blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Cravos: o que são, tipos e como se livrar deles rápido!

Os comedões surgem quando os poros ficam obstruídos por impurezas, como sujeiras e oleosidade. Venha descobrir como se livrar deles com segurança!

Redação Océane

07/07/2023

9 min de leitura

Redação Océane

9 min de leitura

nariz com cravos

Os cravos são chatos e parecem que nunca vão realmente embora, né? Você acorda em um belo dia, e voilà, eles estão ali. Mas saiba que é possível acabar com essas inflamações, e as informações certas são a chave para realizar um tratamento eficiente para combater esses cravinhos.

E você não está sozinho nessa, nós da Océane preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre as inflamações cutâneas: o que são, tipos, tratamentos, ativos eficazes e mitos sobre o assunto. Pegue o papel e a caneta para anotar tantas descobertas, vamos lá!

O que são os cravos?

Você pode ouvir falar deles por diferentes nomes: cravos, comedões e inflamações cutâneas. Todas essas nomenclaturas se referem a lesões que ocorrem na parte interna do rosto. E surgem sempre quando os folículos pilosos (poros para os mais íntimos) ficam obstruídos por impurezas, como sebo, células mortas e bactérias.

Os cravos costumam aparecer em regiões mais oleosas da face, como a zona T, que contempla testa, nariz e queixo. Entretanto, também surgem no corpo, principalmente no colo, no peito e nas costas.

Todos os tipos de pele são propensos a ter cravinhos, mas a epiderme oleosa tem maiores riscos. Isso ocorre porque a produção excessiva de oleosidade aumenta as chances dos poros ficarem obstruídos. E o resultado você já sabe: cravos no rosto!

pele com cravos branco

É cravo ou filamento sebáceo? Entenda as diferenças

Muitas pessoas confundem os filamentos sebáceos com os cravos, é compreensível, até porque ambos têm uma estética bem parecida. Mas isso é papo para daqui a pouco, antes você precisa entender a diferença deles.

Os comedões referem-se a obstrução dos poros causadas pelo acúmulo de sebo, células mortas da pele e, até mesmo, bactérias. Podem aparecer em duas colorações: pretos e brancos. Já os tampões sebáceos são condições naturais e, muitas vezes, irreversíveis que nascem pelo acúmulo de impurezas na pele, inclusive sebo.

Os cravinhos na pele são mais simples de serem tratados que os filamentos, viu? Agora, você já está preparado para entender a diferença estética dos cravos e tampões:

  • Cravos: apresentam pontos em tamanhos irregulares nas cores preta ou branca;
  • Filamentos sebáceos: trazem pontinhos em tamanhos iguais, geralmente, na cor cinza.

Fique em frente a um espelho e repare nos tamanhos e na cor das manchas que aparecem no seu rosto. A partir disso, você terá uma boa base para descobrir se são filamentos ou lesões cutâneas. Consulte um dermatologista para ter um diagnóstico preciso e indicações de tratamento personalizado!

pele com cravos pretos

Conheça os 2 tipos de cravos que você pode ter

As inflamações podem surgir em círculos de tamanhos desiguais em tons de preto e branco. A coloração indica a motivação para o surgimento das lesões na epiderme. Venha descobrir mais detalhes dos tipos de cravo!

Cravos fechados: os comedões brancos

O cravo branco é uma erupção da pele formada quando os poros estão entupidos, que ocorrem devido a sujeirinhas, como excesso de sebo, células mortas e outras impurezas. São como “espinhas não inflamadas” que se formam na região do nariz, testa, bochecha e queixo.

O tamanho varia muito para cada pessoa, em alguns casos, são quase imperceptíveis. Embora esse tipo seja como inflamações que ainda não estão maduras, precisam de atenção, viu?

Cravos abertos: os comedões pretos

Já o cravo preto é uma versão madura e incômoda dessa condição de pele. A formação é igual: ocorre por conta dos poros obstruídos, mas é uma variação aberta do cravo que já passou pelo processo de oxidação. Todo esse processo resulta na coloração mais escura.

Diferente da versão branca, os comedões pretos são bem mais visíveis, algo que atrapalha muito esteticamente. Mas há uma boa notícia aqui: ele deixa os poros abertos, então é bem mais fácil de ser removido!

7 práticas e ativos para tirar os cravos do rosto

O tratamento para a remoção dos cravos do rosto deve ser contínuo para ter efeitos duradouros. Vem descobrir como fazer isso.

1. Aposte no ácido salicílico

Os produtinhos com ácido salicílico são perfeitos para acabar com os cravos, porque ajudam a controlar a oleosidade da pele — uma das principais causas do aparecimento desses comedões. Além disso, esse composto é responsável por reduzir a queratina do rosto, uma substância gordurosa que obstrui os poros.

Ah, e o ácido salicílico ainda remove as impurezas da cútis, como as células mortas e outras sujeirinhas, porque tem ação esfoliante. É tudo de bom!

2. Use máscaras faciais para remover cravinhos

As máscaras faciais possuem ação detox, ou seja, limpam as camadas mais profundas da pele, removendo toda gordura e tóxicos. E, quando usada regularmente, essas queridas previnem o aparecimento de cravinhos na face. Você pode optar por máscaras com:

  • Ácido salicílico;
  • Carvão ativado;
  • Argila;
  • Chá-verde;
  • Centella asiática.
  • Extrato de pepino;
  • Vitamina B3.

Esses produtos são simples de incluir na rotina, afinal, não devem ser usados todos os dias. Opte por utilizar uma ou duas vezes por semana para resultados mais poderosos.

