A gravidez é um dos momentos de maior transformação na vida da mulher, sendo os primeiros sinais a aparecer as mudanças no corpo. Afinal, para um bebê crescer saudável, a barriga da mamãe obrigatoriamente precisa esticar — o que pode deixar marcas na pele. Por isso, evitar estrias na gravidez é o grande desejo de muitas mulheres, mas será que tem como?
Vamos entender direitinho o que fazer para evitar estrias na gravidez, que podem aparecer na barriga e pernas, quais hábitos e práticas prometem remediar esse aparecimento.
1. Alimentação saudável
Além de esse cuidado ser essencial para o desenvolvimento saudável do bebê, também faz toda a diferença para a mãe e é uma forma de evitar estrias na gravidez. Busque por alimentos que estimulam o colágeno e os que ajudam a manter o belo viço da pele. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas opções para estar no seu prato, confira:
- Lentilha;
- Feijão;
- Laranja;
- Abacaxi;
- Ameixa;
- Morango;
- Nozes;
- Castanha;
- Rúcula;
- Brócolis;
- Couve.
2. Hidratação da pele
A gente já sabe que uma pele bem hidratada é uma pele feliz, né? Afinal, a sensação macia e com viço faz toda a diferença para nos sentirmos bem — e durante a gravidez isso não é diferente! Como a pele acaba sofrendo muito ao ser esticada, é essencial ela estar o mais saudável possível, por isso, abuse de cremes corporais hidratantes.
A parte mais crítica costuma ser o final da gestação, afinal, é nesse momento que ocorre um estirão e a barriga costuma ficar bem grande, então, nada de relaxar nesse momento, combinado? Ingerir bastante água e ter a disposição um umidificador de ar também ajudam muito, já que o componente é ingerido diretamente e o ambiente fica mais agradável.
3. Uso de produtos específicos
A gente sabe que no skincare há produtos que as grávidas não podem usar, como o ácido retinoico e o ácido salicílico. Por isso, na hora de escolher seus cremes, atente-se aos ingredientes e sempre confirme com um médico de confiança se está liberado o uso ou não. Uma opção para ajudar na hidratação que é liberada são alguns óleos, como de rosa mosqueta, semente de uva e amêndoas.
Você também vai gostar: Óleo de rosa mosqueta: o que é, como usar no rosto e mais!
Skincare
4. Exercícios físicos
Como durante outras fases da vida, os exercícios físicos são tudo para o nosso corpo, afinal, não nascemos para ficarmos parados. Assim, a prática, desde que liberada por um médico, é uma boa forma de manter a circulação sanguínea bem ativa, além de ajudar no controle do peso nessa fase.
5. Massagens
A gente já conversou aqui no blog sobre os benefícios das massagens, né? Durante a gravidez, elas também são ótimos aliados para evitar estrias, afinal, aumentam a circulação sanguínea na região. Ainda, causam uma sensação de relaxamento e diminui níveis de ansiedade, tudo o que uma gravidinha busca!
6. O conforto é ordem
Nesse momento, nada de ficar por muito tempo com calças jeans justas ou outras opções apertadas, principalmente na região do bumbum, coxas e barriga. Essa prática piora a circulação de sangue local, favorecendo o aparecimento de estrias.
7. Evite altas temperaturas no banho
Apesar de um banho quentinho ser muito relaxante, ele pode acabar danificando a pele. Se o assunto é evitar estrias na gravidez, opte por banho mornos ou gelados.
8. Cuidado com o peso
Outro fator que causa estrias é quando o peso aumenta muito na gravidez. Por isso, se quer evitar estrias na gravidez, o ideal é ter uma alimentação balanceada e sem exageros, para que os quilos a mais na balança sejam resultados do crescimento e do desenvolvimento do bebê.
Como tratar estrias na gravidez?
Se mesmo com todos os cuidados durante a gravidez as estrias acabaram aparecendo, tudo bem: há formas de tratá-las para diminuir a aparência e deixar a sua pele super saudável. Procedimentos como microagulhamento, laser, luz pulsada e radiofrequência são opções que você pode buscar.
Os processos funcionam como um estimulante alto da produção de colágeno e elastina, o que facilita a pele a se recompor nas regiões que haviam sofrido com o esticamento rápido da pele.
Dicas anotadas?
Agora, é hora de mais do que nunca se cuidar e aproveitar essa fase única na vida. Não se culpe caso as estrias aparecerem, afinal, fazem parte de todo esse processo e sempre há a tecnologia para nos salvar depois de tudo. Para quem quer aprender mais e se aprofundar no assunto, não deixe de conferir nosso conteúdo completinho sobre estrias.
Explicamos o que são, como e evitar e também mais detalhadamente sobre os tratamentos que existem atualmente no mercado. Vale a pena a leitura e aprender um pouco mais, afinal, não é só a gravidez que acaba proporcionando o seu aparecimento. Nós te esperamos por lá, boa leitura!