blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Skincare para pele oleosa: passos e produtos ideais

A pele oleosa precisa de limpeza, hidratação, proteção e tratamento para regular a produção de sebo. Clique para descobrir como fazer isso!

Redação Océane

22/03/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

modelo aplicando produtos de skincare para pele oleosa

asta ficar algumas horinhas sem se olhar no espelho que, quando isso acontece, vem a surpresa: um rosto com brilho excessivo e uma boa camada de óleo que podemos sentir ao tocá-lo. A gente sabe que essa sensação não é nada agradável.

Mas existe uma solução prática, eficaz e duradoura para controlar a grande produção de sebo: o skincare para pele oleosa. Trata-se de uma rotina de cuidados para limpar, hidratar e proteger as camadas cutâneas, e os resultados serão: rosto viçoso, saudável e radiante.

Quer saber os segredos para alcançar esse cenário? Selecionamos 5 formas infalíveis para cuidar da pele gordurosa e acneica. Pegue o papel e a caneta para anotar esse passo a passo de milhões!

1. Use um gel de limpeza duas vezes ao dia

Já pode escrever aí: o primeiro passo para qualquer boa skincare é a limpeza. Essa etapa é fundamental para retirar as impurezas da pele, controlar a oleosidade, prevenir a acne e melhorar a eficácia dos demais dermocosméticos que serão aplicados.

gel de limpeza facial em um fundo com água

Para realizar essa etapa você precisará de géis de limpeza que contenham os seguintes ativos:

  • Ácido salicílico (BHA);

  • Niacinamida (Vitamina B3);

  • Ácido glicólico (AHA);

  • Ácido hialurônico;

  • Aloe vera.

Escolha um limpador que equilibre limpeza profunda com ingredientes suaves que não ressequem a cútis. Aplique uma quantidade ideal para espalhar e massagear todo o rosto. Depois, enxágue em abundância para retirar os resquícios do produto.

Faça o double cleansing caso deseje uma limpeza mais profunda, essa é uma técnica coreana que usa dois produtos (um à base de óleo e outro de água) para retirar todas as impurezas da cútis, como partículas de sujeiras e suor.

2. Borrife o tônico facial com aloe vera

A segunda etapa da rotina de skincare para acabar com a oleosidade é a tonificação da pele, essa etapa é esquecida por muitos, mas faz uma enorme diferença na cútis. Os tônicos trazem formulação rica em ativos para restaurar o pH da epiderme, estimular a renovação celular e adicionar hidratação à cútis.

Passe o produto usando um algodão ou um lenço. Aplique e sinta a mágica acontecer: você perceberá a pele mais limpa, mesmo após a limpeza. E, o melhor, tonificar o rosto também ajuda na absorção dos próximos produtos a serem aplicados, pois a face fica aberta para receber e reter os ativos posteriores.

Escolha um tônico com aloe vera na composição. O ativo natural atua como um poderoso calmante e hidratante, sendo assim, deixa o rosto fresco, saudável e radiante sem adicionar oleosidade à pele.

tônico facial em um embalagem fechada

Acesse: Tonificar a pele: importância e benefícios

3. Aplique um sérum com ácido salicílico

Sabe quando vemos filmes de fantasia e sempre tem um super-herói para salvar a cidade em apuros? Agora, vamos remontar o cenário assim: substitua o herói pelo sérum e a cidade pela epiderme oleosa. Não, não estamos exagerando, os séruns de tratamento têm essa capacidade!

Esse produto é poderoso de verdade, pois traz formulação altamente concentrada para oferecer um tratamento personalizado ao seu rosto.

Na rotina de cuidados com a pele oleosa e acneica, a melhor escolha é o sérum antioleosidade que combina os ácidos salicílico, tranexâmico, cítrico e glicólico. Esse combo atua para controlar a oleosidade e evitar o surgimento de novos

4. Hidrate a pele em abundância

Repita conosco: toda pele precisa de hidratação, nenhuma está fora dessa lista. Isso ocorre porque o processo de perda de líquidos ocorre naturalmente, e a hidratação facial vem para estimular a retenção ideal de água — dá aquele glow incrível no rosto.

