Nós sabemos que as estrias podem despertar várias emoções e sentimentos que atrapalham nosso dia a dia, alguns exemplos são insegurança, vergonha e frustração. É nesse momento que pensamos: “como acabar com estrias?”.
E a verdade é que não existe tratamento 100% eficaz em eliminar as cicatrizes para sempre, mas nós selecionamos os métodos que chegam quase lá. Com adequações na rotina e o uso de produtos ricos em ativos especiais, você ameniza e previne o aparecimento das cicatrizes na pele.
Vamos te contar, agora, nove formas de adequar a sua rotina para garantir uma pele radiante e marcações suaves — descubra!
1. Use cremes e loções
Glicólico, ácido retinóico e vitamina C são os melhores exemplos de ativos poderosos na prevenção e suavização das cicatrizes na pele.
Cremes e loções que contam com formulações ricas nessas substâncias vão promover a produção de colágeno na pele, isso é super importante para melhorar a elasticidade, resistência e textura da derme.
Aliás, os ácidos são ótimos para tratar quaisquer manchas que aparecem no corpo, viu? A formulação promove a renovação celular, sendo responsável por remover as células mortas e revelar uma camada nova de pele.
Pode até não parecer, mas isso ajuda (e muito) na produção de elastina e colágeno. Além de contribuir para neutralizar as linhas expressivas corporais.
2. Massageie o local
Essa dica é aquele combo que une o útil ao agradável, afinal, as massagens locais servem para acabar com as estrias e, de quebra, relaxam o corpo — sendo uma das melhores soluções para gestantes evitarem as cicatrizes longas.
E aí vai algumas orientações para esse momento:
- Faça movimentos circulares leves;
- Passe as mãos aplicando força de baixo para cima;
- Repita o processo da direita para esquerda;
- Inclua até cinco repetições diárias na rotina.
3. Hidrate a localidade com frequência
As estrias se formam quando a pele é esticada de forma repentina, e isso pode ocorrer por vários motivos: desenvolvimento corporal, crescimento rápido, ganho de peso, período gestacional, fatores genéticos e uso prolongado de corticosteroides.
Quando as camadas de tecido corporal estão hidratadas, ela se torna mais resistente a modificações. Isso ocorre porque a hidratação aumenta a elasticidade e promove a regeneração celular — essenciais para prevenir e tratar.
4. Faça tratamentos estéticos
Os tratamentos estéticos vão ajudar a diminuir os incômodos com as marcações aparentes. Existem inúmeras alternativas no mercado que podem ser usadas para tratar todos os tipos de estrias. São eles:
- Microagulhamento;
- Striort;
- Mesoterapia
- Carboxiterapia;
- Endolaser;
- Peeling.
O peeling tem inúmeros benefícios que vão muito além, afinal, também contribuem para melhorar as acnes, minimizar as manchas e contribuir com a textura da derme. Esse procedimento é muito popular por tratar rugas, envelhecimento precoce e ressecamento.
5. Pratique exercícios físicos
Todo mundo já está acostumado a ouvir que a prática regular de atividades físicas faz muito bem para a saúde física e mental. E a pele também entra nessa lista infinita de benefícios dos exercícios.
Neste caso, a movimentação corporal estimula a produção de colágeno, ajuda na manutenção do peso, melhora a circulação sanguínea, reduz o estresse e aumenta a elasticidade da derme — um combo de vantagens!
6. Tenha uma dieta equilibrada
Até aqui, você já notou que uma rotina de cuidados com a saúde corporal contribui para eliminar as estrias, não é? A alimentação balanceada pode entrar no checklist de formas eficientes de prevenir e tratar as marcações corporais.
E o motivo é simples: os alimentos fornecem vitaminas e minerais essenciais para:
- Ampliar a produção de colágeno;
- Manter a pele hidratada;
- Proteger contra danos dos radicais livres;
- Reduzir a inflamação na derme;
- Estimular a regeneração celular.
Manter uma alimentação balanceada ajuda na manutenção da saúde corporal, sendo assim, evita aquele cansaço pertinente, dores musculares frequentes e retenção de líquidos. Existem dicas valiosas para aderir a uma rotina alimentar para desinflamar o corpo — conheça!
7. Proteja a área dos raios UVs
Entre todas as dicas, com certeza, essa é a mais importante. Afinal, expor a área pode deixar as estrias mais visíveis. Por isso, o conselho é aquele que você já conhece: passe protetor solar todos os dias.
A indicação serve para hidratar a pele no verão, mas também deve ocorrer nos dias frios e pouco sol. Isso vai favorecer a produção de colágeno. Outra solução viável é o uso de peças mais longas para evitar a exposição direta da área com os raios solares.
8. Mantenha uma rotina de cuidados
A prevenção é a sua maior aliada na hora de evitar o aparecimento das cicatrizes. Cuide da sua alimentação, coloque o seu corpo para se movimentar regularmente e adquira o hábito de passar cremes hidratantes todos os dias.
9. Passe maquiagem para amenizar as estrias
Caso o seu incômodo com as cicatrizes lineares seja grande, você pode optar por camuflá-las com maquiagem. E para alcançar um resultado eficaz e super natural, é necessário seguir um passo a passo:
- Prepare a pele ao limpar e hidratar a área;
- Aplique corretivo ou base de média cobertura;
- Use o pó translúcido para dar um acabamento natural.
O que achou dessas dicas incríveis de como acabar com as estrias? Que tal mais um conselho: inicie aos poucos a readequação da sua rotina para incluir essas formas de tratar e prevenir as marcações. Te esperamos no próximo conteúdo, até lá!