Não é segredo para ninguém que as frutas agem como verdadeiras heroínas quando o assunto é a nossa pele, afinal, deixam nosso rosto radiante e saudável. E não à toa, os nutrientes presentes nesses alimentos ganharam o nosso coração na dieta e nos produtos de skincare.
Dentre os ingredientes mais populares, existe um poderoso ativo que poucas pessoas conhecem: o ácido málico. Ele vem de uma fruta bem popular, a maçã, e age para hidratar e regular o pH da pele. Mas não para por aí, tem muitas outras funcionalidades e benefícios desse alfa-hidroxiácido.
É isso que descobrirá no post de hoje. Por aqui, explicaremos tudo sobre esse ingrediente natural: o que é ácido málico, para que serve, vantagens e como incluir na sua rotina de skincare. Vem conferir!
O que é e para que serve o ácido málico?
Pera, uva, maçã e ameixa, calma, não estamos te passando a receita de salada, muito menos cantando aquela canção popular de 2007 — a gente sabe que você lembrou dela. Nada disso, esses são os frutos que têm o ácido málico na composição.
O ativo é um composto orgânico pertencente à classe dos alfa-hidroxiácidos (AHA), sendo itens que agem para promover a renovação celular, melhorar a textura da pele e proporcionar uma aparência mais fresca e radiante. Além de tudo isso, é um ótimo hidratante.
Pois é, o ácido málico é um ativo poderoso que pouquíssimas pessoas conhecem, mas agora que você sabe de todo poder dele, vamos desvendar mais sobre as vantagens do ativo!
Quais os benefícios do ácido málico para a pele?
O ácido da maçã apresenta diversos benefícios para o rosto, por isso, pode ser explorado na sua rotina de skincare para alcançar uma pele perfeita. Mas para saber se esse ingrediente é ideal para você, selecionamos as principais vantagens dele, vem conhecer!
1. Esfoliante suave que melhora a textura da pele
Uma pele saudável e bonita precisa de uma rotina de esfoliação, e nada melhor do que um esfoliante suave para remover as células mortas, promover a renovação celular e, de quebra, melhorar a textura do nosso rosto. Isso vai deixar o rosto lisinho igual ao de bebê.
Além disso, a esfoliação com malato cria uma aparência radiante enquanto age para hidratar as camadas da cútis. E não se preocupe, esse ativo é democrático, sendo um esfoliante excepcional para todos os tipos de pele, principalmente, sensíveis, secas, oleosas e acneicas.
2. Uniformiza o tom de pele
Sabe quando olhamos no espelho e nos sentimos incomodados com as olheiras, os poros e as cicatrizes? A uniformização de pele age exatamente para deixar o rosto em tons similares, sem diferença de pigmentação nem relevo. O ácido da maçã atua nisso.
Isso ocorre como uma consequência da esfoliação suave proporcionada pelo ativo, já que esse processo elimina, gradualmente, irregularidades na textura da epiderme e descolorações. Sendo assim, minimiza as manchas da face e promove a tonalidade uniforme que desejamos!
3. Hidratante que deixa o rosto viçoso
O malato é um agente incrível que auxilia na retenção de água para gerar uma hidratação ímpar no rosto. Além disso, contribui para evitar a perda de umidade excessiva da cútis. Sendo ideal para manter a pele com os níveis ideais de hidratação, o resultado: face radiante e saudável.
4. Antioxidante e poderoso que neutraliza os radicais livres
As propriedades antioxidantes para pele do ácido málico atuam como um escudo protetor para a cútis, pois combatem os efeitos prejudiciais dos radicais livres gerados pela exposição a poluentes e aos raios UV. Essa característica atua para prevenir o estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento prematuro do rosto e ao surgimento de linhas finas e rugas.
5. Equilibra a produção de sebo na face
O ácido da maçã é ideal para quem tem a pele oleosa, afinal, o ativo equilibra a produção de sebo na face, inclusive na zona T, onde estão aquelas partes mais oleosas do rosto: testa, nariz e queixo.
Acontece assim: o malato trabalha com as glândulas sebáceas para controlar a produção de óleo natural da derme, isso ajuda a prevenir a produção excessiva de oleosidade. Aliás, essa é uma forma de evitar a poros obstruídos e problemas relacionados à acne.
Onde é encontrado o ácido málico?
Agora que você já sabe o que é ácido málico, com certeza, quer saber como desfrutar de todas essas funcionalidades do ativo natural. Saiba que você pode consumir frutas que contenham o nutriente, como:
- Maçãs;
- Uvas;
- Peras;
- Mirtilos;
- Pêssegos;
- Ameixas;
- Cerejas.
Essas frutas não são ricas apenas em malato, mas apresentam nutrientes que vão contribuir para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como deixar nossa pele facial e corporal radiante e viçosa. Um combo perfeito, não acha?
Como colocar o ácido málico na rotina de skincare?
Além das frutas, é possível aproveitar os benefícios do ácido das maçãs através dos produtos de skincare que tenham o ativo na formulação. Atualmente, o mercado apresenta máscaras, cremes faciais, séruns e hidratantes com malato.
Chegamos ao fim deste post incrível, por aqui, você descobriu o que é ácido málico, benefícios e como incluir o ativo na rotina. Continua sua aprendizagem dos nutrientes de skincare com a vitamina C. Te esperamos no próximo conteúdo, até logo!