3. Aplique produtos com retinol

O retinol também é um produto sensacional para eliminar cravos e acnes. Esse composto é um esfoliante muito eficiente que remove as células mortas e promove a renovação celular. Além disso, o ativo melhora a firmeza e reduz as linhas de expressão. É um combo: resolve dois problemas com um cosmético só!

máscara facial cica

4. Realize esfoliações regularmente

As esfoliações são aliadas da pele, sejam elas químicas, físicas ou enzimáticas. Essa prática promove a renovação celular, limpeza dos poros e remoção dos cravos.

Na hora de escolher o produto ideal, considere as necessidades para o seu tipo de pele e os ativos presentes na formulação, os melhores são: ácido salicílico, vitamina B3 e aloe vera. Realize a esfoliação pelo menos uma vez por semana, e sempre siga as regrinhas descritas na embalagem do produto, tá?

5. Invista cosméticos com AHAs e BHAs

Além do ácido salicílico, os AHAs e BHAs, como ácido glicólico e o cítrico, são esfoliantes de origem natural e são ótimos para prevenir e tratar os cravos, tanto os brancos quanto os pretos.

Essas substâncias atuam para evitar a proliferação de bactérias na derme, removem as células mortas e sujeiras, controlam a oleosidade e contornam o acúmulo de sebo nos poros.

sérum com retinol e niacinamida

6. Passe o tônico facial para tirar cravo

A tonificação é outra etapa do skincare super importante para o controle das lesões cutâneas, já que esses cosméticos agem para limpar intensamente, remover todos os resíduos de maquiagem e outras impurezas presentes na pele. Ou seja, fica muito mais difícil os poros ficarem entupidos, sendo assim, os cravos não se formam.

Você pode usar os tônicos todos os dias, até duas vezes, para ficar com a face radiante!

7. Mantenha a pele sempre limpa

Por fim, mas não menos importante, é essencial manter a derme limpa, especialmente antes de deitar. Dormir de make? Jamais! Faça uma higienização bem feita com dermocosméticos de limpeza, e você verá que a aparência do seu rosto melhorou muito.

E, claro, sempre que possível invista em uma limpeza mais profunda, com um profissional. Assim, os cravos presentes serão removidos da raiz e você poderá manter a cútis cuidada com um bom cronograma de skincare.

esfoliante líquido AHA e BHA

Como secar os cravos rapidamente sem espremê-los?

A gente sabe que as inflamações cutâneas incomodam muito, mas jamais pense em espremê-las. Fazer isso vai agravar a situação, porque causa cicatrizes, propaga bactérias, obstrui os poros e lesiona a cútis. Todos esses fatores favorecem o surgimento dos temidos cravos inflamados.

Existem formas seguras para dizer adeus aos cravinhos, sendo:

  • Dermocosméticos com ácido salicílico: o ativo ajuda a desobstruir os poros e a reduzir a inflamação. Use géis, loções e adesivos com o BHA para tratar os cravos;
  • Vaporização seguida de esfoliação: deixe a água quente do chuveiro abrir os poros, após isso, realize a esfoliação facial normalmente.

Vale destacar que esses métodos são ideais para retirar inflamações superficiais, já os comedões mais profundos sairão com uma rotina de skincare que contemple o uso de produtos adequados para removê-los.

tônico facial aloe vera

Mitos e verdades sobre os cravos na nossa pele

Existem tantas informações relacionadas aos comedões que a gente acaba ficando confuso na hora de saber o que é verdade e aquilo que é mentira. Mas para ajudar você a desvendar tudo sobre as lesões cutâneas, selecionamos as dúvidas mais comuns acerca do assunto, vamos lá!

É verdade que o cravo é um bicho?

Não, os cravos não são um bicho. É comum vermos algumas imagens na internet e nas redes sociais criando uma falsa ligação entre as inflamações cutâneas com pequenos bichinhos, mas isso não corresponde à realidade. Os comedões são resultado do acúmulo de impurezas nos poros do rosto.

Os comedões sempre viram acne?

Vale destacar que os cravinhos são um estágio da acne, mas nem todas as lesões evoluem para espinhas no rosto. Isso ocorre em casos onde a infecção se dá por bactérias que, por algum motivo, se espalham por outras áreas. Geralmente, essa disseminação ocorre pela manipulação inadequada, como tentar estourar a espinha.

Lavar muitas vezes o rosto vai acabar com os comedões?

Não, lavar a face muitas vezes pode ocasionar piora no estado dos comedões. Mas é claro que a limpeza adequada é essencial para tratar os cravinhos, mas não exagere na dose. Realize a etapa de higienização, no máximo, duas vezes por dia — pela manhã e à noite.

Toda pele oleosa tem inflamações?

Não, nem toda cútis oleosa tem cravinhos. Embora, esse tipo de pele esteja mais propensa a ter os comedões, todas as epidermes podem desenvolver a inflamação.

Pasta de dente ajuda a secar os cravos?

Outro mito é o uso da pasta de dente para secar os cravinhos rapidamente. Ao passá-la, você até pode sentir uma melhora mínima devido a substâncias químicas contidas na formulação, mas não se engane, o efeito dura poucos segundos.

Entretanto, o produto dental pode causar sérias complicações, como a irritação da pele. Como citamos antes, existem outras formas eficazes para dizer adeus aos comedões, como limpeza e esfoliação.

Uma pele bem cuidada, livre de impurezas e com a oleosidade controlada é uma derme livre de cravos. Então, mantenha uma rotina de autocuidado em dia para evitar essas imperfeições!

Aproveite e conheça mais sobre o poder das máscaras de argila e fique com a pele linda, macia e saudável!

compartilhe