O cabelo representa boa parte da nossa identidade, a gente nem consegue se imaginar sem as nossas madeixas, e isso vale para homens e mulheres. Principalmente por esse motivo, é tão desesperador notar uma perda incomum na quantidade de fios, caracterizada como queda capilar.
O minoxidil está entre um dos principais tratamentos do mercado para solucionar essa problemática. Ele atua dilatando os vasos sanguíneos a fim de melhorar o fluxo de sangue que vai para os folículos capilares. Esse processo contribui para o fornecimento de nutrientes e de oxigênio na região, por consequência, estimula o crescimento dos fios.
Se toda essa descrição te deixou esperançosa, então, este conteúdo é para você. No post de hoje, contaremos todas as atuações e cuidados para usar o minoxidil, ao final, revelaremos mais 5 dicas para estimular o crescimento saudável do cabelo. Vamos lá!
Para o que serve o minoxidil?
Esse ativo é usado em medicamentos para tratamentos de queda capilar, como os tipos de alopecia, principalmente a androgenética. E não estamos falando isso da boca para fora não, existem estudos que comprovam a eficácia do remédio no tratamento de perda de cabelos em mulheres¹.
Além do cabelo, o fármaco pode ser aplicado para tratar falhas na barba e na sobrancelha, entretanto, a indicação para essas regiões deve ser orientada por um especialista. Ainda, deve ser feito o acompanhamento junto a um dermatologista para evitar possíveis irritações no rosto.
Assim como os tratamentos para a derme, a terapia capilar exige algumas ações conjuntas para potencializar o controle da queda de cabelo, como aplicar produtos antiqueda, seguir um cronograma de cuidados, diminuir o uso de ferramentas de calor e lavar as madeixas com água gelada ou morna.
Como usar o ativo para combater a queda capilar?
O uso do minoxidil deve ser feito por meio da indicação médica. Na prescrição, haverá mais detalhes do processo, horários e quantidade a ser aplicada. Geralmente, é usado 1 ml da solução com o ativo na raiz do cabelo fazendo uma massagem capilar, que ajuda a estimular o crescimento enquanto equilibra a produção natural de sebo e induz o relaxamento corporal.
O mesmo processo é, geralmente, recomendado para tratar a barba e as sobrancelhas. Mais uma vez, salientamos que nesses tratamentos a cautela deve ser ainda maior e sempre feita com prescrição médica, haja vista que o produto foi desenvolvido para a aplicação no couro cabeludo.
Quanto tempo para o minoxidil faz efeito?
Sabemos que essa é a resposta que você menos deseja ler, mas o efeito do fármaco depende de como cada organismo vai reagir. Em geral, os resultados no crescimento da barba e do cabelo começam a aparecer entre três e seis meses. Em alguns casos mais severos, as mudanças significativas ocorrem após um ano.
O segredo aqui é manter a constância na aplicação do produto conforme a orientação médica. Em paralelo a isso, é possível apostar em uma rotina de cuidados com a saúde física e mental, afinal, esses aspectos são essenciais para fazer as madeixas crescerem.
Existem efeitos colaterais ao usar o medicamento?
O minoxidil funciona igual a qualquer outro remédio que ingerimos para tratamentos de saúde, portanto, existem possíveis efeitos colaterais que podem aparecer após o início da utilização do recurso terapêutico. As principais ocorrências estão associadas ao crescimento acelerado de pelos por todo o corpo, isso acontece, principalmente, quando a ingestão é via oral².
Outra consequência pode ser o surgimento de inchaço nas pernas e no rosto². Por isso, é imprescindível a visita recorrente a especialistas que te ajudem a observar esses sintomas e, se necessário for, buscar por outros tratamentos alternativos.
5 dicas para combater a queda capilar
Sabemos que é desesperador notar que os fios estão caindo cada vez mais, e a preocupação só aumenta ao saber que o tratamento não tem efeitos imediatos. Entretanto, você pode realizar outros esforços para potencializar os resultados e, de brinde, cuidar do seu bem mais precioso: a sua saúde!
Manter uma alimentação saudável com a ingestão de alimentos e tomar bastante água ajudam a deixar o organismo forte para se recuperar dos tratamentos e, ainda, favorecer o crescimento capilar.
Alguns tratamentos estéticos que podem ser realizados em paralelo ao uso do minoxidil são o LLLT (terapia a laser), o PRP (Plasma Rico em Plaquetas) e o microneedling. Ainda, há tipos de peelings que podem ser recomendados para tratar sintomas indiretos que aumentam a queda de cabelo.
