blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Espinhas no ouvido: por que surgem e como tratá-las

O principal motivo para as espinhas nas orelhas surgirem é o acúmulo de cera no canal auditivo. Conheça 5 formas de acabar com elas rapidamente!

Redação Océane

19/02/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

mulher com dor no ouvido

A gente já decidiu: as acnes são, oficialmente, nossas inimigas. Elas surgem do nada e, pior, nos piores locais do nosso corpo e rosto, um ótimo exemplo são as espinhas no ouvido. Esse aparecimento causa desconforto e tem uma aparência incômoda.

mulher com dor no ouvido

Todo esse cenário é bem desafiador e deixa a gente com aquela vontade absurda de espremer a acne para acabar logo com isso. Mas muita calma nessa hora, existem diferentes formas de resolver essa situação e mostraremos isso neste post. Antes, vamos descobrir por que elas surgem nessa região, vamos lá!

Como e por que surgem as espinhas no ouvido?

Existem diversos motivos que influenciam no aparecimento de espinhas, mas o principal motivo é o acúmulo de cera no canal auditivo. Esse acontecimento favorece a obstrução dos poros da cútis, o resultado é a formação de pequenas inflamações em várias áreas da orelha, inclusive na parte interna do ouvido.

Mas outros fatores podem somar a essa conta para favorecer o aparecimento das inflamações, como:

  • Má alimentação;
  • Presença de bactérias e inflamações;
  • Alterações hormonais;
  • Uso excessivo de fones de ouvido;
  • Altos níveis de estresse.

Como saber se é espinha no ouvido? Descubra os sintomas

Existem diferentes graus de inflamação, indo da acne grau I, e mais leve, ao nível três, onde surgem grandes lesões que provocam dor, vermelhidão e, muitas vezes, deixam a pele inflamada.

Cada etapa possui sintomas específicos, entretanto, os sinais mais comuns são: incômodo ao tocar na região, coceira, sensação de pressão dentro do ouvido, formação de pus e inchaço na área.

Quais são as formas de tratar espinhas na orelha?

Antes, tínhamos aqueles péssimos costumes de coçar e espremer qualquer inflamação acneica que surgia no rosto, mas a gente sabe que é péssimo. Hoje, sabemos que realizar essas ações só vão piorar a situação, afinal, aumentam as chances de:

  • Agravar a inflamação;
  • Deixar cicatrizes;
  • Causar o escurecimento da área;
  • Lesionar os tecidos;
  • Propagar bactérias;
  • Contaminar o canal auditivo;
  • Aumentar a dor local.

Existem diversas maneiras seguras e eficientes para minimizar o desconforto e suavizar a aparência da inflamação. Apresentaremos os melhores métodos para você realizar sem sair de casa, vamos lá!

1. Faça a higiene adequada do local

Use um gel de limpeza antiacne para fazer a higiene adequada do local, mas isso só vale para as partes externas da orelha. Opte por formulações com ácido salicílico, um poderoso ativo natural que age para limpar profundamente e esfoliar a cútis.

Redobre a atenção ao realizar todos os passos para tratar as espinhas na orelha, afinal, não podemos esquecer que é uma região muito sensível. Tome cuidado para não entrar muita água no canal auditivo e evite inserir objetos, como cotonetes, nas partes internas.

2. Passe loções secativas na acne

A gente sabe que as inflamações aparecem nos piores momentos possíveis, quase sempre perto de algumas ocasiões importantes, não é? Nesses momentos, tudo que a gente precisa é de soluções rápidas, como uma loção secativa antiacne.

O Drying Lotion da Océane contém formulação poderosa que combina ácido salicílico, cânfora e calamina para acalmar a pele enquanto agem para secar as espinhas. Aplique o gel na região da inflamação, o produto vai agir para evitar a coceira, diminuir a vermelhidão e a irritação da pele.

mulher aplicando secativo de espinha na pele do rosto

3. Aplique adesivos para secar a espinha no ouvido

Já que estamos falando de soluções instantâneas para acabar com a acne, nada melhor do que citar os adesivos secativos com ácido salicílico. O Acne Patches combina ativos que cicatrizam a inflamação rapidamente enquanto melhoram a aparência da pele.

Os adesivos são transparentes e permitem ser usados juntos à maquiagem, isso significa que você pode colocá-lo e aplicar a make para disfarçar. Mas não para por aí, a caixinha conta com 22 patches, ideal para quem sempre se depara com as espinhas quando acorda. É só colocar no rosto e deixar o produto fazer o trabalho dele!

adesivo para espinha

4. Aplique compressas quentes na espinha

As compressas são uma forma bem popular e muito eficiente para suavizar a aparência da acne em qualquer parte do rosto, inclusive nas orelhas¹. Opte por fazer compressas com água boricada morna. Isso vai reduzir a inflamação e limpar todo pus da área.

5. Use óleos essenciais de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é um aliado acessível e muito eficiente para usar contra as espinhas no corpo e rosto². Também conhecido como tea tree, o ativo tem ações antibacterianas e anti-inflamatórias, propriedades poderosas para combater as espinhas no rosto e na parte externa do ouvido.

Dicas para evitar as acnes na região auditiva

As espinhas na região do ouvido são bem incômodas, então temos certeza que você deseja descobrir o que fazer para evitar que elas retornem. Por isso, selecionamos dicas práticas e eficazes para não se deparar com uma dessa tão cedo!

  1. Mantenha a região limpa e seca sempre;
  2. Jamais esprema a espinha no ouvido;
  3. Evite coçar as orelhas com as unhas;
  4. Limpe os seus fones constantemente;
  5. Seque bem toda a extensão das orelhas;
  6. Mantenha hábitos alimentares saudáveis;
  7. Passe protetor solar todos os dias.

As espinhas no ouvido duram poucos dias, geralmente, uma semana. Mas fique atento ao estado da inflamação, caso demorem para passar ou apareçam frequentemente, procure um dermatologista para um tratamento preciso e personalizado.

Chegamos ao fim deste conteúdo incrível, por aqui, você descobriu como surgem e as formas de tratar a espinha nas orelhas. Aproveite para entender o significado das inflamações faciais em cada lugar do rosto, conheça o mapa da acne!

Referências:

¹ Folha de S.Paulo – Manual de cravos e espinhas – 16/9/1996. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/9/16/folhateen/7.html>. Acesso em: 30 jan. 2024.

² FONSECA, L. M. A eficácia do óleo de melaleuca em acne ativa: revisão integrativa. repositorio.animaeducacao.com.br, 2022.

compartilhe