blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Sardas: o que são e como cuidar delas by Océane

Qual a diferença entre as sardas e outras manchas? Elas são benignas? Como cuidar? Respondemos essas e outras perguntas no texto de hoje, vem ler!

Redação Océane

01/09/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Foto de um rosto de uma mulher ruiva com sardas.

Quem nunca viu um rosto cheio de sardinhas ou até notou que passou a tê-las depois de um certo tempo? Elas são mais comuns em pessoas de peles bem claras e ruivas e, para muitas, são vistas como um charme a mais.

A verdade é que há quem ame e quem odeie, tem gente querendo tirar e outros fazendo com maquiagem, mas você sabe o que são e por que existem? No post de hoje vamos explicar tudo sobre elas!

Falaremos a respeito das diferenças das sardas em comparação a outras manchinhas do rosto, se são preocupantes ou não, como cuidar delas e se é possível tirá-las (para quem não gosta). Continue lendo!

Foto de uma mulher com a região da maçã do rosto e nariz cheios e de sardas.

O que as sardas são?

Também chamadas de “efélide”, as sardas são, basicamente, uma área com maior concentração de melanina. O curioso é que ninguém nasce com elas, mas podem desenvolvê-las a partir dos 2 ou 3 anos de idade — dependendo da predisposição genética e da exposição solar ao longo dos anos.

Elas são mais comuns no rosto, mas você deve ter conhecido alguém que também possui essas manchinhas nas costas, ombros e braços, não é? É super possível também.

Sardas x manchas na pele

Os principais fatores de diferenciação entre ambas são o tamanho e a cor. As sardas são um conglomerado de manchas castanhas bem pequenas e arredondadas, enquanto as demais manchas, como o melasma, são maiores, mais claras, disformes e pontuais.

Além disso, elas são bem mais comuns em partes do corpo que ficam em maior contato com o sol. Mas se continua em dúvida, vale consultar a sua dermatologista para que ela avalie o seu caso. Até porque, cada tipo de manchinha precisa de um cuidado específico ?.

Pessoas negras podem ter sardas?

Sim! Apesar de não ser tão comum, pessoas negras também podem ter essas manchinhas, já que a maior influência para a incidência é a exposição solar. No entanto, a concentração de melanina genética própria da pele negra faz com que essa chance diminua consideravelmente.

Como as sardas surgem?

Assim como comentamos, existe a predisposição às sardas genéticas, no entanto, as sardas de sol possuem maior recorrência. Mesmo com casos dessas manchinhas na família, só é possível desenvolvê-las de forma crônica por volta dos 3 anos de idade.

Quais os tipos de sardas?

Na verdade, só existe um tipo. As sardas são pontinhos pequenos e normalmente arredondados que ficam ainda mais escuros quando ficamos no sol. O que foge disso provavelmente serão outras, como o melasma, manchas de acne ou senis.

Tenho sardas, preciso ficar preocupada?

Pode ficar super tranquila, porque as sardas são benignas! Elas são apenas um acúmulo de melanina na pele, sem nenhuma manifestação de células perigosas para a sua saúde ?.

No entanto, isso não quer dizer que você não precisa adotar alguns cuidados, ok? Um deles é não ficar muito tempo exposta ao sol, mas vamos falar mais sobre isso no próximo tópico, acompanhe!

Como cuidar das sardas?

O principal cuidado que quem tem sardas precisa adotar (e não abrir mão) é passar protetor solar diariamente, mesmo que esteja nublado ou que você vá ficar apenas na frente do computador.

Assim como todas as outras pessoas, quem tem sardas também não deve ficar expondo a pele ao sol sem proteção, caso contrário pode desenvolver doenças de pele com o passar do tempo.

Então já sabe: se você já tem sardas e quer intensificá-las, o mais seguro e indicado é usar maquiagem para isso. Assim você fica ainda mais linda, mas com a pele protegida!

Foto de uma mulher com aplicando protetor solar em sua face com sardas.

Rotina de skincare para quem tem sardas

Não tem segredo na hora de criar uma rotina de skincare para quem tem sardas, porque o básico funciona. Pense em escolher itens que vão cuidar da sua pele e protegê-la dos danos causados pelo sol. Pela manhã foque em:

  1. Limpar: use um limpador suave, sem ativos que irritem a sua pele;
  2. Hidratar: passe um hidratante leve de acordo com o seu tipo de pele que seja livre de óleos;
  3. Proteger do sol: foque em protetores com, pelo menos, FPS 30 e o reaplique a cada duas horas (principalmente se for ficar ao ar livre).

Para a rotina da noite você pode acrescentar um sérum clareador após limpar a pele — se quiser reduzir a intensidade das manchinhas, no entanto, elas voltarão a ficar evidentes quando expostas ao sol. A vitamina C, o ácido kójico e o ácido azelaico são ótimos ativos com efeito clareador, fica a dica.

Imagem da embalagem da Jelly Face Mist, a bruma facial com vitamina C pura da Océane.

Tem como tirar as sardas?

100% não, mas é possível amenizá-las. Se você não gosta das suas sardas, existem alguns procedimentos estéticos que ajudam a atenuar as manchinhas, como os peelings químicos e os lasers.

No entanto, vale lembrar que eles apenas amenizam a situação e, caso haja exposição excessiva ao sol, elas voltarão a ficar intensas. Portanto, o ponto mais importante é: não esqueça o protetor solar!

Como ter sardas?

Se você faz parte da gama de pessoas que acham que as sardinhas são um charme a parte, mas não foi escolhida para tê-las, que tal usar make para “resolver o problema”? Você pode fazê-las com sombra, delineador e até lápis de sobrancelha! Vem dar uma olhada nas 7 dicas de como fazer sardas falsas com maquiagem que preparamos para você.

São lindas, né? Se você curtiu esse conteúdo, continue acompanhando nosso blog. Sempre tem informação boa por aqui ><

compartilhe

LEIA TAMBÉM

vitamina c océane

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane