Ouviu “pantenol” e já pensou nos rótulos de embalagens de produtos para cabelo? Então você está certa, porque ele é uma vitamina super hidratante para os fios. No entanto, saiba que ela também é ótima para a pele e unhas.
O pantenol tem propriedades que cuidam e agem profundamente para reter água e nutrientes e deixar tudo muito bem hidratado. Quando combinada com a glicerina, essa ação fica ainda mais intensa, você tem que experimentar!
Leia o texto de hoje e entenda certinho para que serve o pantenol e o porquê de investir nessa fórmula com esse ativo entre os ingredientes. Vamos lá?
O que é o pantenol?
Ele tem vários nomes: D-Pantenol, d-Pantothenyl alcohol, Propanolamine, Butanamide, N-pantoyl, Dexpanthenol e Dexpanthenolum, mas todos representam um álcool hidrossolúvel que, quando em contato com a pele, se transforma na famosa vitamina B5 (ácido pantotênico ou ainda pró-vitamina B5).
Essa substância já existe naturalmente no nosso organismo, mas por que não aumentar a quantidade para potencializar seus benefícios, não é mesmo?
Ação do pantenol no cabelo
Os benefícios do pantenol para o cabelo vão te fazer querer incluí-lo em todos os produtos que você usa em sua rotina. A principal ação é garantir hidratação profunda, brilho, força e maciez para os fios.
Mas você tem noção que não para por aí e ele pode, inclusive, retardar o aparecimento de cabelos brancos?! É isso mesmo, o ativo previne o envelhecimento precoce dos fios e tem mais um monte de coisas boas:
- Melhora a textura dos fios e promove maciez;
- Evita a formação de pontas duplas;
- Tem ação anti-inflamatória;
- Ajuda com que os fios cresçam saudáveis;
- Dá um UP nos cabelos danificados e quebradiços;
- Dá brilho e elasticidade.
Como usar o pantenol na rotina capilar?
Apaixonou nos benefícios do pantenol, né? Então, agora, a gente vai te contar como você pode adicionar o ativo na rotina de cuidados com o seu cabelo — é só seguir o passo a passo:
- Durante a hidratação: quando for passar a máscara de hidratação, adicione uma tampinha de pantenol ao creme e misture bem;
- Para uma massagem: ainda com a ideia de hidratar, você também pode misturar um pouco do ativo em água, passar nos fios e massagear;
- Na finalização: adicione o D-pantenol no seu óleo ou creme finalizador.
Não sabe como finalizar o cabelo cacheado? A gente te ensina!
Benefícios do pantenol para a pele
Assim como no cabelo, quando contamos com o pantenol nas fórmulas dos produtos de skincare, o resultado é uma pele protegida dos radicais livres, hidratada, sedosa e com um aspecto muito mais bonito e saudável.
Falando sobre o efeito antioxidante que vai blindar a sua pele, ele acontece pela ação da vitamina B5 no aumento da glutationa na pele.
Ou seja, é um dos ativos que previnem os sinais precoces de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Além disso, o pantenol também faz tudo o que a gente ama:
- Auxilia na cicatrização e renovação da pele com efeitos calmantes e suavizantes em casos de lesões e queimaduras leves;
- Melhora o aspecto dela, diminuindo sinais de acne, descamações e machucados;
- Tem ação anti-inflamatória, reduzindo a vermelhidão e inflamações;
- Recupera a barreira de proteção natural da pele, resultando no fim do aspecto ressecado com uma super hidratação.
Como incluir o pantenol no skincare?
Gostou dos benefícios do pantenol? Saiba que você pode incluí-lo tanto no seu skincare diurno quanto no noturno, se preferir. Ele pode vir ou ser adicionado ao seu hidratante, sérum ou máscara facial.
Além disso, uma ótima ideia é usar o pantenol após exposição excessiva ao sol. Assim você aproveita suas propriedades calmantes e hidratantes.
Como o pantenol age nas unhas
Como já dito, o D-pantenol tem ações hidratantes e, nas unhas, isso significa que auxiliará no tratamento de descamação e na prevenção da quebra, deixando-as mais fortes e resistentes.
Você pode encontrar o ativo em produtos específicos ou até passar uma pomada com pantenol nas unhas, já que elas absorvem o produto. É super simples ?.
Quem pode usar pantenol?
Todo mundo! O pantenol é um dos ativos que promovem o cuidado que uma pele com fácil irritabilidade precisa. Por ter ação anti-inflamatória, não há perigo, ok?
No entanto, garantir nunca é demais. Ou seja, entre em contato com a sua médica antes de começar a adotar o ativo em sua rotina. E não se esqueça de usar na concentração e frequência indicadas, hein!
Fórmulas e produtos para encontrar o Pantenol
O mais legal dessa belezinha em forma de ativo é poder encontrá-la em várias fórmulas diferentes, como géis, séruns, cremes, pomadas, limpadores, máscaras faciais e capilares, shampoos, condicionadores etc.
Quando for comprar o seu produtinho, indicamos olhar a composição e procurar pelos ingredientes “pantenol”, “dexpantenol” ou “provitamina B5”, são todos os mesmos!
Agora que você já sabe que o pantenol é ótimo para deixar a pele calma, que tal conhecer as propriedades da aloe vera? Eles ficam incríveis juntos!