blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

O que é difusor? Modelos para aromatizar ambientes

São dispositivos que dispersam a fragrância no ambiente, alguns modelos são em sprays, elétricos e varetas. Clique para descobrir como usá-los!

Redação Océane

21/03/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

difusor de óleos essenciais

Quem ama colecionar boas experiências, já deve ter ouvido falar dos difusores de aromas. São dispositivos incríveis que dispersam a fragrância no ambiente, sendo perfeitos para realizar uma sessão de aromaterapia sem sair de casa. Essa forma de medicina alternativa é capaz de aliviar o estresse, melhorar o humor e promover o bem-estar físico e mental.

Com tantas vantagens assim, com certeza, você ficou com vontade de descobrir mais sobre esse aparelho que torna todos esses benefícios possíveis. Por isso, neste post, explicaremos o que é difusor de aromas, quais os pontos positivos e tipos para você adquirir o seu. Vem descobrir tudo isso!

difusor de óleos essenciais

O que é difusor de aromas?

Os difusores são uma forma prática e bem acessível de espalhar as propriedades dos óleos essenciais. Esses aparelhos permitem dispersar os cheiros pela casa e, a partir disso, promover todos aqueles benefícios da aromaterapia.

Os modelos podem ser usados também para sessões de yoga, meditação e antes de dormir, são inúmeras aplicações. O funcionamento pode variar de acordo com cada dispositivo, os mais populares são aqueles convencionais com varetas e os elétricos.

Quais são os benefícios de usar difusor de aroma?

A praticidade é a maior vantagem dos difusores de aromas, basta um ou dois breves passos para o aparelho começar a exalar o cheiro agradável no ambiente. Além dessas, existem outros benefícios de usar o dispositivo:

  • Promove o relaxamento corporal;
  • Diminui a insônia;
  • Alivia a dor de cabeça;
  • Purifica o ar;
  • Aumenta a concentração;
  • Promove a saúde respiratória;
  • Ameniza a ansiedade e o estresse.

Quais são os tipos de aromatizadores de ambiente?

Existem diferentes modelos de aromatizadores que variam dos elétricos aos tradicionais, aqueles que dispensam a eletricidade para funcionar. Selecionamos os principais tipos, vamos te apresentar as características e como manusear cada um deles, vamos lá!

Difusor de varetas

Também conhecidos como difusores de reed, os modelos de varetas são os mais populares. São ideais para perfumar o ar e criar um ambiente agradável em qualquer lugar, desde o escritório ao seu quarto. Os formatos são bem discretos e práticos, já que basta retirar o lacre e incluir as varetinhas para dispersar o perfume.

Os valores dos modelos variam muito, pois existem fabricações em vidro e plástico. Já as fragrâncias são as mais diversas possíveis, alguns exemplos bem populares são: laranja, eucalipto, canela, lavanda, alecrim, baunilha, jasmim e rosas.

A principal desvantagem desse modelo é a limitação de perfume, sendo necessária a substituição ao término do produto. Isso ocorre porque o perfume dura apenas algumas semanas até todo líquido ser dissipado, após isso, será necessário comprar outro.

Sprays de ambiente

Os aromatizadores de ambiente são perfeitos para renovar a energia e ampliar a sensação de bem-estar no cômodo. Conseguem ser ainda mais práticos que o modelo anterior, afinal, basta borrifar algumas vezes para dissipar partículas perfumadas pelo local desejado.

Escolha perfumes agradáveis e leves para a sua casa, as melhores alternativas são de bergamota e âmbar ou gardênia e tuberosa. As notas dessas fragrâncias são aconchegantes e acolhedoras, ideais para espalhar em ambientes de uso comum, como a sala.

spray de óleo essencial para casa

Sachês perfumados

Os sachês perfumados são ótimas escolhas para quem deseja experienciar a aromaterapia, porque são acessíveis, práticos e perfeitos para iniciar sua jornada nesse maravilhoso mundo.

Esses produtos têm uma vantagem com relação aos sprays de ambiente que é a longa duração, já que podem durar de semanas a meses. Em contrapartida, também possuem uma duração limitada e não abrangem grandes espaços. Isso significa que, se o cômodo que você deseja perfumar for aberto ou grande, comprá-los pode não ser a melhor ideia.

Difusores elétricos

Na listinha de modelos mais desejados, com certeza, estão os difusores elétricos. Diferente dos outros, este dispositivo precisa de energia para ser usado, mas esse esforço compensa as demais vantagens que o produto apresenta:

  • Longa duração: duram muitos meses;
  • Fácil de manusear: basta conectar na tomada;
  • Simples de manter: dispensa qualquer manutenção;
  • Variedade de designs: vão de opções minimalistas a extravagantes;
  • Permite uso de vários perfumes: existem inúmeros modelos compatíveis com os óleos essenciais.

O modelo pode ser reutilizado diversas vezes, a depender da qualidade do produto, sendo assim, você só precisa renovar o perfume quando acabar de usar o dispositivo novamente. Os melhores difusores elétricos possuem vaporização embutida, e com possibilidade de alteração da potência da saída do vapor — indo do leve à capacidade mais forte.

difusor de óleos essenciais

Difusor de aromas para carros

Existe sensação mais gostosa do que entrar em um veículo e sentir um cheiro agradável e acolhedor? Os difusores para carros atuam exatamente para isso, são versões compactas e portáteis que vêm com uma cordinha para pendurar no retrovisor interno do carro.

Existem diversas alternativas para colocar no veículo, mas as melhores escolhas são: hortelã-pimenta, lavanda, laranja, limão e eucalipto. Essas opções aumentam a concentração do motorista enquanto atuam para revitalizar o ambiente interno do carro — perfeito para quem transita com passageiros.

Velas perfumadas

As velas aromáticas são um artigo elegante capaz de perfumar qualquer ambiente, desde os pequenos a cômodos um pouco maiores. Os modelos exaltam um visual minimalista capaz de somar a qualquer décor, mas também trazem outras vantagens, como:

  • Variedade de tamanhos;
  • Promove um aquecimento suave;
  • Dimensões práticas para serem transportadas;
  • Preço acessível;
  • Diminui os riscos de superaquecimento;
  • Inúmeros aromas para escolher.

As fragrâncias mais desejadas são: bergamota e âmbar, capim-limão e gengibre, gardênia e tuberosa, sândalo e jasmim. Essas combinações promovem o relaxamento corporal, clareza mental, revitalizam a energia corporal e possibilitam o equilíbrio espiritual.

Vela aromática

Qual o difusor mais prático para ter em casa?

Os modelos elétricos são os difusores mais práticos para ter em casa, porque são muito eficazes e têm uma estética impecável para ser usado como artigo de decoração, alguns modelos possuem até luzes de LED, como o Aroma diffuser da Océane. Além disso, são portáteis, o que significa que é possível transitar entre diferentes ambientes sem dificuldade.

Como usar óleo essencial no difusor elétrico?

Uma forma prática de realizar uma sessão de aromaterapia é usando os difusores de aromas combinado com os óleos essenciais, e não pense que isso é difícil, porque é muito mais simples do que você imagina.

Vamos a um passo a passo simplificado: basta encher o reservatório até a medida solicitada, inserir algumas gotinhas da essência e, após isso, ligar na tomada. Agora, é só esperar para experienciar o perfume maravilhoso se espalhando pelo ambiente.

Chegamos ao final deste post incrível, por aqui, você descobriu o que é difusor de aromas, quais são os benefícios e os tipos para escolher o ideal para incluir na sua casa. Continue a sua jornada de conhecimento desbravando quais são os melhores óleos essenciais para insônia. Até o próximo post!

compartilhe