No caso da oleosidade, a falta de hidratação faz com que seja produzido mais óleo, pois a pele entende que precisa de alguma camada extra para ficar bem protegida.

Ao iniciar o tratamento para derme oleosa, são usados ácidos fortes, o que pode deixar a face mais seca. Resumo da ópera: os hidratantes faciais são essenciais para seu rosto ficar saudável e radiante como deseja.

gel hidratante facial fechado em um fundo bronze ao lado do produto derramado

Confira: Hidratação da pele oleosa no verão

5. Proteja a epiderme com protetor solar

Que o protetor solar é importante, a gente já tá cansado de saber, né? Afinal, essa etapa protege o rosto dos raios solares, evita doenças de pele, retarda o envelhecimento precoce e evita manchas de acne. Por isso, todos os dias pela manhã, passe um protetor facial!

Na hora de comprar o seu produto, prefira fórmulas mais sequinhas, como matte ou gel. Essas texturas são ideais para a pele com excesso de oleosidade. Observe, também, o fator do produto, opte por fatores acima de 30 FPS¹.

modelo usando chapéu de palha, sorrindo e passando protetor solar na pele

Veja também: Pele acneica: saiba tudo sobre cuidados, tratamentos e mais

O que muda na rotina matutina e noturna de skincare para pele oleosa?

O skincare completo é feito em duas etapas do dia, os cuidados matutinos e noturnos com o rosto. A principal mudança entre essas duas etapas é a proteção e o sérum, que devem ser feitos apenas uma vez por dia. Portanto, a rotina fica a seguinte:

Rotina matutina de skincare para pele oleosa

  1. Limpeza;

  2. Tonificação;

  3. Hidratação;

  4. Proteção.

Rotina noturna de skincare para oleosidade

  1. Limpeza;

  2. Tonificação;

  3. Aplicação do sérum;

  4. Hidratação.

Etapas adicionais para uma rotina de skincare completa

Além do cuidado diário, é muito importante não esquecer de fazer esfoliação semanalmente. Esse processo ajuda a retirar ainda mais as células mortas do rosto, o que é uma das causas de ter os poros entupidos. Aposte em um bom esfoliante e adicione essa etapa no seu autocuidado.

Quais os melhores ativos para usar na pele oleosa?

A epiderme oleosa exige cuidados diários que envolvem a limpeza, hidratação e a proteção. Em paralelo a isso, deve ser seguido o tratamento para equilibrar a produção de sebo no rosto, e a escolha certa de produtos é essencial para obter excelentes resultados.

Escolha sempre cosméticos faciais antioleosidade que tenham alguns desses ativos:

  • Ácido salicílico: desobstrui os poros, controla a oleosidade e trata a acne;

  • Vitamina B3: regula a produção de sebo, reduz a inflamação e melhora a textura da epiderme;

  • Argila: absorve o excesso de óleo enquanto reduz a oleosidade;

  • Ácido hialurônico: hidrata e mantém a cútis equilibrada;

  • Retinol: estimula a renovação celular, reduz a produção de sebo e melhora a textura do rosto;

  • Aloe Vera: tem propriedades calmantes e hidratantes;

  • Vitamina C: protege contra os radicais livres, ilumina a pele e auxilia na produção de colágeno;

  • Ácido glicólico: melhora a textura e desobstrui os poros;

  • Peptídeos: hidrata e tem benefícios anti-idade sem aumentar a oleosidade.

Agora, você já tem todas as informações na palma da mão para realizar o skincare para pele oleosa. Escolha uma rotina e os produtos que se adequem melhor às particularidades do seu rosto.

Se você tem excesso de oleosidade, com certeza, sofre na hora de fazer uma make. Por isso, aproveite para descobrir como fazer a maquiagem durar mais na cútis com excesso de brilho. Nos vemos no próximo conteúdo, até logo!

Referências

¹ Saúde destaca importância do uso de protetor solar – Secretaria da Saúde. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/noticias/342-saude-destaca-importancia-do-uso-de-protetor-solar>. Acesso em: 31 jan. 2024

compartilhe