blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Muitas espinhas no rosto de repente? Causas e como tratar

Sem perceber, começou a ter um aumento de espinhas no rosto rapidamente? Calma que a gente te ajuda a entender! Veja 8 possíveis causas e como tratar!

Redação Océane

07/04/2023

8 min de leitura

Redação Océane

8 min de leitura

pessoa mostrando as espinhas que surgiram em seu queixo

Espinha é algo que mexe com a nossa autoestima, né? Ainda mais quando elas aparecem do nada e em grande quantidade… fica difícil até esconder com maquiagem. A origem desse excesso de acne muitas vezes é desconhecido, podendo ser hormonal, alimentar e até de muito contato com o ar poluído.

Por isso, neste post trouxemos as principais causas dessa explosão de espinhas no rosto, como tratar essas acnes e também, como preveni-las. Então continue com a gente e contorne de uma vez por todas essa situação!

O que as espinhas querem dizer?

Espinhas são inflamações que se desenvolvem na pele, provocando a formação de erupções no rosto, costas e outros locais do corpo. Elas surgem devido ao acúmulo de gandulas sebáceas que podem ocorrer por alterações hormonais, má alimentação, excesso de bactérias e impurezas, pele mortas e outras situações.

modelo aplicando o secativo de espinhas

Ou seja, elas podem ser um reação do corpo ao estilo de vida que estamos levando ou também uma resposta aos agentes externos e até doenças. Cada local da espinha pode significar uma situação, por exemplo:

  • Espinhas no queixo: alterações hormonais, pela síndrome do ovário policístico e espinhas adultas;
  • Espinhas na testa: estresse, ansiedade, inflamações no intestino, estômago ou fígado;
  • Espinhas na bochecha: bactérias de celular, roupas de camas com bactérias e fungos, alterações hormonais e tabagismo.

Para mais: confira o mapa da acne aqui.

As espinhas nascem geralmente nessas regiões e contorná-las é o nosso objetivo. Então vamos entender melhor as causas? Role a página e continue a leitura!

Quais as causas da explosão de espinhas no rosto?

Existesm 8 principais motivos. Por isso, é importante identificá-las e entendê-las para realizar um tratamento com os produtoos adequados, como um ácido para espinhas. Então vem com a gente entender os possíveis motivos para o surgimento das acnes!

1. Alterações hormonais no organismo e acne adulta

A alteração hormonal é uma das principais origens da acne. Elas podem surgir na adolescência, momento em que o corpo passa por diversas modificações. O aumento da testosterona no organismo é uma das causas dessas inflamações da pele, devido ao aumento da oleosidade da derme.

Já a acne adulta é resultado da síndrome do ovário policístico, visto que desregula o processo hormonal das mulheres e aumentam a produção de androgênios, um hormônio masculino que aumenta o sebo da pele. Nesse caso é muito comum o aparecimento das espinhas nas bochechas e queixo.

2. Obstrução dos poros da face

Você sabia que usar uma fronha por muito tempo pode ser a causa das suas espinhas? Isso pode soar um pouco estranho, mas é real. Esse caso ocorre quando há um acúmulo de poeira no travesseiro e em contato com a pele, essa poluição obstrui os poros. O que não permite que os folículos respirem livremente e ocorra as inflamações em formato de espinhas e surgimento dos cravinhos.

Outra situação que podem causar o entupimento dos poros é a poluição do ar. Se você mora em locais onde há muitas indústrias ou em cidades populosas, com muitos veículos trafegando diariamente, sua pele está sujeita a essas contaminações.

Por fim, dormir de maquiagem é outra causa frequente de obstrução dos folículos do rosto. Precisamos deixar nossos poros queridinhos respirarem, principalmente durante o sono da beleza. Então não se esqueça de limpar bem esse rosto!

3. Proliferação de bactérias e fungos

As bactérias e fungos são muito prejudiciais à pele. É claro que existem os microorganismos de proteção natural da derme, mas não é deles que estamos tratando aqui, ok?!

O uso do celular sujo encostado na face, a falta de limpeza adequada, passar a mão no rosto frequentemente e até uso de sabonetes e outros cosméticos contaminados, tudo isso pode afetar negativamente a pele, acumulando bactérias e fungos, que geram espinhas e até micoses. Por isso, fique atento à esses detalhes!

4. Utilização de produtos oleosos

Principalmente pessoas com pele oleosa, devem evitar ao máximo produtos para a derme que contenham óleos e gorduras em sua composição. Em nosso rosto já existe uma produção natural de oleosidade e as gorduras de cosméticos aumentam significadamente esse sebo da face. O que piora a acne ou faz surgir “do nada”, se você ainda não tinha.

