Junto à gravidez, surgem muitas emoções, pensamentos e dúvidas na cabeça de uma mãe. Os hormônios mudam, as reações do corpo para cada situação se intensificam e as prioridades são recalculadas. Esse é um período de muitas adaptações!
Durante esse período, é normal serem feitas muitas pesquisas para saber o que a gestante pode ou não fazer, de forma a garantir a saúde da mamãe e também a do bebê. E uma das dúvidas que permeia a cabeça de muitas mamães é sobre uma rotina de skincare segura para esse período.
Será que você pode continuar usando os mesmos produtos de skincare de antes? Devo considerar adicionar outros cuidados com a pele? Existe algum composto químico que pode ser nocivo para o meu bebê?
No post de hoje vamos trazer as respostas para essas e outras perguntas que podem estar passando pela sua cabeça neste exato momento!
O que é indispensável no skincare de uma grávida?
Não deixar de fazê-lo e muito hidratante! Pode parecer um pensamento “bobo” no primeiro momento, mas a verdade é que muitas mamães acabam deixando os cuidados de lado e esquecem que a pele exige ainda mais hidratação nesse período.
Isso pode acontecer tanto por medo do que pode e não pode usar ou porque, simplesmente, o skincare acaba ficando em segundo plano. Mas isso tem dois pontos negativos.
O primeiro deles é porque a textura e a qualidade da pele mudam muito durante a gravidez com o aumento dos hormônios. Ou seja, pode ser que ela passe a ficar muito seca ou com muitas espinhas. Então, manter os cuidados é fundamental!
Já o segundo, se deve ao fato de que a vida está mudando por completo,e toda a atenção se voltará quase que exclusivamente para o bebê que está na barriga.
No entanto, você não pode esquecer de você mesma e se deixar de lado, combinado? Continuar com esse tempo de skincare e carinho, é uma forma de fortalecer sua conexão com a mulher que é (por mais diferente que esteja agora).
Quais os ativos de skincare seguros na gravidez?
Vitamina C! A famosa vitamina da laranja tem efeito antioxidante, rejuvenescedor, clareador e é segura para as gestantes.
Além disso, a dermatologista Carla Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que ativos como óleo de rosa mosqueta, óleo de semente de uva, elastina, vitamina E, glicerina, centella asiática e manteiga de karité também estão liberados.
Contudo, vale lembrar que o ideal mesmo é que você confira com a sua médica, os produtos e ativos liberados nessa fase. Cada organismo é único e tem uma particularidade, portanto, não custa garantir, não é mesmo?
Leia mais sobre outro composto liberado para as gravidinhas: Niacinamida!
O que não pode ser usado na gravidez?
Os ácidos, de maneira geral, e cosméticos ou dermocosméticos com ureia (com mais de 3% de concentração), hidroquinona, cânfora, chumbo e cafeína não são “bem-vindos” para as gestantes. Mas existem aqueles casos que fogem à regra, como o ácido hialurônico e do ácido azeláico.
Muitas proibições acontecem porque já foi comprovado que alguns ativos podem causar, inclusive, má formação do feto. Alguns casos são os produtos à base de retinóides, ou vitamina A, por exemplo.
De novo, recomendamos que você pergunte para a sua dermatologista se existe mais algum composto que precisará tirar da rotina durante a gravidez, ok? (Ler rótulos se tornará seu maior passatempo, rs.)
Qual a rotina de skincare que a grávida pode fazer?
O principal produto que não pode ser deixado de lado durante a gravidez — de jeito nenhum — é o protetor solar! E não basta passar só uma vez no dia e nunca mais. Tem que reaplicar durante o dia todo!
É muito comum que, durante essa fase, muitas mulheres passem a ter melasma gestacional. Nesses casos, além do protetor solar constante, é preciso proteger-se do sol com chapéus, bonés e outros para não intensificar as manchas.
Manter uma rotina com produtos de limpeza de pele também é uma forma de auxiliar a manter o equilíbrio dela, mesmo com todas as alterações hormonais.
Outro fator super importante nesse período é a hidratação. Entre um dos benefícios, usar produtos hidratantes durante toda a gestação, como brumas, loções e cremes, ajudam a prevenir as temidas estrias.
Aproveite para entender como cuidar da pele do rosto e do corpo no pós-parto.
Como controlar a oleosidade da pele na gravidez?
Muitas mulheres notam o aumento de oleosidade na pele durante a gravidez — mas não são todas, ok? — e isso pode ser decorrente de vários fatores como as alterações hormonais e reações dos medicamentos ingeridos por elas nessa fase.
Apesar de não ser preocupante para a saúde da mulher, essa oleosidade pode gerar desconforto estético, já que, geralmente, vem seguido de um aumento da quantidade de cravos e espinhas.
Para controlar o nível de oleosidade da pele durante a gestação é preciso estar sempre atenta à limpeza adequada e frequente dela, além de manter uma alimentação e hidratação adequadas.
Sim, é preciso hidratar até mesmo as peles mais oleosas. Quando feita de forma correta, essa hidratação ajuda a controlar os níveis de óleos naturais presentes nela, ou seja, você garante uma pele bem cuidada!
Outra forma de controlar a oleosidade da pele na gravidez é o uso de soluções tonificantes com ácido glicólico ou ainda produtos com ácido lático.
Posso fazer ou continuar os procedimentos estéticos na gravidez?
De forma geral, não — com exceção da drenagem linfática, limpeza de pele e capacete de LED para tratamentos capilares.
O motivo é que muitos dos produtos utilizados nesses procedimentos não são testados para gestantes. Ou seja, pode ser que ocasione prejuízos à mãe e ao bebê.
Não deixe de cuidar de você
Nós sabemos que a gestação é um período delicado e que exige vários cuidados que não estamos acostumadas, mas lembre-se que é por apenas alguns meses. E o mais importante: continue cuidando de você!
Aproveite esse momento de mudanças para experimentar um novo hobby, começar algo que você queria ou até se permitir descansar sem culpa. Conte com a océane para isso, ok?