Quer mudar o visual para um corte moderno, prático e muito estiloso? Então, com certeza, o undercut masculino é uma ótima opção para você. Ele traz uma estética charmosa que conquista olhares através de fios alinhados em diferentes comprimentos. As laterais e a parte frontal têm tamanhos iguais, enquanto a traseira traz as madeixas menores e bem aparadas.
A versatilidade do corte permite que você personalize o undercut masculino para lisos, cacheados, ondulados e crespos em comprimentos variados. Gostou do que leu até aqui? Então, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse visual: quais são as características e os diferenciais, além de trazer inspirações para te ajudar a escolher seu novo penteado. Vamos lá!
O que é undercut masculino?
O undercut é uma das tendências de cortes de cabelo masculinos para este ano, esse visual alcança uma estética agradável perfeita para quem deseja ser casual e moderno ao mesmo tempo. A estética consiste em um topo da cabeça mais cheio, enquanto a parte traseira é cortada ou raspada, as laterais trazem um degradê que pode ser acentuado ou sutil.
Esse corte consegue transparecer jovialidade sem parecer forçado, sabe? Sendo possível, inclusive, criar uma aparência madura a depender do tipo de undercut masculino que você selecionar, algumas ótimas opções para isso são os estilos clássico, razor part e fade profundo.
Qual é a diferença entre sidecut, undercut e fade?
Quando você está buscando conhecer novas propostas de cabelo masculino, é normal se deparar com visuais que parecem iguais, mas sempre existe algum detalhe que muda toda a estética final. E isso acontece com o sidecut e o undercut, o primeiro traz um recorte em apenas uma lateral da cabeça. Ao contrário do corte inferior que traz esse detalhe em ambos os lados da cabeça.
Já o fade apresenta o topo da cabeça volumoso enquanto as laterais e a parte traseira trazem uma transição gradual do cabelo, nesse caso, a profundidade do começo dessa transição é a principal diferença entre o undercut e o sidecut. Existem diferentes comprimentos do low e mid fade que modificam o resultado estético.
5 cortes undercut masculino para se inspirar
O penteado inferior masculino é versátil, sendo uma ótima escolha para diferentes comprimentos e rostos, como o oval, quadrado, redondo, retangular e triangular. Selecionamos alguns tipos para você escolher aquele que mais te agrada para mudar o visual!
1. Undercut clássico
Esse visual traz o tradicional volume na parte superior da cabeça com fios mais alongados na frente, isso possibilita estilizar como uma franja e um topete. Nas laterais, dá para adicionar referências dos cortes americanos masculinos ao incluir diferentes profundidades de degradê, como transições mais suaves ou marcantes.
Quanto mais presente esse detalhe, mais jovial fica a estética, já a versão suavizada cria uma aparência mais madura e sofisticada. O undercut clássico combina com cabelos lisos, cacheados, crespos e ondulados, personalize o comprimento do topo e da franja de acordo com as suas preferências pessoais.
2. Degradê Sharky
O corte inferior Sharky é capaz de evidenciar o seu visual com um toque de jovialidade na medida certa. Nele, o topo da cabeça é volumoso, a parte frontal traz fios mais longos em um topete enquanto as laterais e a traseira apresentam um degradê evidenciado. Essa transição cria padrões geométricos perfeitos para rostos ovais e até quadrados, mas só para quem deseja evidenciar essa característica.
A versatilidade do corte Sharky permite que esse visual transite bem entre mechas de diferentes cores, desde os clássicos castanhos até os cabelos coloridos masculinos, principalmente nas cores tendências atualmente: rosa, azul, roxo, verde e laranja.
3. Undercut em estilo militar
Lembra que falamos sobre os cortes que transparecem uma imagem mais madura? Então o razor part é um ótimo exemplo. Esse visual traz referências dos penteados militares, como o comprimento baixo, as linhas bem evidenciadas e os fios alinhados. Todas essas características criam um visual charmoso com um toque de casualidade.
O razor part masculino evidencia uma transição mais suave nas laterais e na parte traseira. Os fios superiores podem ser penteados para o lado para adicionar uma elegância ao penteado. Pelo comprimento, esse corte é fácil de ser mantido com shampoos e condicionadores, mas requer visitas constantes ao cabeleireiro para aparar.
4. Undercut com riscos laterais
Não é de hoje que o risco na lateral dos cortes masculinos são tendências, esse detalhe consegue a difícil missão de ser moderno, jovial e sofisticado ao mesmo tempo. Além disso, é uma ótima variação para quem deseja agregar um toque de personalidade ao corte porque é possível criar linhas tradicionais ou desenhos criativos.
Você pode ousar na espessura e no posicionamento do risco no cabelo, uma ideia elegante é fazê-la junto a parte mais densa no topo da cabeça, antes de começar o degradê lateral do undercut masculino. Mas se você quiser inovar, pode incluir a linha próximo à orelha.
5. Degradê com coque
Que o undercut é democrático você já entendeu, né? A versatilidade dele abrange, inclusive os comprimentos de cabelos médios e longos, nesses casos, é possível apostar em um coque estilo samurai posicionado no topo da cabeça para adicionar um charme autoral ao visual. Essa ideia fica perfeita principalmente em fios ondulados e cacheados.
Os recortes laterais e parte traseira são precisos, evidenciando linhas geométricas para criar um ar sofisticado no visual. Esse estilo é ideal para quem deseja transparecer autenticidade, mas exige mais cuidados capilares e produtos de qualidade para deixar os fios alinhados, sem frizz e com um movimento único.
Diz aí, qual dessas inspirações de undercut masculino você mais gostou? Por aqui, te apresentamos as características que fazem o estilo desse corte original e alguns tipos para você escolher o seu preferido para mudar o visual de vez. Aliás, se você está pensando em alterar a cor dos seus fios, aproveite para descobrir como a colorimetria te ajuda na hora de acertar no tom do cabelo. Nos vemos no próximo conteúdo, até breve!