Qualidade de vida é a compreensão que a pessoa tem sobre o seu papel em várias esferas, principalmente objetivos, expectativas, padrões e preocupações, isso segundo a Organização Mundial da Saúde. Vários fatores são considerados para chegar nisso: físico, mental, psicológico, social e emocional, de acordo com o Ministério da Saúde¹.
A qualidade de vida é extremamente importante porque afeta o nosso dia a dia, desde a nossa sensação de satisfação pessoal até as realizações profissionais. Já falamos um pouco sobre o tema, mas ainda há muito para te contarmos. Continue a leitura para descobrir tudo sobre o assunto!
Quais são os 5 fatores da qualidade de vida?
Existe uma similaridade entre a qualidade de vida e as vitaminas do nosso corpo, você sabe qual é? Quando fazemos exames para identificar os nutrientes corporais, realizamos para descobrir se os valores estão em equilíbrio, nem a mais, nem a menos do que precisamos.
Equilíbrio é a palavra! Assim como nos nossos exames de rotina, a nossa vida precisa estar em harmonia em todas as esferas para conseguirmos alcançar o bem-estar. Saiba quais fatores interferem:
1. Saúde
A saúde feminina e masculina merece atenção sempre! Quando estamos doentes, física ou psicologicamente, não conseguimos aproveitar os melhores momentos². Esse fator engloba aspectos que nos afetam diretamente, como alimentação, acesso a cuidados médicos, tempo de sono adequado, equilíbrio emocional e condições de realizar exercícios físicos com segurança.
2. Lazer
Como você passa o seu tempo livre? O lazer entra justamente nessa escolha. A seleção e as opções de como aproveitar as horas livres contribuem para o nosso bem-estar em geral. A melhor opção é sempre realizar atividades que sejam prazerosas, relaxantes e recompensadoras. Um ótimo exemplo é realizar meditação sozinha ou em grupo, essa prática milenar ajuda a aliviar o estresse e diminuir a ansiedade.
3. Estabilidade
A estabilidade está muito relacionada aos aspectos financeiros, profissionais, sociais e familiares — é um fundamento que engloba outros fatores essenciais da qualidade de vida. Eles vivem juntos porque, geralmente, um influencia o outro. Aí vai uma situação comum para exemplificar: se você está com problemas na família, isso impacta na relação com seus amigos e no seu desempenho no trabalho, podendo abalar seu financeiro.
4. Sociabilidade
Conversar é bom demais, e compartilhar nossas experiências com quem amamos é melhor ainda! A sociabilidade entra exatamente nesse aspecto, instigando os relacionamentos interpessoais e o sentimento de pertencimento. Contar com uma rede de apoio é fundamental, seja nos momentos felizes ou nos desafios da nossa vida.
Existem diferentes formas de fortalecer esses laços, você pode inclusive chamar suas amigas para fazer uma noite do pijama e realizar o skincare básico. Sua pele e seu psicológico agradecem!
5. Propósito
Sabe quando sentimos aquele vazio que não sabemos dizer ao certo o que é? Uma das possíveis motivações pode ser a ausência de propósito e, sim, isso impacta muito na qualidade de vida. Quando estamos nessa situação, nos sentimos perdidos e desanimados, além de achar que nossa trajetória está sem sentido.
A solução parece simples: buscar um propósito. Sabemos que é muito mais difícil realizar isso, mas aos poucos você consegue! Pense no que deseja para o seu futuro, quais objetivos quer realizar e pesquise muito sobre o assunto. Vários propósitos podem entrar nessa lista: comprar um carro novo, trocar de emprego, fazer uma viagem sozinha ou até mudar de cidade.
O que fazer para melhorar a qualidade de vida?
Agora que você já entendeu o que é e quais são os pilares da qualidade de vida, selecionamos algumas dicas práticas e simples que ajudam a melhorá-la e aumentar o seu bem-estar. Venha descobrir quais são e como colocá-las na sua rotina.
Cuide do seu corpo sempre
Repita esse mantra com a gente: você em primeiro lugar! Isso não quer dizer que é necessário deixar sua família, amigos e trabalho de lado, nada disso. Mas ter a si como prioridade te instiga a reservar um tempo para aliviar o estresse e cuidar da sua saúde mental e física.
Por isso, tente encaixar na sua rotina alimentações equilibradas e exercícios físicos que te cativem. Vale lembrar que existem várias opções de atividades que podem ser feitas no conforto do seu lar, sem muitos instrumentos, como yoga em casa e aulas virtuais de dança.
Mantenha uma rotina de sono adequada
O sono é extremamente importante para o nosso dia a dia, só que, muitas vezes, deixamos de lado a relevância dele, não é? E os resultados disso são sentidos pelo nosso corpo: cansaço extremo, falta de atenção, problemas de memória, diminuição do desempenho físico e alterações repentinas no humor.
Além da dificuldade de cumprir a quantidade de horas indicada para sua idade, também existem os distúrbios do sono que atrapalham a qualidade de vida. Para melhorar isso, fique longe das telas e luzes frias antes de ir para a cama, prefira realizar atividades tranquilas, como ler um livro ou tomar um chá.
Inclua os melhores óleos essenciais para dormir no seu difusor de aromas. Essas fragrâncias concentradas ajudam a relaxar o corpo e a mente para instigar um relaxamento profundo. Teste e se impressione com os maravilhosos resultados.
Óleos Essenciais
Realize atividade junto a quem você ama
Um dos pilares da qualidade de vida é o social, e isso pode ser trabalhado de formas muito satisfatórias. Convide suas amigas para fazer algo juntas, desde tomar um cafezinho superfaturado que amamos até um spa day em casa — quem recusaria esse convite?
Outra ideia é realizar um jantar com quem você ama. Aliás, você pode explorar inúmeras possibilidades aqui, como colocar um som suave para relaxar e velas perfumadas para entrar em um clima romântico. Use a criatividade para fazer algo personalizado para o seu lifestyle!
Chegamos ao fim desse conteúdo completo sobre qualidade de vida. Por aqui, explicamos o que é, os pilares e como viver bem. Aproveite para descobrir como tomar um banho relaxante, uma forma simples de eliminar o tédio e relaxar o corpo no dia a dia. Nos vemos lá!
Referências
¹ ALVES, B. / O. / O.-M. Qualidade de vida em cinco passos | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/qualidade-de-vida-em-cinco-passos/>. Acesso em 08 nov. 2024.
² Saúde mental. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental>. Acesso em 08 nov. 2024.