Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu exausta, só querendo dar um pause na vida e, ao olhar para o calendário, viu que ainda era começo de semana. Bate uma bad, né? Isso pode ser um indício de cansaço mental; esse estado de exaustão psicológica pode vir de estresse prolongado, sobrecarga no trabalho ou mesmo esforço cognitivo excessivo.
A fadiga mental afeta o seu dia a dia, desde o momento em que você se levanta até o horário de dormir, você sente as interferências desse esgotamento. Mas a boa notícia é que esse cenário pode mudar ao identificar o problema e modificar alguns hábitos a fim de aliviar o estresse. Venha descobrir tudo sobre esse assunto para aumentar a sua qualidade de vida!
Quais os sintomas de exaustão mental?
Os sintomas do cansaço mental são sentidos física e psicologicamente e afetam todas as esferas da nossa vida: relacionamento interpessoal, saúde mental e desempenho no trabalho e estudos. Temos certeza de que você já está com uma pulga atrás da orelha para saber se está em estado de exaustão psicológica; por isso, selecionamos alguns sintomas comuns para você ficar atento.
Dificuldade de concentração
Imagina que você tenha um trabalho muito importante para entregar; a data-limite está chegando. Você consegue separar um tempo para sentar e se dedicar à escrita desse documento, mas seu pensamento se perde, as palavras na tela do computador parecem embaralhadas e, quando nota, está totalmente desfocado no seu objetivo.
Essa é uma situação muito cotidiana para quem está em estado de exaustão mental. Resumidamente, esse sintoma de cansaço psicológico faz com que você não consiga se concentrar por muito tempo, resultando em um desempenho menos eficiente em tarefas que requerem concentração¹.
Sabia que existe alergia ao estresse? Descubra o que é a dermatite nervosa!
Falta de energia e diminuição na produtividade
A fadiga mental também diminui a eficiência ao executar alguma atividade; por consequência, você sente uma queda na produtividade¹. É aquela sensação de que, atualmente, você não consegue entregar ou fazer as mesmas atividades que antes dava conta tranquilamente.
Isso ocorre principalmente em atividades mais longas, aquelas a partir de 3 horas de execução, em que acontece um aumento da fadiga que causa mais lentidão no nosso processamento de informação, execução e resolução de problemas. Além do estresse, ficar muito tempo focado em apenas um exercício gera alarmes falsos e aumenta a probabilidade de erros acontecerem¹.
Nunca é produtivo focar muito tempo em apenas uma tarefa; o melhor é realizar breves intervalos. Existem técnicas de concentração que você pode experimentar, como Pomodoro, Time Blocking e 52/17. Começar o dia bem com uma morning routine adequada também ajuda a renovar as energias, viu?
Mudanças repentinas de humor
Outro sintoma do esgotamento mental são as mudanças repentinas de humor: do nada você está sorrindo, em outro momento já está irritada, um segundo depois está bem novamente. Essas alterações podem estar relacionadas a diversos fatores, como estresse, cansaço e sobrecarga emocional.
Os elevados níveis de estresse comprometem a regulação da nossa capacidade de gerir nossas emoções; além disso, ficamos mais vulneráveis a transtornos de humor, como a depressão e a ansiedade. Uma ótima recomendação para incluir na rotina é o uso cotidiano dos óleos essenciais para ansiedade, fragrâncias que ajudam no relaxamento corporal e melhoram o humor.
Dores de cabeça frequentes
A dor de cabeça frequente é um dos primeiros sinais que o corpo demonstra para dizer: olha, tem algo de errado comigo. Esses incômodos podem sinalizar várias doenças, inclusive demonstrar que você está mentalmente cansado. Ocorre assim: a produção de neurotransmissores, como a serotonina, é afetada; dessa forma, ficamos mais suscetíveis a dores nessa região.
Existem algumas fragrâncias de óleos essenciais para a dor de cabeça, e você pode explorá-las de diferentes formas. Uma ideia é incluí-las no seu difusor em casa, no trabalho ou no seu quarto de estudos; além disso, você também pode incluir algumas gotinhas no seu travesseiro para relaxar e dormir tranquilamente.
3 formas de aliviar o esgotamento mental
Deu check em um ou mais sintomas? Respira fundo, pois nada está perdido. Para tudo se tem uma solução, e isso vale para a fadiga psicológica. É possível tratá-la se forem adotados hábitos que priorizem algo muito importante na sua vida: você. Então vamos para algumas formas de relaxamento para aderir!
1. Pratique yoga
O yoga é uma prática bem antiga que combina posturas físicas, as chamadas asanas, com técnicas de respiração, meditação e filosofia. A abordagem holística ajuda a reduzir o estresse, aumentar a concentração, regular o emocional, melhorar o sono e conectar o corpo e a mente.
Existem diferentes formas de realizar a prática; você pode realizar aulas em grupo ou iniciar sozinho para descobrir se esse exercício combina contigo. Você precisará de um tapete de yoga e roupas confortáveis para dar o start nessa atividade física. Busque um lugar tranquilo, acenda velas aromáticas e inicie seu novo hobby!
2. Use a aromaterapia a seu favor
A aromaterapia é uma prática milenar que visa relaxar profundamente o corpo através de um dos nossos sentidos mais importantes, o olfato. A terapia dos cheiros usa diferentes fragrâncias para ativar áreas do cérebro ligadas às emoções e à memória, ajudando a melhorar o humor e reduzir o estresse.
Essa é uma excelente alternativa de relaxamento para quem tem uma rotina agitada, mas precisa relaxar. Além disso, pode ser feita em casa mesmo, bastam aromatizadores e óleos essenciais para começar a sua sessão de aromaterapia. Selecione o cheiro a partir das propriedades relaxantes; algumas ótimas opções para começar são lavanda, camomila, bergamota e hortelã com pimenta.
3. Faça automassagem no corpo, rosto e cabeça
Quem nunca soltou um “tudo que eu preciso hoje é de uma massagem”? Saiba que é possível realizar essa prática sozinho ou acompanhado, como uma atividade diária de relaxamento. Existem passos simples de como fazer massagem; algumas técnicas de amassamento, deslizamento e pressão ajudam a aliviar as tensões corporais!
Bônus: tome um banho relaxante
Reviu sua rotina completamente e notou que não tem tempo para nenhuma dessas técnicas antiestresse? Então, a Océane tem a solução para você: tome um banho relaxante. Uma das formas de usar os óleos essenciais é durante uma ducha, basta você pingar algumas gotinhas no chão do box antes de ligar o chuveiro. Depois, é só relaxar com essa terapia olfativa incrível!
Aromaterapia
O cansaço mental é uma condição psicológica que afeta nosso cotidiano, desde a nossa concentração no trabalho até o nosso humor ao lidar com as pessoas ao nosso redor. Mas, por aqui, você compreendeu como identificar e as técnicas de relaxamento que pode aplicar para dizer adeus a esse estado de exaustão.
Quer mais uma dica para relaxar? Descubra para que servem os blends de óleos essenciais; acredite, eles são opções incríveis para você dizer adeus ao estresse rotineiro. Nos vemos nesse conteúdo, até lá!
Referências
¹ BOKSEM, M. A. S.; MEIJMAN, T. F.; LORIST, M. M. Effects of mental fatigue on attention: An ERP study. Cognitive Brain Research, v. 25, n. 1, p. 107–116, set. 2005. Acesso em 08 out. 2024.