Você já usou o seu hidratante corporal no rosto?
Muitas mulheres passam o hidratante do corpo no rosto na correria da rotina, mas é importante lembrar que a pele do rosto possui necessidades diferentes da pele do corpo. Vem entender melhor essas diferenças!
Pele do rosto X pele do corpo
A pele do corpo é diferente da pele do rosto, amiga! Isso porque a pele do rosto produz nível diferente de gordura por conta das glândulas sebáceas.
O rosto, por contar com as glândulas, tende ser mais oleoso, então as peles variam até em mistas e oleosas principalmente na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto o corpo pode apresentar pele normal ou seca, até extra seca nos cotovelos, joelhos e calcanhares.
Pensando assim, as necessidades são diferentes para cada área do corpo, por serem tipos de pele diferentes.
Qual é a diferença entre o hidratante corporal e o hidratante facial?
Dois pontos variam entre os faciais e corporais:
- Textura;
- Formulação.
Vem entender melhor cada um desses pontos.
Formulação
Por serem objetivos diferentes para cada produto, a formulação é feita com ativos específicos para cada área. Os hidratantes corporais possuem ativos com alto poder de hidratação e às vezes contam com óleos para potencializar a hidratação.
Já os cremes faciais em grande parte têm ativos focados no controle de oleosidade, para promover o equilíbrio da pele de óleo e água, e evitar o excesso de oleosidade.
Então, ao usar seu hidratante corporal no rosto, sua pele pode não responder muito bem e reagir, ficando com o aspecto oleoso e promovendo o surgimento espinhas.
Textura
Além disso, os cremes faciais têm a textura mais leve, com mais absorção, para ficar confortável. Isso para que sua pele receba melhor os outros produtos da rotina de skincare.
A textura do hidratante corporal costuma ser mais densa, com menos absorção, justamente para prevenir o ressecamento e proteger a barreira cutânea de um jeito mais poderoso, para evitar a perda de água e ainda hidratar profundamente.
A importância do hidratante
Como a dermatologista dra. Adriana Vilarinho já comentou por aqui, a hidratação é um passo fundamental para manter a beleza da pele, além de preservar a integridade da camada de proteção cutânea.
Logo, essa etapa dos cuidados com a pele é repleta de benefícios, como:
- Fortalecimento da camada de defesa da pele;
- Prevenção de ressecamento e descamação;
- Evita sinais de envelhecimento e linhas finas;
- Equilíbrio entre brilho e oleosidade da pele.
Há uma disponibilidade imensa de hidratantes faciais no mercado e você consegue escolher ativos de acordo com as principais necessidades da pele do rosto, levando em consideração sempre o seu tipo de pele para não causar efeitos negativos.
Qual é o meu tipo de pele?
O primeiro passo é entender qual é o seu tipo de pele. Essas são as principais categorias:
- Pele oleosa;
- Pele seca;
- Pele mista;
- Pele sensível;
- Pele madura.
Lembrando que sua pele pode se classificar em mais de uma categoria. Por exemplo: pele oleosa e sensível, pele seca e madura, e por aí vai.
+ Aprenda mais sobre os tipos de pele aqui.
Como escolher o hidratante de acordo com seu tipo de pele
Após o diagnóstico da sua pele, você pode entender qual é a necessidade e escolher o seu hidratante.
Se ligas nessas dicas!
Hidratante para peles oleosas
O ideal para peles oleosas são os cremes com textura mais leve e ativos para controle de oleosidade.
O Facial Gel Cream é perfeito para isso! Além da sua textura em gel, ele ainda tem rápida absorção sem deixar resíduos gordurosos.
Esse hidratante em gel possui a niacinamida (Vitamina B3), que é um excelente antioxidante! Esse ativo potencializa a hidratação e reforça a barreira da pele. Além disso, o mel que também está presente na fórmula, possui ação antibactericida, minimizando as chances de acne.
Hidratante para peles mistas
Como a pele mista normalmente é mais oleosa na zona T e ressecada nas bochechas e extremidade, um hidratante leve, mas com ativos poderosos, pode ser o caminho!
O Probiotic Gel Cream conta com a ajuda do probióticos que ajudam a equilibrar a pele, então controla a oleosidade sem ressecar.
Ele irá estimular a hidratação natural da pele, prevenir o ressecamento e manter a umectação (técnica que nutre e fortalece através de óleos) por contar com esqualano em sua fórmula.
Hidratante para peles secas
Aqui o foco é nos ativos hidratantes e com menos absorção, então pode ser um creme mais denso.
O Cica Night é recomendado porque irá reparar sua pele enquanto você dorme, promovendo uma hidratação super potente.
Além disso, ele acalma e repara por ter Centella Asiática (a Cica) em sua fórmula, e também ajuda na cicatrização.
Hidratante para peles maduras
As principais preocupações da pele madura são as rugas e linhas finas. E nada melhor que ativos como o retinol!
O Bakuchiol Gel Cream possui um um fito-retinol, que possui os mesmos benefícios do retinol sem causar sensibilidade e irritação na pele.
O creme de bakuchiol ajuda a suavizar a aparência de rugas e linhas de expressão, deixa a pele mais firme e com sinais de envelhecimento reduzidos já que possui o efeito anti idade.
Hidratante para peles sensíveis
Anota aí: a cica é a melhor amiga da pele sensível! Pensando nisso, o hidratante Cica Day é o ideal.
Além de ter propriedades cicatrizantes, esse creme hidratante proporciona um efeito de reparação e ajuda a acalmar a pele, fortalece a barreira da pele, deixando-a com uma aparência mais saudável.
O combo de milhões para uma pele saudável!
Quer saber mais dicas para melhorar sua rotina de cuidados? Leia nesse post tudo sobre a rotina perfeita de skincare.