blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

O que é insônia? Entenda tudo sobre ela com a Océane!

Está lidando com dificuldades na hora de dormir? No post de hoje, entenderemos o que é insônia, vilão que tem roubado suas noites de sono. Confira!

Redação Océane

19/02/2024

4 min de leitura

Redação Océane

4 min de leitura

Mulher deitada na cama com insônia

Quantas vezes durante essas últimas semanas você acabou perdendo o sono? Se você disser que não consegue dormir na maior parte das noites ou, quando consegue, já está quase na hora de se levantar, é muito possível que você tenha uma coisa chamada insônia.

Mulher deitada na cama com insônia

Muitas pessoas acabam se autodiagnosticando com insônia, mas, diferente de outros distúrbios, esse em específico ocupa as mentes de grande parte da população. Todas essas manifestações são causadas por rotinas muito turbulentas, uso exacerbado de redes sociais e outros motivos que nos acompanham no dia a dia.

Pode parecer um pouco difícil entender bem o que é essa coisa que atrapalha nosso sono, mas acredite, é mais simples do que parece. Hoje, vamos te contar tudo sobre ela e dar algumas dicas para combatê-la e recuperar seu sono da beleza. Vamos nessa?

O que é insônia?

Ah, a insônia, essa intrusa indesejada! Imagine que você está em um quarto escuro, preparada para uma noite de sonhos profundos, mas, de repente, a querida que não foi convidada para a festa do pijama acende a luz, coloca uma música alta, conta histórias de terror e acaba com o aconchego e o seu sono.

Essa é a insônia. Ela é um distúrbio do sono que se manifesta pela dificuldade em adormecer ou manter o sono durante a noite. Pessoas com insônia frequentemente enfrentam dificuldades para pegar no sono inicialmente, acordam diversas vezes durante a noite ou despertam muito cedo pela manhã e não conseguem voltar a dormir.

Sabe aquela sensação de ficar rolando na cama de um lado para o outro, contando carneirinhos e esperando novamente o sono aparecer? Bingo, você está lidando com a insônia.

Quais são as causas da insônia?

A insônia possui diversas causas, dentre as mais comuns, estão:

Elevados níveis de estresse e ansiedade

Na correria do dia a dia, o estresse continua até a hora de dormir, transformando a ansiedade em uma companhia constante. Isso faz com que adormecer seja um desafio. A cabeça, cheia de preocupações e incertezas, torna a transição para o sono uma jornada complicada. Afinal, como aliviar esse estresse todo?

O estresse, que está sempre presente, e a ansiedade constante criam um ambiente mental não tão legal para descansar. A mente agitada, cheia de pensamentos chatos, vira uma trilha sonora que ninguém quer durante a tentativa de relaxar. Então, lidar com altos níveis de estresse e ansiedade se torna um desafio complicadinho para alcançar uma noite tranquila.

Problemas relacionados à depressão

A depressão não é apenas uma nuvem escura que paira sobre nossos dias, ela também lança sombras inquietantes sobre nossas noites. Dormir, que deveria ser um refúgio tranquilo, muitas vezes, transforma-se em um campo de batalha no qual as preocupações da mente encontram um terreno fértil.

Os altos e baixos emocionais que acompanham a depressão podem transformar a noite em uma experiência desafiadora. Nesse cenário, o sono reparador se torna um tesouro disputado na luta contra a depressão. É como se cada noite fosse uma tentativa de encontrar a calma em meio a uma tempestade emocional persistente.

Hábitos de sono irregulares

Quando as rotinas de dormir são tão imprevisíveis quanto uma playlist no modo aleatório, nosso corpo fica meio perdido. Cada noite parece uma surpresa, e nosso relógio biológico tenta acompanhar uma melodia que muda a todo momento.

mulher deitada na cama segurando uma xicará de chá e lendo um livro

Ao estabelecer uma rotina previsível, estamos praticamente dando um script ao nosso relógio biológico. “Hora de dormir, meu amigo, amanhã acordamos juntos no mesmo horário para enfrentar o dia”. Esse padrão faz com que nosso corpo entenda a hora de cada coisa.

3 dicas infalíveis de como dormir melhor

Se você cansou de ter suas noites de sono interrompidas pela insônia, dê uma olhada nessas dicas para dormir melhor:

1. Evite o consumo de alimentos pesados

Priorize refeições leves e nutritivas à noite. Escolha alimentos que estimulam o relaxamento, como chás de ervas ou opções ricas em triptofano, aminoácido mágico que ajuda a acalmar a mente e preparar o corpo para uma noite tranquila. Uma espécie de convite saboroso para o sono reparador.

Pausa para bocejo…

2. Fique longe de telas antes de dormir

Desconecte-se do mundo digital antes de cair no sono. A luz azul dos dispositivos eletrônicos pode atrapalhar a produção de melatonina, o hormônio do sono. Reservar um tempinho livre de telas é como dar um abraço relaxante na sua mente, permitindo que ela se acalme e entre no modo soninho.

Pode ser a hora perfeita para um bom livro antes de apagar as luzes…

3. Prepare o ambiente para relaxar

Mergulhe na tranquilidade da aromaterapia! Óleos essenciais, como lavanda, camomila ou sândalo, criam uma atmosfera serena. Ajuste a iluminação para algo suave e acolhedor, transformando seu espaço em um santuário de paz. É como um convite olfativo para uma noite de sonhos suaves.

Pronto para uma jornada de sono revigorante?

Desvendar os labirintos da insônia é um compromisso com a sua saúde mental e física. Experimente incorporar essas estratégias à sua vida diária, ajustando-as conforme necessário. Cada noite é uma nova oportunidade para explorar o mundo restaurador dos sonhos e acordar renovada para enfrentar um novo dia. Durma bem!

compartilhe