blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

7 fragrâncias de óleo essencial para dor de cabeça

Lavanda, eucalipto, hortelã-pimenta, manjericão, camomila-romana e rosa são os melhores óleos essenciais para dor de cabeça. Saiba como usá-los!

Redação Océane

21/03/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

óleo essencial para dor de cabeça

A gente sabe que as dores de cabeça são insuportáveis, e sempre chegam nos piores momentos. Tem hora que chegamos a pensar que apenas nós sofremos com esse mal, entretanto, uma pesquisa demonstra que 52% da população mundial sofre com esse distúrbio anualmente¹ — um número impressionante, não é?

óleos essenciais da oceane

E uma alternativa muito simples e eficiente para acabar com esse incômodo constante são os óleos essenciais para dor de cabeça. A solução usa substâncias extraídas de plantas aromáticas que possuem propriedades terapêuticas, incluindo analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes.

Mas é claro que não são todos os perfumes que têm essas funcionalidades, e listamos as sete essências que realmente funcionam para você usar sem medo. Continue a leitura para descobrir as propriedades de cada uma!

1. Hortelã e pimenta

Já que estamos falando de pesquisas científicas, vale apresentarmos um estudo que demonstrou que os óleos de hortelã-pimenta e de eucalipto tiveram resultados significativos quanto a efeitos neurofisiológicos e algesimétricos para amenizar as dores de cabeça².

óleo essencial de hortelã com pimenta

A fragrância de hortelã e pimenta traz notas herbais, mentoladas e adocicadas que geram um aroma fresco e refrescante, criando uma verdadeira experiência ao apreciar o cheiro. É possível explorar o produto de diferentes maneiras, como:

  • Aromaterapia;
  • Massagem;
  • Inalação direta;
  • Banho;
  • Spray de ambiente.

2. Lavanda

A lavanda tem propriedades que promovem o relaxamento muscular, acalmam o corpo e a mente, conta com ação analgésica e anti-inflamatória, características essenciais para diminuir as dores de cabeça. O aroma da planta é bem popular e agrada muitas pessoas, já que traz aroma floral, fresco e suave.

A maneira mais comum de usufruir dos benefícios do óleo essencial de lavanda ocorre através da aromaterapia, basta um difusor e algumas gotinhas da fragrância para exalar em todo o ambiente. Esse processo de inalação do aroma ajuda a aliviar a dor de cabeça e promover o relaxamento corporal.

3. Laranja doce

Para quem ama um aroma cítrico, doce e muito refrescante, o óleo essencial de laranja doce é perfeito. O produto tem concentração da fruta que gera um efeito revigorante e energizante. É um aroma agradável e estimulante que atua, também, para aliviar dores musculares e articulares.

Além dessas propriedades, traz efeito calmante e ação analgésica que aliviam o estresse, a ansiedade e a tensão muscular. Dessa forma, contribui para relaxar o corpo e a mente e, por consequência, ameniza as dores de cabeça.

óleo essencial de laranja

4. Eucalipto

Outro poderoso óleo essencial para a dor de cabeça é a fragrância de eucalipto, que contém propriedades analgésicas, anti-inflamatória, relaxante e descongestionante. Tudo isso em um aroma potente, mentolado e fresco com notas herbais e refrescantes.

É possível explorar o aroma de diferentes formas, como nos tradicionais difusores de aromas ou de outras maneiras criativas. Alguns exemplos são: pingando algumas gotinhas no piso do banheiro para aromatizá-lo enquanto toma banho ou na fronha do travesseiro. Afinal, o cheiro contribui para eliminar pensamentos negativos e equilibrar as energias.

óleo essencial de eucalipto

5. Rosa

Também conhecido como óleo de rosa-damascena, o produto apresenta benefícios similares às demais fragrâncias para dor de cabeça: ação analgésica, efeito calmante, anti-inflamatória e estímulo à circulação sanguínea. Tudo isso em notas frescas com um toque de doçura, um cheiro envolvente que relaxa o corpo e a mente.

6. Manjericão

Quem não tem alguma lembrança inesquecível na qual o cheiro do manjericão estava lá. Até porque essa fragrância é muito presente, apresentando um aroma doce e herbal inconfundível. Essas características despertam uma sensação reconfortante e relaxante no corpo.

A principal forma de extrair todo o potencial desse óleo essencial para a dor de cabeça é através da aromaterapia. E você pode fazer isso de diferentes formas, usando difusores, blends roll on, velas aromáticas, pillow spray e colares de aromaterapia.

7. Camomila-romana

Perfeito para quem ama um aroma doce, suave e floral, o óleo essencial de camomila-romana é um ótimo aliado para aliviar as dores. A planta tem propriedades terapêuticas poderosas que contribuem para ocasionar aqueles incômodos na cabeça.

É importante destacarmos que a fragrância de camomila-romana é muito potente e deve ser usada com cautela. O produto precisa ser diluído em um óleo carreador antes de ser aplicado na pele e não deve ser ingerido nunca.

Como usar os óleos essenciais para aliviar a dor de cabeça?

Esses são os melhores óleos essenciais para aliviar a dor de cabeça e podem ser explorados de várias formas. A inalação é a forma mais simples, acessível e eficiente de fazer isso, você só vai precisar da essência, de um difusor de aromas e um pouquinho de água.

difusor de óleos essenciais

Coloque a água na quantidade indicada pelo equipamento e, após isso, pingue algumas gotas da fragrância no difusor. Use o aroma para realizar sessões de meditação, yoga, durante o banho e em massagens corporais.

Os óleos essenciais para dor de cabeça são práticos e acessíveis, sendo uma forma segura de diminuir os incômodos nessa região. Além disso, as fragrâncias concentradas também ajudam a dormir melhor, um exemplo são as melhores fragrâncias para tratar insônia. Chegamos ao fim deste conteúdo e iremos te esperar no próximo, até logo!

Referências

¹ Mais da metade da população sofre com dores de cabeça. Disponível em: <https://www.med.puc-rio.br/notcias/2022/6/6/estimativas-globais-de-dores-de-cabea-sugerem-que-o-transtorno-impacta-mais-de-50-da-populao>. Acesso em: 20 fev. 2024.

‌² GÖBEL, H.; SCHMIDT, G.; SOYKA, D. Effect of Peppermint and Eucalyptus Oil Preparations on Neurophysiological and Experimental Algesimetric Headache Parameters. Cephalalgia, v. 14, n. 3, p. 228–234, jun. 1994.

compartilhe