É, a idade chega para todos. Quem nunca ouviu essa famosa frase, não é? E ela não está errada, já que, quando envelhecemos, começamos a notar mudanças significativas em nosso corpo, como o metabolismo desacelerando, os ossos enfraquecendo e a pele dando sinais de envelhecimento.
Além disso, a derme passa a ser classificada como pele madura — e tudo isso já ocorre aos 30 anos. Sabemos que parece meio assustador, mas não deve ser, assim como nas outras fases da vida, existem agentes químicos que ajudam o nosso rosto a ficar saudável e viçoso, como o silício orgânico.
No post de hoje, revelaremos tudo sobre o silício orgânico: o que é, para o que serve, benefícios, como incluir na rotina e quais outros ativos podem somar ao tratamento de skincare. Preparado para todas essas descobertas? Então, vamos lá!
O que é silício orgânico?
O silício orgânico é um importante mineral que ajuda na atividade oxidante e no estímulo da formação do colágeno, por consequência, serve para deixar a pele hidratada, jovial, firme e viçosa¹. Dessa forma, inibe o aparecimento dos temidos sinais de envelhecimento do rosto: linhas de expressão, rugas, flacidez, pigmentação irregular e opacidade.
Todas essas manifestações ocorrem após os 30 anos como consequência de dois processos de envelhecimento cutâneo¹:
- Envelhecimento intrínseco: resultado do desgaste natural das células do organismo, o que impacta na estética da derme;
- Envelhecimento extrínseco: surge a partir de fatores externos que afetam a saúde do rosto, como poluição, fumo, hábitos alimentares, ingestão de álcool e exposição solar.
Esse ingrediente é encontrado em alimentos vegetais como casca de arroz e flocos de aveia com casca. Mas, após os trinta, esse mineral para de ser absorvido pelo organismo, portanto, os suplementos alimentares líquidos, em gel e em cápsulas se tornam a melhor opção para repor o agente químico.
Como funciona a reposição de silício orgânico no corpo?
O mineral é encontrado em três formas químicas: sílica, ácido ortossilícico e dióxido de silício, sendo a opção em ácido a que tem demonstrado maior eficiência na melhora da estética capilar e corporal. Essa reposição pode ocorrer por meio da alimentação rica nos seguintes alimentos orgânicos:
- Aveia;
- Arroz integral;
- Feijão;
- Quinoa;
- Lentilha;
- Espinafre;
- Banana;
- Maçã;
- Uva;
- Ervilha;
- Couve;
- Brócolis.
Lembrando que isso é válido apenas para quem tem menos de trinta anos, porque o corpo dificulta a reposição desse nutriente após essa idade. Portanto, muitos especialistas acabam recomendando os suplementos para repor o agente químico. A dose e a periodicidade necessárias devem ser recomendadas por um médico após analisar o seu caso.
Quais são as vantagens do silício orgânico?
A saúde da pele, dos cabelos e das unhas são as principais vantagens do agente químico no corpo². Além dessas, existe impacto na elasticidade dos vasos sanguíneos e das artérias para que o fluxo do sangue ocorra normalmente, prevenindo doenças como a Doença Arterial Periférica (DAP) e as famosas varizes.
Sabemos que a sua principal preocupação é a estética do rosto e corpo, por isso, selecionamos as vantagens de repor corretamente o silício orgânico. Vem descobrir:
Retarda os sinais de envelhecimento da pele
Kits para Skincare
Assim como nosso organismo, a nossa pele dá sinais conforme o tempo passa, são os populares sinais de envelhecimento da derme, você já deve ter ouvido comentarem muito sobre eles: ressecamento, rugas, linhas finas, opacidade, flacidez e perda de contorno facial.
O silício orgânico está relacionado ao estímulo da síntese do colágeno que, por sua vez, ajuda na firmeza, na elasticidade e na hidratação da pele. O resultado é um rosto jovial com aquele viço que a gente sempre desejou, principalmente após os trinta anos.
