blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Vitamina c: dermatologista explica os benefícios

A dermatologista dra. Adriana Vilarinho explica a importância da vitamina c e como usá-la na sua rotina de skincare. Confira!

Dra. Adriana Vilarinho

15/08/2022

5 min de leitura

Dra. Adriana Vilarinho

5 min de leitura

vitamina c benefícios

A vitamina c é um ativo famoso pelas entusiastas de skincare e é algo que minhas pacientes sempre ficam com dúvida no consultório.

É importante entender como o ativo funciona na pele e porque ele deve ser adicionado à sua rotina. Lembrando que toda pele precisa ser avaliada para alinhar os objetivos de tratamento e prevenção.

Vem conhecer mais sobre o poder da vitamina c, quando inserido na rotina de skincare, além dos seus benefícios.

O que é vitamina c?

De nome técnico de ácido ascórbico, a vitamina C é um micronutriente encontrado em vários alimentos, principalmente nos frutos cítricos.

Ela faz parte dos grupo dos alimentos antioxidantes, que auxiliam no controle do stress oxidativo, proteção celular e auxiliam na atividade anti-inflamatória, impactando no controle de manchas, oleosidade, celulite e espinhas.

Encontramos os antioxidantes na alimentação, principalmente em: verduras, legumes, frutas, castanhas (castanha do brasil, nozes, amêndoas…) especiarias (canela, cacau, cúrcuma…), chás (chá-verde, hibisco, chá de camomila, dentre outros alimentos. 

+ Confira mais detalhes e alimentos ricos em vitamina c aqui.

No mundo dos cosméticos, ela pode ser considerada uma grande aliada da beleza, já que age contra os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento da pele, e ajuda na iluminação da pele.

Benefícios da Vitamina C

A Vitamina C possui funções que são essenciais no corpo humano, promovendo diversos benefícios tanto para a pele, quanto para a saúde do organismo no geral.

Ela contribui para:

  • ação oxidante,
  • combate a formação dos radicais livres,
  • ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias,
  • necessária para combater infecções, pois atua na produção de colágeno,
  • protege dos efeitos nocivos do sol,
  • protege o DNA celular,
  • ajuda na produção de novas fibras de elastina,
  • fortalece unhas e cabelos.
vitamina c océane

Vitamina C X Colágeno

O colágeno é uma proteína presente em ossos, cartilagens, unhas, cabelos, pele, tendões, intestino, dentre outros tecidos.

Além disso, podemos dizer que é a proteína mais abundante presente em nosso corpo, mas, com o passar dos anos, essa produção passa a ser reduzida.

E sem a vitamina c, não há produção de colágeno – a substância essencial para um rosto jovem e bonito.

+ Colágeno: conheça a importância

Como usar a Vitamina C na rotina de skincare?

A Vitamina C é muito utilizada no tratamento de linhas de expressão por atuar, fortemente, na prevenção, mesmo de quem ainda não apresenta nenhuma marca do tempo, e também no tratamento de quem já tem rugas à mostra – independentemente do tipo de pele.

Por isso, pode ser usada na composição anti-idade e vale para qualquer faixa etária: 20, 30, 40, 50, 60 anos ou mais.

A aplicação pode ser feita tanto de dia quanto à noite, mas o mais importante é escolher a versão ideal de apresentação do produto para cada tipo de pele.

Temos dois tipos de produto nos quais você pode encontrar a Vitamina C: sérum e creme.

  • Séruns: são ideais para pacientes com pele oleosa, pois o ativo age renovando as células cutâneas, deixando a aparência do rosto mais descansada, com viço e mais saudável.
  • Cremes: são recomendados para quem tem pele ressecada ou sensibilizada. Assim, o uso de texturas mais hidratantes nas versões em creme, são melhores para promover a revitalização, melhorar a elasticidade e a firmeza da pele.

 

Vitamina C para ter uma pele iluminada

A Vitamina C é a queridinha do skincare e ajuda na “pele glow”, super em alta hoje em dia.

Toda paciente quer aquele brilho saudável sem o excesso de oleosidade. E a vitamina c é a recomendação perfeita para esses casos.

Isso porque, além de combater a oxidação, que seria a degradação provocada pelos radicais livres que temos no organismo, ela ainda ajuda a uniformizar o tom e dá aquele viço saudável.

+ Confira mais dicas para ter uma iluminada e saudável aqui.

A importância do protetor solar

O protetor solar na rotina de skincare é essencial. E ele é algo imprescindível relacionado ao uso da vitamina c é que o protetor solar deve ser adicionado depois desse ativo, sempre que usado no período diurno!

Isso porque a vitamina c ajuda a potencializar a proteção do protetor solar, pois ela protege contra os raios ultravioletas e ainda tem ação antipoluição e combate aos radicais livres.

O protetor solar é um dos pilares da rotina de skincare, nunca se esqueça! Confira aqui sua importância.

compartilhe