5. Ansiedade e estresse em excesso

A ansiedade e o estresse têm o poder de influenciar em diversos aspectos no nosso organismo. E claro, eles também afetam a pele! Isso ocorre devido a uma alteração hormonal, que fomenta a produção do andrógeno. Esse hormônio, é terrível do ponto de vista estético, visto que ele gera uma explosão na produção de sebo – que causa as tão temidas espinhas!

6. Má alimentação

O que a gente consome também pode estourar acnes na pele? Infelizmente, sim, principalmente se você costuma comer muitos alimentos gordurosos como chocolates, sorvetes, frituras e produtos industrializados.

Outro fator que poucos conhecem é a inflamação do intestino — que reflete no corpo todo, até no nosso rostinho. Se você possui alguma restrição alimentar pode piorar. Sabe aquele queijo ou docinho cheio de leite? Então, os intolerantes à lactose devem correr deles, pois esses danadinhos conseguem inflamar o pobre do intestino!

7.Reação aos remédios

Já as espinhas por reações aos remédios é um pouco mais comum e passam rápido, mas também assustam, né? Se você passou por um tratamento com anti-inflamatórios, corticoides e até antibióticos, é comum que ocorra um bum de acnes na sua pele. Mas relaxa, vai passar — é só não deixar de cuidar, para evitar cicatrizes!

8. Espinhas de origem genética

Sua pele tende a ser mais oleosa e qualquer mudança na alimentação ou de rotina faz nascer uma espinha, não é?! Quem recebeu essa herança genética precisa ter um cuidado redobrado. Porque é um pouco mais difícil controlá-las, mas nada impossível, ok?

Continue a leitura e veja como tratar certinho essas espinhas!

Como tratar as espinhas?

Assim como as causas, os tratamentos também são diversificados para cada caso. Recomendamos algumas soluções para essas espinhas, vem ver!

sérum facial da océane em dois frascos

  • Alterações hormonais: sejam elas pela síndrome do ovário policístico ou por hormônios da adolescência — nossa dica é, procure um dermatologista, para que ele possa passar o remédio certinho, que ajude em seu caso. Você também pode usar séruns de tratamento, para evitar as manchinhas e controlar o aparecimento dessas acnes;
  • Alimentação: se seu problema é a má alimentação, a recomendação pode parecer um pouco óbvia, mas não é. Se alimente melhor, inclua vegetais e legumes em sua rotina e claro, beba muita água. Esses alimentos vão te ajudar a balancear a substâncias ruins para o seu corpo, como as gorduras em excesso. O equilíbrio é tudo, viu?!
  • Ansiedade e outras reações emocionais: nossa dica para esse caso é, procure um psiquiatra ou psicologo. É muito importante que nosso corpo esteja em harmonia, para que tudo funcione perfeitamente — inclusive nossa pele. Não deixe de cuidar e usar produtinhos de skincare sempre que possível, o autocuidado é um ato de amor-próprio!
  • Herança genética: se seu caso é genético, recomendados que você procure um especialista em pele, para te ajudar a realizar um tratamento mais intenso. Mas sempre cuide do seu rostinho usando produtos antimanchas, antioxidante e tudo que precisa para ser saudável!

Sempre procure um dermatologista para entender as origens das suas espinhas. Assim ficará bem mais fácil tratá-las!

Como prevenir a acne em excesso?

Mas é claro, como tudo nessa vida, a acne em excesso também pode ser prevenida. Nossas dicas são:

  • Higienize seu rosto com frequência, pelo menos duas vezes ao dia;
  • Adote uma rotina de skincare, com produtos essenciais e para tratamento;
  • Use apenas produtinhos ideais para seu rosto, seja ele mais oleoso, sensível, maduro ou seco;
  • Evite passar a mão no rosto muitas vezes, mesmo que a gente esteja limpinho, sempre terá uma bactéria ou outra;
  • Beba muita água (pelo menos 2L por dia) e evite alimentos gordurosos — seu organismo agradece e sua pele também;
  • Faça limpezas mais profundas com frequência — esponjinhas, esfoliantes e máscaras faciais são perfeitas para desintoxicar os poros!

Por fim, sempre que possível vá ao dermatologista e esteja em dia com seus exames ginecológicos de rotina! Assim você estará colaborando para uma pele mais saudável!

Aproveite para ler nosso post sobre como clarear as manchinhas de acne. Se aconteceu uma explosão de espinhas no seu rostinho, não se desespere, tudo tem solução e tratamento!

compartilhe