blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Pele sensível: um guia para lidar com a sensibilidade no rosto

Vem aprender com a dermatologista dra. Adriana Vilarinho a identificar se sua pele é sensível ou sensibilizado e quais são os cuidados.

Redação Océane

17/09/2025

11 min de leitura

Redação Océane

11 min de leitura

Você sabia que a pele sensível é muito mais comum do que a gente imagina? Aquela sensação chata de repuxamento, a vermelhidão que surge do nada ou até reações a produtos que antes funcionavam bem podem ser sinais de que sua pele está pedindo um cuidado especial. E olha, isso não é um bicho de sete cabeças, viu?

O segredo para lidar com a pele sensível está em entender as necessidades dela e apostar em produtos que sejam suaves, mas eficazes. Nada de exagero, nada de complicação — só um cuidado simples, que respeite o seu tempo e a sua rotina. Afinal, a gente quer que a sua pele fique bonita, saudável e confortável, sem aquelas irritações que incomodam.

O melhor é que você não está sozinha nessa! Juntas, a gente vai descobrir as melhores dicas, truques e produtos para manter sua pele equilibrada e radiante. Preparada para começar esse cuidado com a gente? Então, bora lá!

O que é a pele sensível?

Antes de qualquer coisa, vamos entender melhor o que acontece com a sua face. A pele sensível reage com mais intensidade a fatores internos e externos, como produtos cosméticos, mudanças de temperatura, estresse, poluição e até certos alimentos. Não é um tipo de pele “ruim” ou “defeituosa”, que precisa de cuidados mais específicos.

Características da sensibilidade na pele?

Sabe quando você passa aquele hidratante e sente um ardorzinho ou a pele fica mais vermelha? Pois é, isso é bem comum em peles sensíveis. Elas têm uma barreira cutânea mais fragilizada, o que pode permitir que agressores externos causem mais irritação.

Mas nada de se preocupar, porque com os produtos e rotinas certas, sua pele vai agradecer, e você vai ver que dá para manter o equilíbrio sem perder a saúde da cútis.

Como identificar se sua pele é sensível?

modelo com creme no rosto

Você já reparou que sua pele parece mais “sensível” do que a de outras pessoas? Não se preocupe, você não está sozinha! Ela é muito comum e, para descobrir se a sua é, basta prestar atenção em alguns sinais que ela dá. Aqui vão algumas “pistas” que podem ajudar a identificar:

Fica vermelha e arde

Já percebeu que sua pele fica mais rosada ou até ardendo depois de usar aquele produto ou quando a temperatura muda? Isso é um sinal de que sua pele pode ser mais sensível.

Resseca e repuxa muito

E aquela sensação de pele ressecada ou esticada, mesmo depois de aplicar o hidratante? Pois é, pode ser sua pele pedindo por um pouco mais de carinho e proteção.

Tem reações a produtos dermatológicos

Sente que produtos que antes eram tranquilos, agora provocam coceira ou irritações? Isso acontece quando a pele se torna mais reativa e vulnerável.

Sofre mais com o clima e a poluição

A pele é facilmente afetada quando o tempo esfria ou quando você fica exposta ao ar poluído? Se ela fica irritada ou piora com essas mudanças, provavelmente é sensível.

Causas da pele sensível: o que está por trás do desconforto?

Você já percebeu que sua pele, às vezes, fica mais irritada, ressecada ou até dolorida? A sensação de desconforto e a reação da pele sensível podem ter diversas causas, e entender o que está por trás disso pode te ajudar a escolher os cuidados certos para ela.

Barreira cutânea fragilizada

A barreira cutânea é como um escudo protetor do seu rosto. Quando a barreira cutânea está danificada, a pele fica mais vulnerável aos agressores externos, como poluição, mudanças climáticas e até certos produtos de skincare.

Fatores ambientais

O clima, a exposição ao sol e a poluição têm um grande impacto na nossa pele. Mudanças de temperatura, ventos fortes e ar condicionado podem deixá-la seca, fragilizada e muito mais sensível.

Genética

A genética é um fator determinante quando falamos sobre o tipo de pele que temos. Se na sua família alguém tem pele sensível, é bem possível que você também tenha. Pessoas com pele mais fina e delicada têm uma tendência maior a ter essa sensibilidade;

Uso de produtos inadequados

Alguns produtos podem ser muito agressivos para a pele sensível. Ingredientes como álcool, fragrâncias artificiais e conservantes podem causar irritações e reações alérgicas.

