Está em dúvida sobre o que é o propilenoglicol, propylene glycol ou propileno glicol? A gente te conta: ele é um tipo de álcool incolor e viscoso pertencente à categoria álcool-diol e obtido a partir do glicerol.
Ele é um composto orgânico usado em vários fármacos e produtos dermatológicos, que pode se dissolver tanto em água, quanto em clorofórmio e acetona. Além disso, ele também é super usado em outros setores, fora o da beleza, você sabia?
Outro ponto importante que trouxemos é que esse composto já levantou várias suspeitas de ser alergênico. Mas será que é mesmo? Vem entender no post de hoje!
Quais são os benefícios do propilenoglicol?
Pense em um ativo versátil, usado em várias indústrias (desde a alimentícia até a farmacológica): esse é o propilenoglicol! Apesar de toda essa “variedade de performance”, vamos focar só na parte dos benefícios nos cosméticos por aqui, combinado?
Nesse quesito, ele tem propriedades bem interessantes para o nosso cuidado diário com a pele e os cabelos. Uma de suas funções é o fato de ser umidificante, o que significa que ele atrai e retém água. Fazendo isso, torna-se um dos ativos que podem entrar na lista de ingredientes hidratantes e umectantes.
O propilenoglicol tem ação direta na dispersão e solubilidade (de dissolução mesmo) de vários outros ativos conhecidos no meio do skincare, como aminoácidos, colágenos, extratos vegetais, proteínas e vitaminas, deixando-os mais “compatíveis” para o uso.
Outra característica importante deste álcool-diol é que ele também atua como um ótimo emoliente e ainda cria uma camada que impede a pele de perder água. Resumindo todos os benefícios com a pele e o cabelo:
- Tem ação emoliente;
- Pode deixar a pele macia e com toque suave;
- Funciona como dissolvedor de ativos;
- Proporciona hidratação e umectação na pele e no cabelo;
- Prepara a pele para receber os ativos do skincare;
- Reduz a viscosidade de fórmulas;
- Diminui o frizz;
- Melhora o aspecto de cabelos secos e ressecados.
Como o propilenoglicol beneficia a pele?
Já deu para perceber que ele tem vários benefícios para todo o corpo, não é? A pele é uma das que mais saem ganhando com o composto — a gente ama!
O propilenoglicol nos cosméticos para a pele servem para deixá-la muito mais suave e macia, além de super hidratada e pronta para receber os próximos ativos (assim como a ação dos fosfolipídeos) da sua rotina de skincare.
Ele também é super usado para misturar substâncias, reduzir a viscosidade das fórmulas e ainda conservar o produto. Ou seja, ele é incrível para a sua pele, mesmo quando atua indiretamente nela.
Para que serve o propilenoglicol no cabelo?
Assim como na pele, o propilenoglicol apresenta vários benefícios para o cabelo vindos da capacidade de reter água e por sua solubilidade. Não é para menos que encontramos o composto em várias fórmulas de produtos capilares ?.
Ele é responsável por garantir hidratação e maciez aos fios secos e ressecados, redução do frizz, dissolução de ativos e tinturas, melhora da textura e aumento da viscosidade dos produtos.
Viu como ele é usado em vários setores? Ele é bom para quase tudo, gente, uma maravilha! Mas não se empolgue tanto assim para ir passando os produtos de forma aleatória, porque é preciso seguir a indicação correta de uso.
O propilenoglicol é seguro para uso prolongado?
Sim! A própria ANVISA afirmou que o propilenoglicol é uma substância segura. No entanto, assim como todos os outros ativos, ele também deve ser usado seguindo as instruções e concentrações indicadas pelo seu dermatologista.
E, caso tenha pele mais sensível e propensa a alergias, o ideal é entrar em contato com o seu médico de confiança para verificar se esse ativo é seguro para você, ok?
Quais produtos usam propilenoglicol?
A indústria das bebidas e alimentos usam o propilenoglicol (fique tranquilo, ele também é seguro para o nosso consumo) amplamente em seu setor devido os benefícios umectantes, estabilizantes, dissolvedores, glaceantes e conservantes. Mas você deve estar se perguntando onde encontrá-lo nos cosméticos, não é?
Para associar a substância aos cuidados com a sua pele, procure pelo ativo em produtos como loções corporais, cremes hidratantes, soros faciais, limpadores faciais e corporais e até protetores solares.
Já para os cabelos, você encontra opções de shampoos, condicionadores, produtos de styling, máscaras e óleos capilares e mais.
Dipropilenoglicol x propilenoglicol
Apesar de nomes diferentes, o dipropilenoglicol (DPG) é um derivado do propilenoglicol, com propriedades muito semelhantes. A maior diferença é que o DPG tem menos odores em comparação ao outro composto. Isso faz com que o dipropilenoglicol seja mais usado em cosméticos com perfume, pois não altera o aroma final.
Pele super hidratada em qualquer ocasião!
Além do propilenoglicol, existem outras substâncias muito utilizadas nas fórmulas dos dermocosméticos que vão deixar sua pele super hidratada durante o dia inteiro. Entre elas, o ácido hialurônico se destaca por seu poder de retenção de água e preenchimento. Você precisa conhecer!