Selecionamos outras dicas para você cuidar de si e das suas madeixas, vamos detalhar cada uma delas agora, descubra:
1. Mantenha uma alimentação saudável
É inegável que a alimentação afeta a saúde capilar, pois as vitaminas e os minerais são responsáveis por estimular o crescimento, formatar a estrutura das fibras e fornecer brilho aos fios a fim de deixá-los incríveis. Por isso, é imprescindível incluir vitaminas do complexo B, ferro e vitamina C na dieta.
Conheça alguns alimentos para ingerir sem medo de ser feliz:
- Ferro: aves, peixes, carne vermelha, cereais, frutas secas e sementes de abóbora e girassol;
- Complexo B: carnes vermelhas magras, ovos, peixe, derivados do leite, legumes vegetais de folhas verdes;
- Vitamina C: toranja, kiwi, laranja, manga, abacaxi, couve-de-bruxelas, tomate, morango e pimentões (principalmente os amarelos e os vermelhos).
Além de reforçar a alimentação, é possível incluir suplementos vitamínicos para repor o deficit de algum nutriente em específico. Realize exames de rotina para descobrir quais vitaminas e minerais o seu corpo precisa!
2. Siga um cronograma capilar adequado
O cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados com as madeixas que visa fornecer a hidratação, a nutrição e a reconstrução necessárias para manter a saúde e a beleza capilar. Essas ações também criam o cenário ideal para as fibras crescerem fortes.
Para isso, inclua máscaras capilares no seu cronograma de cuidados, as formulações desses produtos apresentam concentração elevada de ativos que cuidam dos fios. Outra dica é selecionar shampoos e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo e, ainda, incluir um tônico na rotina de cuidados.
3. Realize massagens capilares com óleos naturais
Uma prática que ficou muito popular nas redes sociais é o hair oiling, embora tenha estourado recentemente, essa técnica é muito antiga e envolve a aplicação de óleos naturais junto a uma massagem capilar relaxante para estimular a saúde dos fios. São usados óleos essenciais para isso, sendo selecionados as melhores opções para aplicação nas madeixas:
- Óleo de lavanda: estimula o crescimento capilar;
- Óleo de alecrim: fortalece o couro cabeludo enquanto inibe a queda;
- Óleo de hortelã e pimenta: estimula o crescimento e controla a caspa;
- Óleo de capim-limão: controla a oleosidade e relaxa o topo da cabeça.
Ah, mas vale destacarmos que os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente no cabelo, a aplicação deles puros pode prejudicar o fio e causar alergias. Por isso, a formulação concentrada precisa ser diluída em outro óleo, como de coco.
Óleos Essenciais
4. Evite uso prolongado de bonés e chapéus
A utilização por longas horas de proteção no cabelo gera atrito constante entre o tecido da peça e o cabelo, ocasionando danos aos fios, isso leva à quebra e à queda de cabelo. A solução parece simples: evitar uso prolongado de bonés, capacetes e chapéus.
Entretanto, se você precisa utilizá-los por vários períodos do dia, como para trabalhar, é possível tomar algumas atitudes para minimizar o impacto: escolher peças feitas com tecido respirável, retirá-las sempre que possível e manter o objeto sempre limpo.
5. Faça sessões de relaxamento com aromaterapia
Essa dica não se relaciona diretamente com a queda de cabelo, mas indiretamente. Sabemos que é difícil e muito estressante notar todas as modificações ocasionadas pela queda capilar, principalmente em condições clínicas, como a alopecia. Por isso, invista um tempo para relaxar, aliviando o estresse e a tensão desse momento delicado que está passando.
Realize sessões de yoga, meditação ou mesmo um spa day. Use a terapia de aromas para potencializar esse relaxamento, para isso, explore diferentes fragrâncias de óleos essenciais e velas aromáticas. Ao fazer isso, sempre foque no momento e em pensamentos positivos, tenha em mente que esse período vai passar!
Aroma Terapia
Chegamos ao fim do nosso conteúdo sobre minoxidil. Por aqui, você descobriu como usar o ativo para tratar queda de cabelo. Aproveite para aprender a como incluir os óleos essenciais na sua rotina de autocuidado. Até o próximo conteúdo!
Referências
¹ Faculdade de Medicina da UFMG. Disponível em: <https://www.medicina.ufmg.br/estudo-comprova-eficacia-de-minoxidil-no-tratamento-para-perda-de-cabelo-em-mulheres/>. Acesso em 17 maio 2024.
² Minoxidil: uso de remédio contra a calvície divide especialistas. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/minoxidil-uso-de-remedio-contra-a-calvicie-divide-especialistas/>. Acesso em 17 maio 2024.