Doenças de pele

Condições como rosácea, eczema e psoríase podem causar sensibilidade na pele, tornando-a mais propensa a irritações e inflamações. Essas condições exigem cuidados específicos e acompanhamento médico de pele.

Estresse e alimentação

O estresse pode impactar diretamente a saúde da sua pele, causando inflamações e agravando problemas de pele sensível. Além disso, uma alimentação com açúcar e alimentos inflamatórios pode desencadear reações na pele.

Como cuidar da pele sensível? 7 passos para uma cútis equilibrada

modelo com pele com problema

Se você tem sensibilidade no rosto, já sabe que é preciso um cuidado todo especial, né? Mas não se preocupe, a gente está aqui para te ajudar a encontrar o equilíbrio perfeito e garantir que fique saudável, radiante e confortável. Cada passo que você segue na sua rotina de skincare para cuidar dela é um gesto de amor e respeito, e é isso que vamos contar agora!

1. Mantenha a pele sempre hidratada

A hidratação é o primeiro e mais importante passo para cuidar da pele sensível. E não estamos falando de qualquer hidratação, mas hidratação profunda! Se sua pele é sensível, ela tende a perder água mais rapidamente, o que pode deixá-la ressecada, com aquele aspecto de repuxamento, e muito mais suscetível a irritações e vermelhidões. Por isso, é essencial investir em cremes e loções que realmente entreguem hidratação intensa e duradoura.

Aqui, os produtos com ácido hialurônico e ceramidas são seus melhores amigos! O ácido hialurônico ajuda a reter água nas camadas mais profundas da pele, enquanto as ceramidas agem criando uma barreira protetora que impede a perda dessa hidratação. Juntas, essas substâncias deixam a pele macia, mais resistente e menos propensa a irritações.

2. Escolha produtos suaves

Sabemos que muitas vezes a gente ama um bom cheiro de flor ou um perfume doce nos cosméticos, mas a realidade é que a fragrância é uma das principais responsáveis por causar reações em peles sensíveis. Por isso, o ideal é optar por produtos hipoalergênicos, sem perfumes e com fórmulas mais suaves, que não irritem a sua pele.

Busque por produtos com camomila, aloe vera, aveia e outros ingredientes naturais e calmantes. Eles têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a regenerar a pele e aliviar aquelas reações que tanto incomodam, como vermelhidão ou ardor.

3. Passe protetor solar todos os dias

Não é segredo para ninguém que o sol é um dos maiores vilões para a pele sensível, não é mesmo? Mas, acredite, é muito fácil proteger sua pele e evitar danos solares com um simples gesto diário: o protetor solar. Ele ajuda a prevenir queimaduras, manchas e o envelhecimento precoce, que são ainda mais intensificados em peles mais sensíveis.

Escolha um protetor solar com fórmulas suaves e específicas para pele sensível. Muitos desses produtos possuem uma textura mais leve e não obstruem os poros, além de proporcionar a proteção ideal sem causar irritação. E, como a pele sensível é mais reativa, não podemos esquecer da reaplicação ao longo do dia, especialmente se você ficar muito tempo exposta ao sol.

4. Evite ácidos fortes e esfoliações abrasivas

A esfoliação pode ser uma ótima aliada para renovar a pele, mas para a pele sensível, esfoliantes agressivos e ácidos fortes podem ser um grande erro! Esses produtos podem causar irritação, ressecamento e até aumentar o desconforto da pele sensível.

A dica aqui é apostar em esfoliantes suaves, com partículas bem fininhas, ou, de preferência, esfoliações químicas suaves, como o ácido lático, que ajudam na renovação celular sem agredir a pele. Se você ama o efeito dos ácidos, opte por versões mais suaves, com ingredientes como ácido glicólico suave ou enzimas naturais, que proporcionam renovação sem causar inflamações.

5. Máscaras faciais calmantes: o carinho extra que sua pele merece

Nada melhor do que uma máscara facial calmante para dar à sua pele sensível aquele mimo extra, não é mesmo? As máscaras faciais podem ser um verdadeiro alívio para peles irritadas ou com tendência a vermelhidão. Elas ajudam a acalmar a cútis, promovem a hidratação intensiva e deixam a pele com aquele aspecto saudável e radiante.

Quando for escolher uma máscara, aposte nas máscaras hidratantes e calmantes, com ingredientes como rosa mosqueta, calêndula e camomila. Esses ativos têm poderosas propriedades regenerativas e calmantes que vão ajudar a restaurar o equilíbrio da sua pele sem causar irritação.

