blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como secar espinha? 10 dicas para melhorar a aparência da acne

Redação Océane

30/04/2025

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

modelo com espinha

Quem tem pele oleosa ou acneica sabe o quanto é desafiador lidar com as espinhas, especialmente quando elas aparecem de última hora, como antes de um evento importante. Quando isso acontece, é natural procurar soluções rápidas para amenizar a aparência das inflamações, mas, ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado para não prejudicar o rosto.

Se você já tentou de tudo, como pasta de dente ou receitas caseiras, e não obteve os resultados esperados. A boa notícia é que existem soluções rápidas e seguras, criadas especialmente para tratar a acne e melhorar a aparência das espinhas, sem agredir a pele. Venha conhecer dicas eficazes de como secas as espinhas. Let’s go, oceaners!

1. Faça uma limpeza profunda

Para aprender como secar espinha é preciso garantir que a pele esteja limpa. A limpeza adequada remove impurezas, excesso de oleosidade e até células mortas que podem contribuir para o surgimento da acne. Escolha um gel de limpeza facial específico para o seu tipo de pele e lave o rosto delicadamente, fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos.

Evite usar esponjas ou toalhas, pois podem ser abrasivas e irritar o rosto. Lembre-se: a limpeza deve ser feita tanto pela manhã quanto à noite!

gel de limpeza profunda

2. Aplique uma compressa morna na área da espinha

Pode parecer algo simples, mas essa dica faz toda a diferença. Uma compressa morna ajuda a abrir os poros, facilitando a ação do produto antiacne. Pegue um pano limpo, umedeça com água morna e aplique sobre a área afetada por 5 a 10 minutos. Isso vai ajudar a amolecer a espinha e acalmar a inflamação, além de permitir que o produto que você aplicar a seguir penetre melhor.

3. Realize uma esfoliação suave

A esfoliação é superimportante para manter a pele livre de células mortas que podem obstruir os poros. No entanto, é essencial que você escolha um esfoliante facial suave para não causar irritação ou inflamação, principalmente nas áreas afetadas pelas espinhas.

Use um esfoliante facial com partículas finas e delicadas. Aplique o produto com movimentos circulares, de forma suave, no rosto todo, mas evite passar nas espinhas diretamente, pois a fricção pode agravar a inflamação. Após esfoliar, enxágue bem a pele.

Esfoliante

4. Tonifique a pele

A tonificação é um passo que muitas pessoas ignoram, mas é fundamental para quem busca como secar espinha rápido e de forma eficaz. O tônico facial ajuda a equilibrar o pH da pele, remover as impurezas restantes e ainda controlar a oleosidade.

Aplique um tônico facial suave com um algodão, de preferência sem álcool, para evitar que a pele fique seca. Passe suavemente por todo o rosto, focando nas áreas onde há mais tendência a oleosidade, como a zona T (testa, nariz e queixo).

Isso vai ajudar a reduzir a inflamação das espinhas e evitar novas espinhas. Se sua pele for sensível, a água micelar pode ser uma ótima alternativa ao tônico tradicional, pois ela também remove as impurezas, só que sem agredir a face.

tonico facial oceane

5. faça um tratamento localizado

Produtos de skincare com ácido salicílico, peróxido de benzoíla e enxofre, por exemplo, são ótimos aliados para combater as espinhas e acelerar o processo de cicatrização. Aplique o produto diretamente sobre a espinha, de preferência à noite, antes de dormir.

Evite espalhar o tratamento por todo o rosto. A ideia é tratar as espinhas de forma pontual para não ressecar as áreas saudáveis. Não toque ou esprema as espinhas! Isso pode piorar a inflamação e até deixar cicatrizes. Use o tratamento regularmente para resultados rápidos e eficazes.

6. Hidrate o rosto

Apesar da espinha estar em uma fase mais agressiva, não podemos esquecer de hidratar a pele. Muitas pessoas acreditam que, se a pele estiver oleosa ou com acne, é melhor evitar hidratantes, mas isso é um erro! Essa etapa ajuda a manter o equilíbrio e a regeneração da camada externa da face, além de prevenir o ressecamento causado pelos produtos usados para tratar a acne.

Isso também faz parte de como secar espinha de forma natural, pois a hidratação mantém a pele saudável. Escolha ativos hidratantes para o seu tipo de pele e que não sejam comedogênico, isto é, que não vão obstruir os poros, e opte por fórmulas leves, com texturas gel-creme ou em gel, especialmente se a sua pele for oleosa.

7. Aplique protetor solar todos os dias

É muito comum que, ao tratar espinhas, as pessoas esqueçam da proteção solar. Porém, os tratamentos que secam a acne podem deixar a pele mais sensível ao sol, o que pode piorar as manchas e até causar novas inflamações.

Escolha um protetor solar específico para peles oleosas ou com tendência a acne. Ele deve ser de preferência oil-free e ter uma textura leve. Aplique generosamente no rosto e não se esqueça do pescoço e colo. Mesmo em dias nublados, a proteção é essencial para prevenir manchas faciais e o envelhecimento precoce da face.

8. Evite espremer as espinhas

Sim, sabemos que é tentador, mas não, não aperte a espinha! Espremê-la pode aumentar a inflamação, piorar a acne e até deixar cicatrizes. Quando você espreme a espinha, também pode empurrar as bactérias para o interior da pele, causando mais infecção. O melhor é deixá-la secar naturalmente, com o auxílio dos tratamentos, e ter paciência.

9. Utilize adesivos secativos

Uma solução prática e eficaz para secar as espinhas são os adesivos da linha antiacne da Océane, que são perfeitos para essa etapa. Eles ajudam a acelerar o processo de secagem das espinhas, formando uma camada protetora sobre a acne e protegendo a área contra o contato com as mãos ou o ambiente

10. Tenha paciência

O processo de secar uma espinha leva tempo, e você não vai ver resultados milagrosos de um dia para o outro. Normalmente, leva de 2 a 3 dias para a espinha começar a desaparecer, mas em casos severos, o processo pode durar mais.

Mantenha-se firme no cuidado diário da sua pele e continue com o tratamento. Evite pular etapas ou aplicar múltiplos produtos em excesso, pois isso pode causar novas irritação. A paciência é fundamental em qualquer processo de como secar espinha de forma natural.

Agora que você já sabe como secar espinha corretamente e cuidar da sua pele, que tal conhecer os melhores produtos de skincare que realmente funcionam? Clique já e confira o nosso conteúdo, até logo!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos para skincare oceane

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane