blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Guia do Microagulhamento: o que é, benefícios e mais!

O microagulhamento promove benefícios incríveis para a pele, como a indução de colágeno e combate à acne. Veja mais sobre esse prodimento no post!

Redação Océane

08/08/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

Representação de uma mulher realizando tratamento de microagulhamento.

O microagulhamento é um dos mais eficientes dentre os vários procedimentos que cuidam e promovem a renovação da pele. Diferente do dermaplaning, a terapia não só esfolia a pele, como também tem ação indutora de colágeno na região, o que ajuda a melhorar a textura e aparência da superfície cutânea.

Se interessou pelo assunto? Então, continue lendo esse guia para aprender tudo sobre o tratamento, benefícios, contraindicações, cuidados e mais!
Foto de uma mulher realizando uma sessão de microagulhamento.

O que é o microagulhamento e para o que o procedimento serve?

Chamado de Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA), o microagulhamento é um termo coloquial usado para descrever uma técnica vasodilatadora que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e é recomendada para tratar diversas preocupações da pele, como flacidez, rugas, linhas de expressão e acne.

O tratamento utiliza uma caneta ou um rolo para a pele. Um ponto em comum entre esses dois aparelhos é a presença de microagulhas, que são delicadamente usadas para penetrar na pele, com o intuito de estimular de forma suave a produção de colágeno e auxiliar no processo de cicatrização.

Você sabe o que pode causar o ressecamento da pele? A desidratação cutânea pode ocorrer por inúmeros motivo e, inclusive, sinalizar problemas emocionais e doenças de pele. Leia o post para entender como o estado da sua pele pode ser um indicativo de alerta.

Tipos de microagulhamento: qual é a melhor opção?

Os tipos de microagulhamento variam de acordo com o objetivo do procedimento e o equipamento utilizado. Isso também define quais tratamentos complementares serão realizados para potencializar a renovação celular da pele e quantas sessões serão necessárias para atingira meta. Conheça os principais tipos:

  • Microagulhamento com Dermaroller: as agulhas são delicadamente introduzidas na pele por meio de um dispositivo em forma de rolo — nesse método, a regulação da pressão e da velocidade da aplicação pode variar;
  • Microagulhamento com Dermapen: a Dermapen é um caneta que realiza a perfuração da pele com maior velocidade — as agulhas são inseridas pelo menos 1.000 vezes por segundo na pele, evitando contaminações e acelerando a cicatrização.
  • Microagulhamento robótico ou radiofrequência: realizado com um aparelho chamado Eletroderme, esse tipo de microagulhamento perfura e libera radiofrequências na pele, potencializando a renovação celular.

O melhor tipo de microagulhamento é realizado com a Dermapen. A caneta permite a configuração da profundidade em que as agulhas perfuram a derme, o que possibilita seu uso em vários tipos de pele e na aplicação em tratamentos para cicatrizes, acne, linhas finas, rugas, poros, e para melhorar a textura da pele.

É muito importante lembrar que o microagulhamento é um tratamento e não uma solução! Tente equilibrar suas expectativas com as possibilidades de melhorias que podem ser obtidas através da técnica.

A fototerapia também é muito utilizada para combater o envelhecimento da pele causado pela foto radiação. Quando combinada com o método de microagulhamento, a renovação e o processo de cicatrização da pele podem ser ampliados, especialmente quando se trata de casos de acne.

Benefícios do microagulhamento facial

Quem diria que um monte de “agulhinhas” trabalhariam como um batalhão especializado em cuidados com a pele, não é mesmo? Esse procedimento tem tantos benefícios que fica até difícil escolher o que tratar primeiro em sua pele. Mas pode ficar tranquilo(a) que a gente te ajuda. Vem cá ver quais 7 benefícios proporcionados pelo microagulhamento!

  1. Pele com aspecto agradável e uniforme;
  2. Produção de colágeno e melhora na flacidez do rosto;
  3. Poros desobstruído, mais fechados e menor incidência de acne;
  4. Melhora na textura e aparência de cicatrizes e estrias;
  5. Redução de manchas causadas pela hiperpigmentação cutânea;
  6. Suavização de rugas e linhas de expressão;
  7. Promove a renovação celular da da pele.

Você já ouviu falar sobre os ácidos para o rosto? Com o uso de ativos poderosos a longo prazo é possível obter benefícios semelhantes aos do microagulhamento. Legal, né? Mas lembre-se que uma técnica não substitui a outra! Na verdade, a perfuração da pele auxilia a penetração de ácidos na pele, intensificando seu efeito.

