajuda a estimular a síntese de colágeno¹, ainda, retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão, tudo isso é capaz de deixar o aspecto do rosto muito saudável e com viço maravilhoso.
Estimula a circulação sanguínea
Assim como acontece com o resto do corpo, o ato de massagear a região ativa a circulação da região, estimulando o metabolismo celular a trabalhar de forma mais ativa¹. Com isso, o inchaço da face e o aspecto da pele são melhorados instantaneamente.
Atua com ação anti-idade
Outro benefício incrível proporcionado pela massagem no rosto é deixar a sua pele com um aspecto jovial. Isso ocorre porque os movimentos com as mãos auxiliam na recuperação e renovação diária da epiderme¹.
Chegamos ao fim de mais um conteúdo incrível, por aqui, você descobriu tudo sobre a massagem facial, quais os benefícios e como fazê-la. Aproveite para entender como realizar um spa day sem sair de casa. Nos vemos no próximo post, até lá!
Referências
¹ HANNIBAL, D. D.; CORRÊA, M. A.; ANTÔNIO, F. D. Os benefícios das massagens faciais: bambu, conchas, modeladora, relaxante. Univali, [2023