Os focos de skincare se concentram tanto no rosto e na pele dos braços e pernas que algumas regiões ficam esquecidas quando o assunto é envelhecimento precoce. Por isso, o astro da vez é ele: o pescoço. Você já parou para pensar que os sinais no pescoço podem ser tratados, assim como os do rosto?
Pois é, o pescoço é uma região que precisa de cuidados diários como todas as outras. Acompanhe o post para conhecer 6 formas de evitar o pescoço envelhecido — ou mesmo ajudar a recuperar as linhas de envelhecimento que já estão aparecendo. De bônus, ainda trouxemos as principais causas do problema.
Vamos lá? Boa leitura!
O que fazer para retardar o envelhecimento do pescoço?
Não tem nenhum milagre não! Assim como nas outras regiões do corpo, é o cuidado diário e a constância que ajudam a evitar o envelhecimento precoce do seu pescoço. Vamos às dicas que não podem ser esquecidas:
1. Protetor solar é indispensável
Protetor solar é vida! É graças a essa belezinha que conseguimos nos proteger dos raios solares que, além de acelerarem o processo de envelhecimento da nossa pele, ainda são um fator causador de doenças de pele graves.
Por isso, no skincare matinal, lembre-se sempre de incluir o protetor solar tanto no rosto como no pescoço e no colo. Afinal, com o passar dos anos, ninguém quer ter uma pele madura linda no rosto e o pescoço cheio de rugas e linhas excessivas, né?
2. Hidratação em dia faz diferença
Pode ser que você já esteja cansada de ouvir isso, mas beber água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Afinal, somos constituídos em 70% de água, né? Logo, a reposição diária é essencial para conquistar uma pele viçosa e saudável — de nada adianta cuidarmos apenas do lado de fora!
3. Massagens ajudam
Muito se fala em massagem facial, mas o pescoço é geralmente deixado de lado. Então, durante aquele momento de autocuidado gostoso no final do dia, lembre-se de incluir o pescoço e o colo no seu ritual de massagem.
Ela pode ser feita com as suas mãos mesmo ou com a ajuda de um massageador facial, que desliza facilmente pela pele e potencializa o efeito. Esse simples ato ajuda a relaxar as tensões da região, além de promover a melhor circulação sanguínea do pescoço, renovando as células.
4. Abuse de cremes hidratantes
É claro que, para a massagem ser ainda mais eficaz, é uma boa ideia fazê-la no momento em que hidratamos a nossa pele. Dessa forma, os ingredientes do creme penetram profundamente, tratando toda a região.
Você vai gostar também: Ativos hidratantes: qual é o melhor para seu tipo de pele
5. Se alimente de fontes antioxidantes
A alimentação é ótima fonte de nutrientes para o nosso corpo, de modo geral. Assim, abuse daqueles alimentos classificados como antioxidantes, já que combatem o envelhecimento celular, deixando a nossa pele com uma melhor aparência.
Nossa dica é incluir alimentos como aveia, leguminosos, frutas de cor vermelha e frutas cítricas para colocar a ação anti-inflamatória e antioxidante em ação.
6. Séruns antissinais
Os séruns de tratamento são uma belezinha e fáceis de serem aplicados na pele. Mas você sabia que há aqueles com ingredientes antissinais? Pois é! Vem cá que a gente conta de dois séruns incríveis para inserir na rotina de skincare noturna:
- Sérum facial com fito-retinol: esse produto hidrata e faz muito mais, já que também aumenta a produção de colágeno, reduzindo aqueles sinais de rugas no pescoço;
- Sérum facial com ácido poliglutâmico: é perfeito para recuperar o viço da pele, iluminando-a, além de tratar rugas e linhas finas.
Aposte no seu preferido que é sucesso na certa!
O que piora o envelhecimento da pele do pescoço?
Além de não seguir todas as recomendações de cuidados que listamos acima, há alguns fatores e hábitos que pioram o efeito de envelhecimento precoce do pescoço. Um deles é a genética — e contra ela não tem muito como lutar. E é por isso que pessoas lidam com o envelhecimento mais rápido do que as outras.
Além disso, alguns os hábitos também pioram a pele e deixam o pescoço envelhecido, como o tabagismo e o consumo de álcool, além de uma alimentação pobre em nutrientes. Por fim, o excesso de raios solares também piora o aspecto dessa região do corpo como já comentamos.
Confira ainda: Benefícios do skincare: 11 motivos que vão além da beleza
Mudança de hábitos
Agora é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu aqui para os resultados começarem a fazer efeito na sua pele — sejam eles preventivos ou de tratamento mesmo. Deu para ver que não é nada difícil, né? Com o tempo, você irá estar fazendo sem ao menos perceber.
Caso queira se aprofundar mais na temática, confira também o conteúdo que fizemos sobre como começar um tratamento antissinais. Até lá!