blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Óleo de eucalipto: para que serve, benefícios e como usar

Diminuir o estresse, reduzir as dores de cabeça e musculares são algumas funcionalidades do óleo de eucalipto. Descubra mais vantagens e como usar!

Redação Océane

14/02/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

pedaço de um eucalipto

Praticar a aromaterapia é uma saída perfeita para quem tem a rotina agitada, mas não abre mão do autocuidado. São usados óleos essenciais para realizar a prática em casa, uma forma acessível e prazerosa para fugir da rotina em qualquer dia da semana.

óleo de eucalipto da oceane

Uma das fragrâncias mais desejadas da terapia holística é a de eucalipto, o aroma da planta é refrescante, herbal e mentolada, traz notas claras e revitalizantes. Além do cheiro revigorante, a planta tem propriedades descongestionantes e revigorantes.

Mas não acaba por aí, existem muitas outras funcionalidades e benefícios desse produto natural. E, neste post, revelaremos para que serve o óleo de eucalipto, vantagens e como usá-lo. Continue a leitura para descobrir tudo isso!

Para que serve o óleo de eucalipto?

Os óleos essenciais são produtos naturais que trazem uma formulação concentrada para despertar uma experiência prazerosa e relaxante. A essência de eucalipto é versátil e permite ser explorada de diferentes formas, como na massagem, na aromaterapia, na aplicação tópica e nos cuidados com a pele.

As propriedades da planta incluem ações estimulante, antisséptica, anti-inflamatória, expectorante e descongestionante. O eucaliptol é um composto químico que está presente em altas dosagens na planta (cerca de 70% a 90%), sendo o principal responsável pelas propriedades medicinais e o cheiro ímpar da planta².

Quais são os benefícios do óleo essencial de eucalipto?

Cada óleo desperta sensações distintas em nosso corpo, como as fragrâncias essenciais que combatem a insônia, o estresse e, até mesmo, a ansiedade. No caso do eucalipto, as notas refrescantes conseguem relaxar nosso corpo e acalmar a mente. Essas características geram inúmeros benefícios e vamos detalhar cada um deles agora:

1. Ajuda na respiração ao liberar as vias respiratórias

Os óleos de eucalipto servem para aliviar as vias respiratórias, isso ocorre graças às propriedades descongestionantes e expectorantes presentes na planta. Além disso, o eucaliptol promove a dilatação dos brônquios, esse processo facilita a respiração e ajuda a aliviar a congestão nasal e a tosse¹.

São inúmeras formas que podem ser exploradas para usar as essências naturais, como:

  • Inalação com uso de um inalador;
  • Disseminação por meio de difusores de aromas;
  • Massagem corporal;
  • Banho com gotas da fragrância;
  • Borrifando nos tecidos da casa.

2. Age como antisséptico e antibacteriano

Essas propriedades são fundamentais para inibir o crescimento de microrganismos e auxiliar no combate a bactérias. Por isso, a fragrância de eucalipto está muito presente em produtos de aromaterapia e itens de higiene para casa, afinal, contribuem para purificar o ambiente, o corpo e a alma — poético e profundo, não acha?

As ações agem, também, para cicatrizar feridas na pele, prevenir infecções cutâneas e aliviar a congestão nasal. Algumas formas criativas de incluir o aroma são em práticas de relaxamento corporal, como yoga, meditação e em um dia de autocuidado para lá de especial, como o spa day em casa.

3. Diminui o estresse e o cansaço mental

Já que estamos falando de dores físicas e mentais, vale destacarmos outras ótimas vantagens do óleo de eucalipto: a diminuição dos níveis de estresse e do cansaço mental. Funcionam assim: as propriedades revigorantes estimulam a mente para afastar a fadiga e revigorar a energia mental.

Reserve alguns minutos durante aqueles dias cansativos e estressantes para sentir o aroma do eucalipto, essa é uma ação de autocuidado que ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis, além de ajudar você a conectar-se consigo — uma combinação de milhões!

Mas se a sua rotina é extremamente agitada, temos uma solução para você: explore os momentos indispensáveis para sentir o cheiro, como ligar o difusor enquanto cozinha, antes de dormir ou pingar algumas gotas da essência no piso do box para inalar a fragrância durante o banho.

4. Reduz as dores de cabeça

Um dos maiores benefícios dos cheiros essenciais de eucalipto é ajudar a diminuir as dores de cabeça, desde as mais fracas até as intensas, como a enxaqueca. Isso ocorre graças às ações anti-inflamatórias, descongestionantes e relaxantes.

Além disso, as propriedades da planta renovam nosso corpo e mente, pois agem para deixar os músculos relaxados, menos tensos e a nossa mente com mais leveza. Por isso, quando você estiver com dores de cabeça, experimente realizar uma sessão de aromaterapia, use os óleos essenciais e difusores de aromas para isso.

5. Alivia as dores musculares e articulares

O eucaliptol, composto químico presente no óleo, traz propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, descongestionante e desintoxicante. Além de estimular a circulação sanguínea, promove a cicatrização e a recuperação após lesões ou esforços físicos intensos.

Esse combo de vantagens atua removendo as toxinas corporais que, por sua vez, reduzem a inflamação e melhoram o funcionamento geral dos músculos e articulações.

Como usar o óleo de eucalipto para aromaterapia?

A forma mais simples de usufruir de todos os benefícios do óleo de eucalipto é através da aromaterapia. É possível fazer isso através difusores (tanto para casa quanto do carro), pingando algumas gotas no piso do banheiro e nos tecidos da casa.

difusor de óleos essenciais

Dessa forma, você vai inalar as notas herbais, frescas e mentoladas do eucalipto, desfrutando de todas as vantagens do produto natural.

Chegamos ao fim de mais um conteúdo incrível sobre a terapia holística com fragrâncias concentradas. Por aqui, você descobriu para que serve o óleo essencial de eucalipto, os benefícios e como usá-lo. Aproveite para conhecer as funcionalidades da fragrância de lavanda, outro produto muito popular que contém propriedades relaxantes!

Referências

¹ SILVEIRA, A.; JOSÉ, V.; BRITO, O. ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.ipef.br/publicacoes/acervohistoricoexterno/DocumentosFlorestaisNumero17.pdf>. Acesso em 29 fev. 2024

compartilhe