Tá com o cabelo ressecado, cheio de frizz, pontas duplas e com aquele aspecto opaco e sem brilho, amiga? Então, é bem provável que seu cabelo esteja pedindo (ou implorando) pelo socorro de uma boa nutrição capilar.
Antes de sair aplicando todos os cremes que você tem no banheiro, vem cá entender como fazer uma nutrição efetiva e, também, quais são as vantagens de incluir este cuidado em seu cronograma capilar.
Afinal, o que é nutrição capilar?
A nutrição capilar é um tratamento de reposição lipídica, ou seja, devolve os óleos naturais dos fios de forma saudável a fim de combater o ressecamento e a desnutrição. Só que mais do que devolver esse óleo para o cabelo a nutrição também ajuda a fechar as cutículas, diminuir a porosidade e as pontas duplas.
A galera do cabelo oleoso não precisa ter medo de nutrir o cabelo, tá?! Esse óleo que a gente repõe é essencial para manter aquele aspecto brilhante de comercial de shampoo.
Como saber se o cabelo precisa de nutrição capilar?
Para entender a necessidade do seu cabelo é necessário avaliar “sintomas” e o nível de porosidade das madeixas. Para isso, além da textura opaca e desidratada, dá para fazer um teste bem simples colocando um fio num copo de água, veja o que deve observar:
-
se o fio boiar: seu cabelo está com baixa porosidade e precisa de hidratação;
-
se o fio não boiar, nem afundar: seu cabelo está com porosidade média e precisa de nutrição;
-
se o fio afundar: seu cabelo está com alta porosidade e precisa de uma reconstrução potente.
Quais são os benefícios da nutrição capilar?
São várias! Afinal, quem não sonha em ter um cabelo lindo, macio e hidratado?! Para alcançar esse feito é necessário ter alguns cuidados básicos que podem incluídos na rotina do dia a dia mesmo. Veja:
1. Brilho
Sabe aquele glow bonito? A nutrição é responsável por isso, já que a água e os óleos restauram o brilho, deixando com aquele toque sedoso e, o melhor, deixa mais fácil na hora de desembaraçar.
2. Redução de frizz
O frizz é o vilão na vida de muita gente e, vamos combinar, ninguém merece sair de casa com o cabelo todo espetado, né? Para ajudar, criar uma boa rotina de nutrição faz toda a diferença, já que os ativos hidratantes selam as cutículas capilares, criando um filme protetor que deixa tudo alinhado.
3. Adeus pontas duplas
Sim! É possível reduzir o surgimento de pontas duplas com a nutrição capilar. Isso porque, os lipídios são ricos em ácidos graxos que ajudam a fortalecer a fibra capilar, mantendo os fios mais hidratados e sempre no lugar. Para quem vive no salão cortando essas pontinhas que aparecem, uma boa opção é trocar a tesoura pela nutrição e começar a tratar dos fios pela raiz.
Qual a diferença entre nutrição e hidratação?
Lembra que a gente explicou lá no início que a nutrição devolve os lipídios, ou seja, os óleos do cabelo? Então, a função da hidratação é parecida, só que ao invés de óleos, repor água + vitaminas.
Atenção, hein?! Não existe uma melhor ou pior do que a outra, tudo depende da necessidade do seu cabelo e também da etapa do cronograma capilar.
Como fazer nutrição capilar em casa?
Beleza, agora que você já entendeu as vantagens da nutrição capilar e como identificar a necessidade do seu fio, é hora de aprender como incluir esse processo em sua rotina de haircare. Veja só!
Máscaras de tratamento
Elas devolvem o brilho dos fios em minutos! As máscaras de tratamento são a opção mais usual, tanto em salões de beleza, quanto em procedimentos caseiros. O único “problema” é que nem todo mundo consegue obter o resultado desejado por conta de produtos errados ou erros na hora de aplicação.
Então, se você tá a fim de economizar e alcançar a maciez dos sonhos em casa, o primeiro passo é investir numa boa máscara para nutrição capilar. Depois, é só tomar cuidado na hora de aplicar: sempre passar enluvando mecha por mecha no cabelo úmido, deixar o produto agir e retirar com água morna ou fria.
Você também pode gostar: Como escolher sua máscara para cabelos?
Umectação capilar
A umectação capilar é uma técnica muito usada para proporcionar uma nutrição potente em poucos passos. Para isso, você precisa de um bom óleo capilar vegetal e aplicar no couro cabeludo fazendo massagens circulares e, também no comprimento do fio, enluvando as mechas;
Durante o dia é recomendado deixar a umectação agindo por duas horas, mas, se quiser aproveitar o tempo, uma boa opção é ir aplicar os produtos à noite e lavar na manhã seguinte com shampoo com óleo ozonizado na água morna ou gelada. Você vai sentir os resultados de imediato.
Qual frequência devo realizar nutrição capilar?
Não existe um número exato, já que tudo varia conforme as necessidades do fio. Entretanto, nutrir as madeixas a cada 15 dias é o suficiente para quem tem cabelo liso ou ondulado, por exemplo.
Já para as cacheadas e crespas, o processo pode ser feito uma vez por semana, já que a oleosidade natural do couro cabeludo nem sempre consegue chegar até as pontas.
Para o processo de umectação em geral, é indicado que seja liso e oleoso, aplique óleos capilares apenas no comprimento.
Viu só como tem jeito de recuperar o cabelo desnutrido? É só cuidar direitinho e usar os produtos certos que em poucos passos você conquista o cabelão brilhoso dos sonhos. Mas, vale pontuar também que para garantir resultados efetivos você também precisa cuidar da alimentação e beber bastante água.
E, agora que você já sabe como cuidar do seu cabelo, é hora de investir em produtos de qualidade como os lançamentos da Océane e ficar sempre de olho em nossos conteúdos para conferir todas as vantagens do mundo de moda, beleza, skincare e make.