blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

4 passos simples de como lavar pincel de maquiagem

Você sabe como lavar pincéis de maquiagem? Nós te ensinamos em 4 passos simples e ainda damos dicas de como preservá-los por muito mais tempo. Vem ver!

Redação Océane

13/09/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

pinceis em fundo branco

Por ser um acessório que entra em contato direto com a pele e cosméticos diversos, a limpeza dos pincéis de maquiagem deve ser feita com frequência e com muito cuidado. Por isso, na hora de lavá-los, use sempre produtos com pH neutro; prefira água com temperaturas de fria a morna; faça movimentos circulares para retirar os resíduos e deixe as cerdas secarem naturalmente, para garantir uma boa higiene desse item.

Que tal aprender com a gente a higienizá-los na frequência correta com 4 passos simples e ainda, de quebra, descobrir formas de preservar o produto por mais tempo? Parece ótimo, não é? Mantenha seus pincéis de make sempre impecáveis e desvende, de uma vez por todas, os segredos de uma boa higienização!

vários pinceis um ao lado do outro com maquiagens quebradas à frente de cada um

Por que lavar o pincel e a esponja de maquiagem?

Os motivos para lavar o pincel de maquiagem vão muito além de fazê-lo durar por bastante tempo: eles precisam estar sempre limpos devido ao contato direto que têm com a pele do rosto — a sujeira e a poeira é propícia para a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar diversos problemas à saúde da derme.

Do mesmo modo, lavar esponjas de maquiagem precisa ocorrer com certa frequência, já que, a cada uso, esse item absorve parte do produto que fora espalhado na pele. Imagine a quantidade de pigmentos e substâncias retidas pelas esponjas ao longo dos meses?

Não dá para arriscar perder as benesses adquiridas com o skincare diário por conta do mau uso dos aplicadores de maquiagem, não é mesmo? Então confira os principais motivos para você manter a limpeza dos pincéis e esponjas sempre em dia:

  • evita o acúmulo de poeira, que gruda facilmente nas cerdas devido aos resquícios de maquiagem;
  • impede que diferentes cores, texturas e tipos de maquiagem se misturem e atrapalhem o resultado da make;
  • ajuda a prevenir a proliferação de fungos e bactérias, que podem agravar alergias e causar acne;
  • preserva a qualidade das cerdas, resultando em uma maior precisão nos traços e cobertura feitas por eles;
  • estende a vida útil do produto — perfeito para quando você quer economizar, ou tem aquele pincel preferido do qual não quer abrir mão!

Qual produto posso usar para lavar meu pincel?

Na hora de lavar itens de maquiagem, escolher um produto com pH 7 é sempre o melhor caminho. Sabonetes, shampoos e detergentes com glicerina costumam ser neutros e, por isso, podem ser utilizados nessa primeira fase.

Prefira produtos sem pigmentação e com indicação de limpeza suave, assim como shampoos indicados para bebês, que não são abrasivos e possuem fragrância leve. Fuja de produtos granulados e com rótulo de “limpeza profunda”, — eles podem comprometer a qualidade do seu produto.

mini pinceis

 

Como lavar meu pincel de maquiagem?

O processo de lavagem é mais simples do que você imagina, siga os 4 passos abaixo e garanta que:

  1. O centro do pincel esteja de fato limpo;
  2. Que as cerdas continuam macias e sem odores;
  3. Que o pincel seque por completo e não facilite a proliferação de fungos e bactérias.

Passo 1: molhe os pincéis com água fria ou morna

Use água fria ou morna para amolecer os resíduos de maquiagem presentes no centro das cerdas. Água quente nunca, está bem? Ela pode descolar partes importantes do produto, além de ser mais difícil de secar.

Colocar as cerdas embaixo da torneira com água corrente também é uma boa opção, assim como usar um potinho com água com até, no máximo, 3/4 das cerdas submersas.

Passo 2: use um produto com pH neutro para manter a maciez das cerdas

Ao higienizar seus pincéis utilize detergentes sem perfume e neutros. Soluções limpantes fora desse padrão podem causar irritações na pele, mesmo depois que o instrumento estiver seco.

Coloque uma pequena quantidade de solução na palma da mão e faça movimentos circulares sem aplicar muita força contrária. A espuma e água impregnarão aos poucos e farão o trabalho de retirar toda a sujeira.

Para quem é maquiadora profissional ou usa pincéis em várias pessoas podemos inserir dois cuidados a mais:

  • Adicione em um pote: ½ colher de sopa de vinagre de álcool, com 1 colher cheia de detergente neutro e 250 ml de água morna. Faça movimentos circulares para a retirada de resíduos e, ao fim do processo, enxágue com água corrente;
  • Use sabão antimicrobiano ou adicione 15 minutos, durante a lavagem, para fazer a imersão das cerdas dos pincéis em álcool 70%. Ao final, enxágue com água corrente e, se preferir, faça mais uma lavagem completa do aplicador.

Passo 3: enxágue com água em abundância com cuidado

Na hora de enxaguar sua peça, use água corrente ou morna, e retire todo o sabão presente no pincel. Evite o uso de torneiras ou saídas de água com muita pressão, pois além de molhar partes mais delicadas do produto, pode facilitar a perda de cerdas ao longo do uso.

Passo 4: não acelere a secagem, deixe o pincel secar naturalmente

A melhor forma de secar os seus tão amados pincéis de maquiagem é natural, sem a ajuda de secadores ou qualquer outro equipamento que acelere a evaporação da água — eles podem deixar as cerdas espinhosas e comprometer a qualidade do produto.

Retire o excesso de água apertando as cerdas cuidadosamente. Na sequência, faça movimentos circulares, com o pincel, na palma da mão para evitar que as cerdas fiquem grudadas umas nas outras.

Coloque o pincel para secar, sobre um pano limpo com um papel-toalha em cima para ajudar a absorver a água presente no aplicador. Uma dica valiosa aqui é usar uma superfície inclinada para evitar que gotículas de água escorram em direção ao cabo.

Com que frequência devo lavar o pincel de maquiagem?

A frequência certa para lavar pincéis de maquiagem varia conforme a quantidade de vezes que você usa o produto. Se você os utiliza diariamente, procure higienizá-los a cada duas semanas. Se a frequência de uso for menor — poucas vezes ao mês, por exemplo — separe um dia para limpá-los mensalmente.

pinceis com blush

Dicas sobre como armazenar e preservar pincéis de maquiagem!

Uma das formas de facilitar a higienização dos pincéis é diminuir a quantidade de resíduos que ficam no produto, criando o hábito de tirar o excesso de maquiagem das cerdas logo após o uso.

Armazenar de forma cuidadosa também ajuda a evitar sujeiras e acidentes com outros pós. Ou você ainda não passou pela infelicidade de pintar toda a sua necessaire de vermelho, por que deixou o blush aberto? É horrível, acredite! Por isso, invista em um nécessaire para pincel de maquiagem e garanta proteção às cerdas.

Curtiu o conteúdo? Aproveite para conhecer nossa linha de produtos de maquiagem em miniaturas, pensada especialmente para facilitar o transporte e o retoque da make ao longo do dia. Até mais!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

paleta de maquiagem

océane edition

conheça a linha completa de maquiagem océane edition