Você sabe como funciona a suplementação com ácido hialurônico?
Vem ver tudo aqui!
Mas, primeiro de tudo, vamos falar o que é o ácido hialurônico.
O Ácido Hialurônico é um componente presente naturalmente em nosso corpo, sendo o responsável pela viscosidade da pele.
Uma das suas funções é de ‘’segurar’’ a hidratação da pele e tecidos, por isso é bem popular quando o assunto é marcas de expressão e rugas.
+ Ácido hialurônico: dermatologista comenta os benefícios
A nossa pele é responsável por ter o maior reservatório de ácido hialurônico de todo o corpo, mas também encontramos em cartilagens, cérebro e, até mesmo, nos vasos sanguíneos. E o que preocupa muito as pessoas é que, com o passar dos anos, a produção diminui.
No mundo da estética, muito se fala sobre os preenchimentos com ácido hialurônico injetável para rugas. Mas você sabia que também é possível realizar a suplementação via oral?
+ Veja 5 ativos de skincare que estão bombando
Nossa pele e a produção de ácido hialurônico
Antes de falar sobre a suplementação, é importante ressaltar alguns pontos quando o assunto é hidratação, rugas e envelhecimento precoce.
Mesmo suplementando, utilizando de forma tópica em cremes ou, até mesmo, preenchendo, vale reforçar alguns pontos que contribuem para a degradação do ácido hialurônico naturalmente produzido pelo nosso corpo:
- Exposição a raios UV;
- Baixo consumo de água;
- Estresse oxidativo;
- Carências nutricionais como: proteínas, vitaminas, dando um destaque para vitamina C e minerais.
É natural que, com o passar do tempo, ocorra perda de colágeno, assim como a degradação do Ácido Hialurônico, mas, para que possamos evitar a detração precocemente, é importante se atentar aos cuidados acima.
+ Colágeno: conheça a importância e os benefícios
Quando a suplementação de ácido hialurônico é recomendada?
Sobre a suplementação oral de Ácido hialurônico, o que os estudos demonstraram é que pode ocorrer um estimulo na produção natural de colágeno e melhora da textura da pele, reduzindo a aparência de rugas e alguns sinais. Os efeitos podem ser notados com a suplementação por, no mínimo, 12 semanas.
Sabendo que encontramos o Ácido Hialurônico não só na pele mas em diferente tecidos, podemos observar a aplicação da suplementação em algumas situações como:
- Cicatrização pós cirúrgico ou procedimentos estéticos;
- Proteção contra lesões (esportes de alto impacto);
- Hidratação de articulações.
Vale ressaltar que, em paralelo à suplementação, é importante que haja um olhar para mudanças também do estilo de vida e alimentação. É necessário um conjunto de estratégias para melhores resultados!
Até a próxima!
Gostou desse conteúdo? Confira esse post sobre melasma e alimentação!