Skincare

6. Hidrate de dentro para fora

A hidratação não deve vir apenas de fora! Para manter sua pele sensível equilibrada, é super importante que você se cuide de dentro para fora. Manter-se bem hidratada ao longo do dia, bebendo muita água, vai refletir diretamente na saúde da sua pele. Além disso, aposte em uma alimentação rica em antioxidantes, como frutas, vegetais e alimentos ricos em ômega 3, que ajudam a proteger e fortalecer a pele contra agressões externas.

7. Mantenha uma rotina simples e eficiente

Sabemos que a rotina de cuidados com a pele sensível precisa ser simples e prática. Não precisa de mil passos, mas sim de produtos de qualidade que atendam às necessidades da sua cútis. Evite exageros e a sobrecarga de produtos na pele. Fique com o básico: um bom cleanser, um hidratante e um protetor solar.

Aposte em fórmulas com ativos calmantes e hidratantes e evite o uso excessivo de ingredientes que podem causar reações, como ácidos fortes e fragrâncias artificiais. Às vezes, menos é mais, e a pele sensível adora uma rotina minimalista e eficaz.

 

Ativos que sua pele sensível vai amar

Se você tem a pele sensível, sabe que é preciso mais do que apenas cuidados básicos — é preciso escolher os ativos certos, que vão ajudar a fortalecer a barreira cutânea e aliviar qualquer irritação sem agredir. A boa notícia é que a natureza tem os ingredientes perfeitos para te ajudar a manter a pele equilibrada e radiante. Vamos conhecer esses aliados poderosos?

1. Niacinamida: o segredo para uma pele suave e sem irritação

A niacinamida é um verdadeiro milagre para quem tem pele sensível! Ela atua diretamente no equilíbrio da pele, ajudando a reduzir a vermelhidão e a inflamação, e ainda melhora a hidratação. Super indicada para quem sofre com rosácea ou irritações constantes, a niacinamida também ajuda a fortalecer a barreira cutânea, mantendo a pele protegida de agentes externos.

Uma ótima forma de incluí-la na sua rotina é através de um sérum com niacinamida.

2. Camomila: calma e conforto para sua pele

A camomila é um ingrediente tradicionalmente conhecido por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Para peles sensíveis, ela é uma excelente opção, pois ajuda a reduzir a vermelhidão e a irritação, além de aliviar as sensações de ardor e desconforto.

Se sua pele anda irritada ou reagindo a fatores externos como mudanças climáticas ou poluição, a camomila entra em cena para restaurar a calma e promover um alívio imediato. Não é à toa que ela é frequentemente encontrada em produtos para peles mais delicadas!

3. Ácido hialurônico: hidratação profunda e sensação de conforto

Você já deve ter ouvido falar do ácido hialurônico, né? Ele é um dos hidratantes mais potentes da cosmética e, para quem tem pele sensível, é um verdadeiro aliado. A principal função dele é atrair água para a pele, proporcionando uma hidratação profunda e prolongada. Isso ajuda a combater aquela sensação de repuxamento e desconforto que muitas vezes sentimos na pele sensível.

4. Aloe vera: a cura natural para pele irritada

Quem nunca usou aloe vera para aliviar a pele após um dia de sol, né? Essa plantinha milagrosa é super eficaz para acalmar a pele irritada e hidratar profundamente. Ela possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a vermelhidão e a sensação de repuxamento, sendo perfeita para quem tem pele sensível ou sofre com reações cutâneas.

Além disso, a aloe vera também auxilia na cicatrização da pele, promovendo a regeneração das células e restaurando o equilíbrio da cútis. Sem contar que ela tem um efeito refrescante, o que proporciona um alívio instantâneo para a pele que mais precisa de cuidado.

5. Ceramidas: o bloco de construção da barreira cutânea

As ceramidas são lipídios naturais que ajudam a fortalecer a barreira cutânea e a manter a hidratação dentro da pele. Quando a barreira da pele está danificada, é mais fácil ocorrerem irritações e reações. Por isso, as ceramidas são essenciais para quem tem pele sensível. Elas formam uma camada protetora, evitando a perda de água e a entrada de agentes irritantes.

Cuidar da face sensível é essencial para manter sua beleza e saúde todos os dias. Em alguns casos, o rosto fica sensibilizado por alguns produtos de skincare, como tratamentos com ácidos. Aproveite para ler nosso post e descobrir como acalmar a pele irritada por ácidos. Até lá!

Referências

DUARTE, I. et al. Sensitive skin: review of an ascending concept. Anais brasileiros de dermatologia, v. 92, n. 4, p. 521–525, 2017.

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos para skincare

Kkincare Océane

Escolha produtos para a sua rotina de skincare de acordo com seu tipo de pele