As olheiras surgem de uma reação natural do organismo. Sabe aqueles dias em que não dormimos bem ou quando estamos passando por alguma fase de mudança no corpo? Como a baixa imunidade, desidratação, falta de vitaminas e minerais: é aí que essas danadinhas aparecem. E claro, a predisposição genética influencia muito nesses casos.
Elas estão relacionadas com a falta de circulação na região dos olhos, causando a famosa pigmentação escurecida e o efeito “olho fundo”. Mas e aí, como melhorá-las? Vem com a gente conhecer alguns compostos que auxiliam no tratamento e boas práticas para evitá-las.
Quais são os produtos ideais para tratar as olheiras?
Para amenizar o efeito das olheiras, você pode apostar em algumas fórmulas especiais. Elas clareiam essas manchas, hidratam e até suavizam as linhas de expressão. Vem cá ver!
Cremes para a região dos olhos
Existem muitos cremes com ingredientes incríveis para as nossas pálpebras, inclusive os que amenizam as olheiras.
Compostos como o ácido hialurônico e niacinamida são perfeitos para suavizar as olheiras e hidratar a região. Além disso, a vitamina niacinamida ajuda a clarear manchinhas, ou seja, é a junção ideal para esse tratamento!
Outra substância eficiente para a área dos olhos é a centelha asiática, além de ser um hidratante potente, essa belezinha desincha a pele — é tudo o que nossos olhinhos cansados precisam!
Máscaras para a área dos olhos
Além dos cremes, existem máscaras especiais para os olhos. Elas contêm substâncias super poderosas e efeitos intensos. Com ingredientes que agem diretamente na olheira, essas queridinhas podem ser utilizadas 1 vez por semana. Aposte em produtos com ativos, como:
- Extrato de pepino;
- Cafeína;
- Extrato de melancia;
- Ácido hialurônico;
- Niacinamida;
- Vitamina C.
Adesivos para as pálpebras inferiores
Também tem os adesivos para a região abaixo dos olhos, que tende a ficar super profunda quando estamos passando por um dia cansativo ou muito estressante, por exemplo.
Então, opte por produtinhos com compostos como o ácido hialurônico + pérola negra, cafeína, niacinamida e peptídeos e diga adeus ao inchaço e às olheiras chatas!
Séruns: ácido hialurônico, retinol e niacinamida
Você também pode usar alguns séruns nessa região do rosto — nada muito agressivo, ok? Esses produtos têm um formato líquido ou em gel, perfeitos para acalmar e para hidratar as pálpebras. Aposte em uma fórmula com ácido hialurônico, retinol ou niacinamida, que são hidratantes levinhos e potentes.
Compressas para os olhos
Por fim, existem as técnicas das compressas, aquelas que você deixa um tempo com os olhinhos fechados e aproveita para tirar um momento relax, sabe? Dá para fazer com água gelada no algodão e sachê de camomila molhado.
Ah, tem até uma máscara com quartzo rosa que estimula a circulação do sangue e suaviza as olheiras — é chique demais!
O que fazer para prevenir as olheiras?
Também existem algumas práticas que ajudam a prevenir as tão temidas olheiras. Essas atividades envolvem hábitos mais saudáveis, vem ver:
- Realize massagens contínuas na região — dá para usar aparelhos massageadores ou os dedinhos;
- Preze por uma alimentação nutritiva, rica em minerais como o ferro e a vitamina B12;
- Beba muita água para manter o organismo hidratado;
- Adote uma rotina de sono de qualidade;
- Proteja seu emocional contra o estresse excessivo e a ansiedade;
- Pratique exercícios físicos sempre que possível;
- E, por fim, aposte em uma rotina de skincare com produtinhos especiais para os olhos.
É bom passar gelo nas olheiras?
É sim, o gelo ajuda muito a desinchar a região! Você pode utilizar as pedrinhas de gelo em um pano ou aquelas bolsinhas de gel sobre as pálpebras, deixando a compressa agir por uns 5 minutos. Essa técnica alivia as olheiras e também relaxa a visão.
Práticas e hábitos que intensificam as olheiras
Maus hábitos também podem agravar as olheiras, principalmente se você já tem uma predisposição genética. Se liga em algumas práticas para evitar:
- Dormir pouco te deixa mais pálido e os vasos sanguíneos da região dos olhos ficam mais evidentes;
- Consumir muito bebidas alcoólicas, desidratando o organismo;
- Estresse excessivo que faz com que os vasos sanguíneos dilatem, deixando a área dos olhos mais aparente;
- Alimentação não saudável, com falta de proteínas e outros nutrientes;
- Tabagismo.
É claro que algumas das causas fogem do nosso controle, como a rinite, a dermatite e outras alergias. Mas é importante manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para evitar que elas apareçam devido a casos mais graves, como falta de ferro no sangue.
Além disso, essa condição interfere muito na autoestima e, às vezes, nem um bom corretivo é suficiente para esconder o olho profundo, não é mesmo? Então, a melhor opção é prevenir e tratar com produtinhos saudáveis!
Para ficar com o rosto 100% limpinho, aproveite para ler nosso post sobre como tirar manchas do rosto e fique com a pele divina e livre dessas imperfeições chatinhas que só incomodam no dia a dia. Te esperamos lá!