blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Camadas da pele: funções e como deixá-la saudável!

As três camadas da pele são epiderme, derme e hipoderme. Descubra tudo sobre a anatomia da pele e como usar essas informações na sua skincare!

Redação Océane

23/02/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

foto de uma mulher com a mão no rosto

Vamos começar este texto de uma maneira inusitada: toque a sua pele, pode ser do rosto ou do corpo, apenas sinta a textura e a suavidade da superfície cutânea. Saiba que você está tocando a epiderme, a primeira camada da pele, mas existem outras duas que não conseguimos tatear: derme e hipoderme.

Todas essas estruturas do maior órgão do corpo humano atuam como uma barreira protetora contra os elementos externos, como bactérias, vírus, substâncias químicas e radiação ultravioleta. Até aqui, você já descobriu inúmeros fatos inusitados sobre a pele, não é? Então, imagina tudo o que você aprenderá após ler este conteúdo!

Por aqui, apresentaremos as principais estruturas cutâneas, quais suas funções e como todas essas informações impactam nas rotinas de skincare. Ficou curioso? Chega de suspense e vamos lá!

Quais são as 3 camadas da pele e suas funções?

Sabe aquele ditado popular “a união faz a força”? Esse pensamento é perfeito para entender por que a pele é dividida em três partes. Afinal, cada camada executa uma função diferente para, no final, desempenhar a finalidade principal: revestir nosso corpo dos perigos externos, como bactérias e raios ultravioletas.

Mas a gente sabe que você quer entender mais a fundo o que cada camada faz, por isso, separamos as principais informações sobre cada estrutura cutânea. E não se preocupe, abordaremos o tema de forma simples para você entender na primeira leitura. Confira!

Representação gráfica das camadas da pele

Epiderme: a primeira camada de pele

Você sente a epiderme ao tocar seu corpo e rosto, essa camada cutânea é a única que fica visível a olho nu. A principal função dela é proteger o corpo e os demais tecidos da entrada de agentes externos e da saída de água, retenção essencial para manter a hidratação.

Não entendeu? Calma, vamos simplificar: a epiderme é aquela que mantém tudo no seu devido lugar, nada entra ou sai indevidamente por causa dela¹.

Quais são os tecidos da epiderme?

É meio complicado explicar isso, mas cada camada tem várias camadas, sim, todas as estruturas da pele são divididas em vários tecidos para formar uma nivelação ideal para proteger o corpo e o rosto. Vamos te contar as principais funcionalidades de cada uma:

  1. Estrato córneo (camada mais externa): forma uma barreira protetora contra elementos externos e impede a perda de água;
  2. Estrato lúcido: fornece resistência e proteção adicional em áreas espessas da pele, como palmas e solas;
  3. Estrato granuloso: desempenha papel essencial para manter a integridade da barreira cutânea;
  4. Estrato espinhoso: contém células que auxiliam na comunicação celular e fornecem suporte estrutural à pele;
  5. Estrato basal: responsável pela renovação celular constante.

Derme: a parte cutânea mais grossa

A derme é a camada intermediária da pele, possui folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas. Toda essa formação resulta em uma estrutura poderosa para desempenhar a regulação térmica do corpo, a produção ideal de oleosidade e a eliminação de substâncias indesejadas através do suor. Além de tudo isso, contém uma rede complexa de vasos sanguíneos que nutrem as células da epiderme.

Diferente da primeira camada cutânea, a derme é subdividida em apenas dois níveis, são eles:

  1. Papila dérmica: nutre a epiderme, além de conter terminações nervosas e vasos sanguíneos;
  2. Camada reticular: representa a maioria da derme, têm fibras colágenas e elásticas que dão resistência e elasticidade à pele.

Hipoderme ou tecido subcutâneo

O tecido subcutâneo é a terceira e última camada cutânea, sendo constituído por células de gordura. Justamente por essa formação, a espessura varia bastante para cada pessoa. A hipoderme funciona como uma cola, une as demais estruturas da pele ao corpo¹.

Outra funcionalidade muito importante da camada subcutânea é a atuação como isolante térmico. Funciona assim: o nível ajuda a regular a temperatura corporal ao fornecer uma barreira eficaz contra a perda de calor. Além de armazenar gordura para formar uma reserva energética para desempenhar as funções biológicas¹.

Quais são as funções desempenhadas pelas estruturas da pele?

A pele é o maior órgão humano, afinal, reveste todo o corpo humano. A estrutura desempenha funções vitais para o bom funcionamento do organismo, dentre as principais funcionalidades estão:

  • Regulação térmica;
  • Proteção;
  • Hidratação;
  • Absorve substâncias, como os dermocosméticos.

Como cuidar da pele para mantê-la radiante e saudável?

Saber as funções de cada uma das estruturas cutâneas se tornam informações valiosas para cuidar da pele, afinal, cada um dos produtos de skincare age em camadas diferentes da pele, indo da superfície ao último nível. Selecionamos as principais etapas de cuidado para alcançar uma pele saudável e viçosa, descubra!

Faça limpeza constantemente

A limpeza da pele é essencial para remover todas as impurezas presentes na epiderme, como suor, oleosidade e resíduos da poluição. Realizar essa etapa é simples, todas as manhãs e noites, use demaquilantes, géis de limpeza ou sabonetes faciais.

Opte por dermocosméticos de limpeza com formulações ricas em ativos ideais para o seu tipo de pele, como mista, seca, oleosa e normal. Observe com atenção os ativos presentes na composição e as instruções de uso para ampliar os resultados alcançados com os produtos!

mulher segurando creme contra as acnes da oceane

Hidrate a pele todos os dias

É natural ocorrer a perda de água no corpo e no rosto, por isso, é essencial manter uma rotina de hidratação na pele. Inclusive, existem produtos no mercado que estimulam a retenção de líquidos para as cútis mais secas. Sendo assim, os melhores hidratantes faciais atuam na epiderme para promover uma estrutura cutânea saudável, radiante e resistente.

Passe protetor solar sempre

Quem nunca viu longas reportagens sobre a importância de usar protetores solares todos os dias, todo esse ênfase não ocorre à toa. A falta de cobertura protetora pode ocasionar danos à pele, incluindo envelhecimento prematuro e aumento do risco de câncer.

Para não ter essa preocupação, adquira o hábito de passar protetor solar todos os dias. O produto alcança a nossa epiderme e derme para proteger o corpo dos malefícios dos raios UV. Escolha itens com fatores acima de 30 FPS para a cidade e acima de 50 FPS para locais mais abertos, como praias e piscinas.

Use produtos antienvelhecimento

Essa dica é perfeita para quem deseja manter a cútis saudável, viçosa e radiante no longo prazo. O uso dos ativos certos ajudam a prevenir e amenizar a aparência de rugas e linhas de expressão, alguns ingredientes são:

  • Retinol;
  • Vitamina C;
  • Ácido hialurônico;
  • Peptídeos;
  • Niacinamida;
  • Ceramidas.

produto a base de vitamina c da oceane

Por aqui, você descobriu muitas informações sobre as camadas da pele. Te contamos quais são as funções de cada estrutura cutânea e como usá-las a seu favor na hora de realizar a sua rotina de skincare. Aproveite para desbravar mais informações sobre a cútis em nosso conteúdo sobre cuidados com o rosto. Nos vemos no próximo post, até lá!

Referências

¹ SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Conheça a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/conheca-a-pele/>. Acesso em: 31 jan. 2024

compartilhe