blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como acabar com estrias? 9 formas para amenizar

Cremes, massagens, tratamentos, alimentos e maquiagens são algumas formas de tratar e prevenir as cicatrizes — descubra como colocar em prática.

Redação Océane

21/11/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Pessoa com estrias na região da barriga.

Nós sabemos que as estrias podem despertar várias emoções e sentimentos que atrapalham nosso dia a dia, alguns exemplos são insegurança, vergonha e frustração. É nesse momento que pensamos: “como acabar com estrias?”.

E a verdade é que não existe tratamento 100% eficaz em eliminar as cicatrizes para sempre, mas nós selecionamos os métodos que chegam quase lá. Com adequações na rotina e o uso de produtos ricos em ativos especiais, você ameniza e previne o aparecimento das cicatrizes na pele.

Vamos te contar, agora, nove formas de adequar a sua rotina para garantir uma pele radiante e marcações suaves — descubra!

Foto de uma pessoa com estrias brancas.

1. Use cremes e loções

Glicólico, ácido retinóico e vitamina C são os melhores exemplos de ativos poderosos na prevenção e suavização das cicatrizes na pele.

Cremes e loções que contam com formulações ricas nessas substâncias vão promover a produção de colágeno na pele, isso é super importante para melhorar a elasticidade, resistência e textura da derme.

Foto da loção hidratante e da loção esfoliante corporal da Océane.

Aliás, os ácidos são ótimos para tratar quaisquer manchas que aparecem no corpo, viu? A formulação promove a renovação celular, sendo responsável por remover as células mortas e revelar uma camada nova de pele.

Pode até não parecer, mas isso ajuda (e muito) na produção de elastina e colágeno. Além de contribuir para neutralizar as linhas expressivas corporais.

2. Massageie o local

Essa dica é aquele combo que une o útil ao agradável, afinal, as massagens locais servem para acabar com as estrias e, de quebra, relaxam o corpo — sendo uma das melhores soluções para gestantes evitarem as cicatrizes longas.

E aí vai algumas orientações para esse momento:

  • Faça movimentos circulares leves;
  • Passe as mãos aplicando força de baixo para cima;
  • Repita o processo da direita para esquerda;
  • Inclua até cinco repetições diárias na rotina.

3. Hidrate a localidade com frequência

As estrias se formam quando a pele é esticada de forma repentina, e isso pode ocorrer por vários motivos: desenvolvimento corporal, crescimento rápido, ganho de peso, período gestacional, fatores genéticos e uso prolongado de corticosteroides.

Quando as camadas de tecido corporal estão hidratadas, ela se torna mais resistente a modificações. Isso ocorre porque a hidratação aumenta a elasticidade e promove a regeneração celular — essenciais para prevenir e tratar.

Foto de uma modelo aplicando um creme hidratante corporal no braço.

4. Faça tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos vão ajudar a diminuir os incômodos com as marcações aparentes. Existem inúmeras alternativas no mercado que podem ser usadas para tratar todos os tipos de estrias. São eles:

  • Microagulhamento;
  • Striort;
  • Mesoterapia
  • Carboxiterapia;
  • Endolaser;
  • Peeling.

O peeling tem inúmeros benefícios que vão muito além, afinal, também contribuem para melhorar as acnes, minimizar as manchas e contribuir com a textura da derme. Esse procedimento é muito popular por tratar rugas, envelhecimento precoce e ressecamento.

5. Pratique exercícios físicos

Todo mundo já está acostumado a ouvir que a prática regular de atividades físicas faz muito bem para a saúde física e mental. E a pele também entra nessa lista infinita de benefícios dos exercícios.

Neste caso, a movimentação corporal estimula a produção de colágeno, ajuda na manutenção do peso, melhora a circulação sanguínea, reduz o estresse e aumenta a elasticidade da derme — um combo de vantagens!

6. Tenha uma dieta equilibrada

Até aqui, você já notou que uma rotina de cuidados com a saúde corporal contribui para eliminar as estrias, não é? A alimentação balanceada pode entrar no checklist de formas eficientes de prevenir e tratar as marcações corporais.

E o motivo é simples: os alimentos fornecem vitaminas e minerais essenciais para:

  • Ampliar a produção de colágeno;
  • Manter a pele hidratada;
  • Proteger contra danos dos radicais livres;
  • Reduzir a inflamação na derme;
  • Estimular a regeneração celular.

Manter uma alimentação balanceada ajuda na manutenção da saúde corporal, sendo assim, evita aquele cansaço pertinente, dores musculares frequentes e retenção de líquidos. Existem dicas valiosas para aderir a uma rotina alimentar para desinflamar o corpo — conheça!

7. Proteja a área dos raios UVs

Entre todas as dicas, com certeza, essa é a mais importante. Afinal, expor a área pode deixar as estrias mais visíveis. Por isso, o conselho é aquele que você já conhece: passe protetor solar todos os dias.

A indicação serve para hidratar a pele no verão, mas também deve ocorrer nos dias frios e pouco sol. Isso vai favorecer a produção de colágeno. Outra solução viável é o uso de peças mais longas para evitar a exposição direta da área com os raios solares.

8. Mantenha uma rotina de cuidados

A prevenção é a sua maior aliada na hora de evitar o aparecimento das cicatrizes. Cuide da sua alimentação, coloque o seu corpo para se movimentar regularmente e adquira o hábito de passar cremes hidratantes todos os dias.

9. Passe maquiagem para amenizar as estrias

Caso o seu incômodo com as cicatrizes lineares seja grande, você pode optar por camuflá-las com maquiagem. E para alcançar um resultado eficaz e super natural, é necessário seguir um passo a passo:

  • Prepare a pele ao limpar e hidratar a área;
  • Aplique corretivo ou base de média cobertura;
  • Use o pó translúcido para dar um acabamento natural.

O que achou dessas dicas incríveis de como acabar com as estrias? Que tal mais um conselho: inicie aos poucos a readequação da sua rotina para incluir essas formas de tratar e prevenir as marcações. Te esperamos no próximo conteúdo, até lá!

compartilhe