O ácido cítrico é um ácido orgânico que está presente em frutas cítricas como limão, laranja e abacaxi. Ele tem várias funções na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética, sendo usado como conservante, antioxidante, aromatizante e regulador de ph.
Mas você sabia que o ácido cítrico também pode trazer benefícios para a sua pele, quando usado no skincare?
Sumário
TogglePropriedades do ácido cítrico
Ele é um tipo de alfa-hidroxiácido (AHA), que são substâncias que promovem a renovação celular e a esfoliação da epiderme – a camada superficial da pele.

Possui as seguintes propriedades:
- Antioxidantes: auxilia na melhora da aparência de rugas e linhas de expressão, através da síntese de glicosaminoglicanos que induz à proliferação de colágeno. Contribui para a firmeza e o rejuvenescimento, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele.
- Anti-inflamatórias/ antibacterianas: auxilia no tratamento da acne e da oleosidade, pois controla a queratinização da pele, contribuindo para o controle da ação das glândulas sebáceas.
- Clareadoras: pode ser extremamente benéfico quando utilizado em tratamentos de clareamento, auxiliando na redução de manchas e na uniformização do tom da pele.
- Tonificantes: equilíbrio do pH cutâneo
Outros ácidos dentro do grupo dos AHA são: ácido glicólico, ácido lático, ácido málico
Qual diferença notarei na minha pele com o uso regular do ácido cítrico?
- Uma pele mais luminosa e uniforme: ao remover as células mortas e as manchas, o ácido cítrico revela uma pele mais clara e radiante.
- Uma pele mais lisa e macia: ao hidratar e suavizar a pele, o ácido cítrico deixa uma sensação de toque sedoso e aveludado.
- Uma pele mais jovem e saudável: ao combater os radicais livres e estimular a produção de colágeno e elastina, o ácido cítrico previne e trata os sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez e perda de viço.
Quem se beneficia do uso do ácido cítrico?
Pacientes com histórico de melasma, manchas, cicatrizes pigmentadas, pele oleosa/ acneica ou que tenho como desejo prevenir o envelhecimento cutâneo
Em quais produtos posso encontrar essa substância?
O ácido cítrico pode ser encontrado em diversos produtos cosméticos, como: sabonetes, loções, cremes, peelings e máscaras faciais.
Como deve ser usado no skincare?
O ideal é consultar um médico dermatologista antes de usar produtos com ácido cítrico, para saber se são adequados para as suas necessidades e características.
Em geral, recomenda-se usar produtos com baixa concentração (menos de 10%) e aplicá-los à noite, após a limpeza da pele. Pela manhã, é indispensável usar um protetor solar com alto fator de proteção (FPS 30 ou mais), para evitar queimaduras e manchas.
O ácido cítrico pode ainda ser usado em conjunto com outros ativos cosméticos, como vitamina C, ácido hialurônico e retinol. Essa combinação pode potencializar os resultados e oferecer uma ação extra antioxidante, hidratante, clareadora e anti-idade para a pele.
Quais cuidados devo ter?
O ácido cítrico é um ingrediente seguro e eficaz para a pele, mas é preciso ter alguns cuidados ao usá-lo, como:
- Respeitar o tempo de uso, a frequência e concentração indicados pelo seu dermatologista para que não haja irritação ou sensibilidade ao sol
- Evitar o contato com os olhos e as mucosas. Se isso acontecer, lavar imediatamente com água em abundância e procurar um médico se houver dor ou ardência.
- Suspender o uso em caso de reação alérgica ou intolerância: alguns sintomas são coceira, inchaço, bolhas e erupções na pele. Nesses casos, é recomendável consultar um dermatologista para avaliar a causa e o tratamento adequado.
- Evitar uso caso sua pele esteja lesionada ou com inflamação ativa, pois pode piorar o quadro.
- Não usar caso você tenha pele muito sensível ou alergia a algum componente da fórmula
O ácido cítrico também pode interagir com alguns medicamentos orais ou tópicos: por isso, é importante informar ao seu médico sobre todos os medicamentos que você está usando antes de iniciar o tratamento.
Agora que já sabe de tudo isso… que tal conversar com seu dermatologista sobre incluir esse ativo na sua rotina de skincare?
Gostou desse conteúdo? Confira aqui como criar a rotina perfeita de skincare.