Duas fotos, uma contém uma mulher utilizando o creme rejuvenescedor e outra a embalagem do creme.

Só dá um tempinho pra pele se recuperar, beleza? Interrompa o uso de ácidos por pelo menos 48 horas após o procedimento.

Riscos e contraindicações do procedimento

O microagulhamento é um processo estético seguro. Porém, como qualquer outro procedimento, pode apresentar alguns riscos, como a infecção da área perfurada e o aparecimento de novas cicatrizes. Isso pode acontecer por conta do manuseio incorreto do rolo ou caneta durante a fricção com a pele.

Além disso, o tratamento não é indicado e não pode ser realizando em pessoas com alterações na coagulação sanguínea e problemas cutâneos em atividade, especialmente herpes, psoríase, acne inflamatória e outras infecções.

Você tem notado que sua pele está mais irritada? Confira como tratar a inflamação e descamação cutânea!

Cuidados após o microagulhamento: o que fazer e o que não fazer

Cuidar da pele depois de fazer microagulhamento não é um bicho de sete cabeças! É só pegar um bloco de notas, uma caneta e anotar tudo o que você pode e o que não pode fazer após o procedimento. O melhor de tudo é que estamos aqui para te ajudar com isso. Confira a lista:

O que você deve fazer depois do microagulhamento?

  • Fazer compressas de gelo para evitar o surgimento de hematomas;
  • Hidratar a pele com creme hidratante e cicatrizante;
  • Ingerir bastante água para uma hidratação de dentro para fora;
  • Utilizar protetor solar com intervalos de até 2 horas.

O que não pode fazer depois do microagulhamento?

  • Passar maquiagem nas primeiras 24 horas;
  • Puxar e remover a pele em processo de descamação;
  • Utilizar ácidos para a pele nas primeiras 48 horas;
  • Expor a região tratada ao sol nos primeiros dias.

Anotou tudo? Show! Agora aproveite para ler esse conteúdo sobre como as manchas de acne se formam na pele para aprender mais dicas para lidar com essa condição.

Quanto custa para fazer o microagulhamento?

Os valores das sessões de microagulhamento variam conforme alguns fatores:

  • o número de sessões necessárias;
  • a finalidade do tratamento;
  • a região em que você está localizado;
  • o nível de especialidade do profissional que está te atendendo, entre outros.

Em média, uma sessão do procedimento custa 250 reais. No caso de pacotes, esse valor pode diminuir, mas isso dependerá do acordo feito com o profissional de microagulhamento.

Pode usar Vitamina C depois de fazer microagulhamento?

O uso de ácidos na pele não é recomendado nas primeiras 48 horas após o procedimento. Ainda assim, o ácido ascórbico é muito utilizado por profissionais de microagulhamento após o procedimento por conta de sua ação antioxidante e cicatrizante.

E importante lembrar que a aplicação do ativo deve ser realizada em um ambiente seguro e com os recursos adequados para qualquer adversidade. Então, não utilize-o ativo sem a recomendação de um especialista!

Quanto tempo leva para o procedimento fazer efeito?

Isso vai depender de qual efeito está sendo esperado. Alguns podem ser percebidos nas primeiras semanas depois do procedimento, como a melhora da textura da pele e do viço. A neutralização das manchas e melhora da pigmentação cutânea surge apenas depois mês de procedimento.

Com a produção de colágeno, o tempo é mais extenso. Esse benefício só dá as caras após o terceiro mês subsequente e dura cerca de 6 meses.

Quantas vezes por ano posso fazer microagulhamento?

Nossa pele necessita descansar e receber os cuidados adequados para se recuperar completamente das perfurações. Por isso, as sessões de microagulhamento costumam ser agendadas com intervalos de pelo menos 1 mês.

A quantidade de sessões será definida pelo profissional responsável com base na anamnese facial. Para resultados mais perceptíveis, é indicado realizar no mínimo 4 sessões no ano.

Viu como é importante entender como funciona um tratamento para a pele antes de realizá-lo? Agora que você já sabe o que precisa para fazer uma sessão de microagulhamento, aproveite para descobrir quais são as principais causas das manchas no rosto!

Boa leitura e até a próxima!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

Produtos de Skincare Océane

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane