É ele, o queridinho da skincare: o ácido hialurônico! Se você é antenada no mundo da beleza, provavelmente já ouviu falar sobre esse ativo tão amado e, não é por menos, né? Ele é capaz de hidratar muuuito, sem pesar, nem deixar a pele oleosa.
Se não bastasse a hidratação, os benefícios do ácido hialurônico são diversos e garantem uma pele bonita, preenchida e radiante. Vem com a gente descobrir o que é, suas funções e como incluir na sua rotina.
O que é ácido hialurônico?
Para começar, a gente precisa dizer que o ácido hialurônico é um polissacarídeo — substância naturalmente produzida pelo nosso organismo. Aí, dentro do nosso corpo, essa molécula é capaz de reter a água e manter os tecidos e articulações bem hidratados, além de estimular a síntese de colágeno.
O problema é que, assim como outras substâncias, a produção é reduzida ao longo da vida por conta do envelhecimento e a ação dos radicais livres. O resultado disso é meio óbvio, né? Aumento das linhas de expressão, perda de volume e elasticidade na pele e desidratação.
Mas, calma! Não precisa se preocupar, afinal, a indústria da beleza está evoluindo dia após dia com soluções tópicas e injetáveis para repor toda a hidratação que sua pele merece! Ah, por falar em tecnologia, vale dizer que a Océane tem vários produtos com ácido hialurônico produzidos na Coreia do Sul — fique até o final do post para conferir.
Para que serve o ácido hialurônico?
Se a principal função do ácido hialurônico na nossa pele é garantir a hidratação e preencher espaços, é claro que “na vida real”, não poderia ser diferente, né? Ele pode ser encontrado de diferentes maneiras: em sérum, cápsula ou injetável. Neste post vamos focar apenas nos produtos de uso tópico, ok?
Os produtos de skincare com ácido hialurônico podem ser usados por todos os tipos de pele sem nenhum risco. Veja abaixo as principais finalidades do ácido hialurônico na pele:
Preencher linhas finas e pequenas rugas
Sabe aquelas linhas de expressão na testa que tanto incomodam? O uso contínuo do ácido hialurônico na sua rotina pode ajudar a preencher esses espacinhos, mantendo a pele mais lisa e uniforme.
Vale dizer que para obter bons resultados, é imprescindível adotar uma rotina de skincare para pele madura, priorizando produtos hidratantes e com ativos de tratamento, como o retinol.
Hidratação profunda
Um verdadeiro boost de hidratação na sua pele! Só para você ter ideia da potência do ácido hialurônico, segundo as últimas pesquisas, ele consegue reter quase mil vezes a própria massa molecular.
E aí, meu bem, nem precisa ser super entendido dos assuntos científicos para entender a grandiosidade deste ativo, né? O resultado disso é uma pele de milhões! Macia, saudável, com viço e, claro, aquele glow natural que a gente tanto ama!
Melhora a cicatrização
Alô amigas da pele acneica! Não precisa ter medo de incluir hidratantes na sua rotina, principalmente o ácido hialurônico, viu? Esse ativo funciona muito bem em todos os tipos de pele, sobretudo tem se mostrado muito eficaz no processo de cicatrização da pele, diminuindo consideravelmente as inflamações.
Isso se aplica em diversos quadros, desde a acne vulgar até dermatites. Isso porque além de hidratar e recuperar a região afetada, as moléculas de ácido hialurônico enviam sinais para o organismo tratar os pontos inflamados.
Quanto tempo o ácido hialurônico começa a fazer efeito?
O efeito do ácido hialurônico na camada superficial da derme é quase imediato. Suas moléculas são rapidamente absorvidas pela pele, deixando o rosto macio e levemente iluminado (fica perfeito antes da maquiagem).
Entretanto, a longo prazo o efeito pode variar conforme a composição, concentração do produto e também fatores externos como clima, exposição solar em excesso, consumo de água e mais.
Sabendo disso, você pode esperar um resultado notável na sua pele a partir de quatro ou cinco semanas, desde que cumpra as outras etapas da rotina de skincare direitinho.
Pode usar ácido hialurônico todos os dias?
Não só pode, como deve! O ácido hialurônico é um ativo leve que pode ser usado até duas vezes ao dia, sem medo.
Pode sair no Sol com ácido hialurônico no rosto?
Essa é uma dúvida bem comum, já que recebe o nome de ácido e, a maioria deles são fotossensíveis. Entretanto, o ácido hialurônico é um ativo todo diferenciado que pode ser usado tanto durante o dia, quanto a noite, pois não reage em contato com a luz.
Como incluir ácido hialurônico na rotina de skincare?
O jeito mais fácil (e preciso) de utilizar o ácido hialurônico na rotina de skincare é incluir na etapa de hidratação, logo depois de limpar a pele com um sabonete facial, deixando sua pele preparada para as próximas etapas.
Para te ajudar a encontrar o produto com ácido hialurônico perfeito, listamos os produtos com maior concentração do ativo. Veja os principais:
Sérum facial com ácido hialurônico
O Hyaluronic Acid Serum é a melhor opção para hidratar todos os tipos de pele. Sua fórmula de alta concentração conta com 50% de ácido hialurônico para melhorar a textura, hidratar, preencher linhas e deixar um aspecto bem revitalizado. Pode ser usado diariamente.
Máscara facial com ácido hialurônico
Se você gosta de incluir máscaras faciais na sua rotina de skincare, precisa conhecer nossa sheet mask de ácido hialurônico. Com uma fina camada de tecido que envolve a pele, esse produto repõe a hidratação do seu rosto, mantendo os espaços preenchidos e a pele mais firme.
Gel hidratante facial com ácido hialurônico e extrato de pérola
Para quem gosta de hidratantes com textura em gel e rápida absorção, este é o produto perfeito! Seu mix de ativos inclui ácido hialurônico, extrato de pérola e niacinamida, dão um boost de hidratação na pele e, ainda, contribuem para o controle da oleosidade e acne.
Acha que acabou? Nananinanão! Esses são os top 3 produtos com maior concentração de ácido hialurônico da Océane, mas também é possível encontrar produtos de maquiagem, como hidratante labial, bruma hidratante, entre outros itens com este ativo ma-ra-vi-lho-so.
Aproveite para conferir todas as opções em nosso site e fique de olho em todas as novidades em nosso blog.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOA, K. L.; BENFIELD, P. Hyaluronic Acid. Drugs, v. 47, n. 3, p. 536–566, mar. 1994.
PRICE, R. D.; BERRY, M. G.; NAVSARIA, H. A. Hyaluronic acid: the scientific and clinical evidence. Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery, v. 60, n. 10, p. 1110–1119, out. 2007.
CHICHIBU, K. et al. Assay of serum hyaluronic acid in clinical application. Clinica Chimica Acta, v. 181, n. 3, p. 317–323, maio 1989.
BEZERRA, D. E. Ácido hialurónico : uma molécula versátil. comum.rcaap.pt, 1 out. 2021.
FALLACARA, A. et al. Hyaluronic Acid in the Third Millennium. Polymers, v. 10, n. 7, p. 701, 25 jun. 2018.