Além do suplemento, é possível investir em um cronograma de skincare para a pele madura, nele, você deve limpar, hidratar e proteger o rosto com produtos adequados para o seu tipo de derme. Ainda, pode incluir séruns com ativos que minimizam os sinais de envelhecimento, como o retinol e a poderosa vitamina C.
Dá mais saúde ao cabelo e às unhas
O envelhecimento natural dos órgãos, isso inclui a pele, acarreta mudanças em todo o corpo, inclusive no cabelo e nas unhas, os quais ficam mais frágeis e quebradiços. Por isso, a suplementação com silício orgânico é um salva-vidas para restaurar a vida e a beleza estética dessas partes.
Com o passar do tempo, seja por fatores internos ou externos, a estrutura dos nossos cabelos e unhas se modificam, isso pode deixá-los fragilizados, sendo suscetíveis à queda e à quebra. Por vezes, quando as unhas estão finas e os fios caem muito, pode indicar a deficiência desse mineral no corpo.
Mas, é claro, que se faz necessária uma avaliação precisa de cada caso para avaliar a raiz do problema e tratá-lo adequadamente. Por isso, o mais adequado é buscar especialistas que te ajudem a solucionar o seu caso e passem tratamentos personalizados após o diagnóstico.
3 ativos complementares para combater os sinais de envelhecimento
Se você busca uma pele linda, deve apostar em uma rotina de cuidados com o rosto para alcançar resultados satisfatórios e perenes. Nesse caso, os ativos de skincare podem te ajudar muito, já que atuam para fornecer benefícios específicos para sua derme, como tratar a pigmentação irregular, linhas finas e rugas, alcançando o efeito lifting sem cirurgia. Selecionamos três ativos para investir de olhos fechados, confira!
1. Retinol
O retinol é um ativo derivado da vitamina A, ele é essencial para promover a renovação celular e auxiliar na produção de colágeno. Tudo isso contribui para a melhora nas linhas de expressão, na textura, na luminosidade e na firmeza da pele, ainda, combate os poros dilatados — é simplesmente incrível!
Você encontra o retinol em cremes, máscaras faciais e séruns de tratamento, como o sérum facial de retinol e niacinamida da Océane. A combinação desses ativos é ideal para peles maduras porque age para suavizar linhas de expressão, rugas e combater a flacidez no rosto.
Incluir esse ativo na rotina de skincare é ideal para peles jovens e maduras, além de ser super prático. Basta aplicá-lo todos os dias na sua skincare noturna.
2. Ácido hialurônico
Outro ativo queridinho das peles maduras é o ácido hialurônico. O sérum de tratamento com Hyaluronic Acid hidrata muito enquanto ajuda a combater as rugas e as linhas finas presentes, principalmente, na testa, no bigode e nas regiões abaixo dos olhos. É uma excelente alternativa para quem deseja combater o envelhecimento precoce ou suavizar os sinais que já aparecem na face.
3. Vitamina C
Queridinha de todos os influencers de skincare, a vitamina C está presente em cremes hidratantes, tônicos faciais, brumas, séruns de tratamento e géis de limpeza para estimular a produção de colágeno, proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, reduzir a inflamação e dar aquele glow no rosto.
Inclua os produtos de skincare com vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele para sentir os resultados em alguns dias!
Kits para Skincare
Chegamos ao fim do nosso post sobre silício orgânico. Por aqui, você descobriu o que é, para que serve, benefícios e como incluir o mineral na rotina de cuidados com a pele madura. Aproveite para descobrir outros ativos para acabar com a flacidez no rosto. Até logo!
Referências
¹ CORDEIRO, B. M.; MACHADO, K. E.; WEICKERT, L. M. Benefícios do silício orgânico como ativo cosmético na prevenção do envelhecimento cutâneo / Benefits of organic silicon as a cosmetic active in the prevention of skin aging. Revista de Psicologia, v. 16, n. 63, p. 250–266, 31 out. 2022. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3524. Acesso em 29 abr. 2024.